CCAME

CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA

Projetos de Pesquisa


: Visualizar Detalhes do Projeto de Pesquisa
ADALBERTO PORTILHO COSTA
2019, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO NAS RESEX ARIÓCA PRUANÃ E IPAÚ ANILZINHO
ALEXANDRE DE SOUZA OLIVEIRA
2020, INTERFERÊNCIA QUÂNTICA EM DISPOSITIVOS “QUASI” UNIDIMESIONAIS COMPLEXOS
2018, DETERMINAÇÃO DE INTERFERÊNCIA QUÂNTICA EM DISPOSITIVOS “QUASI” UNIDIMESIONAIS
ANDREA SILVA DOMINGUES
2023, A produção do discurso e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos livros didáticos da cidade de Cametá – Pará.
2023, Cultura e Linguagem: Uma análise dos livros didáticos de Língua Inglesa no “Novo” Ensino Médio.
2022, Educação, Memória e Discurso: O funcionamento da linguagem nos livros didáticos das escolas ribeirinhas da/na Amazônia Tocantina.
ANDRE LUIZ DE SOUZA FILGUEIRA
2019, ABDIAS DO NASCIMENTO E ANÍBAL QUIJANO: entre o quilombismo e a colonialidade do poder
ANDREZA DE LOURDES SOUZA GOMES
2023, Etnobiologia e os ribeirinhos: saberes tradicionais e a relação com o meio ambiente
2018, Avaliação da efetividade das aves frugívoras na dispersão de sementes na Amazônia
2017, Avifauna da Reserva Particular de Patrimônio Natural São Geraldo Majjela, Capitão Poço, Pará
ANTONIO MARCOS QUADROS CUNHA
2023, Efeitos do ambiente físico na composição lipídica e na microbiota ruminal de bovinos criados em sistemas de produção da Amazônia Oriental
2022, DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO ANIMAL NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ NO BAIXO TOCANTIS
ARIEL FELDMAN
2017, O imaginário norte-americano no processo de municipalização do ensino fundamental no Brasil (1986-1990)
BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
2023, PROGRAMA DE PESQUISA E EXTENSÃO CONSTRUINDO EQUIDADE NA AMAZÔNIA TOCANTINA
2022, PROJETO ArboConttrol Pará - Rede Norte: Educação e Saúde: Saberes tradicionais e práticas de cura na/da Amazônia Tocantina (Renovação)
2020, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CULTURA E SABERES AFRO INDIGENA NA REGIÃO DO TOCANTINS, NORTE DA AMAZÔNIA
2019, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CULTURA E SABERES AFRO INDÍGENA NA REGIÃO DO TOCANTINS
2018, Memoria, Cultura e Cidade: Vivencias de homens e mulheres na Cidade de Cametá, no Pará – Séculos XVIII a XXI
2017, : MEMORIA, CULTURA E CIDADE: VIVENCIAS DE HOMENS E MULHERES NA CIDADE DE CAMETÁ, NO PARÁ – SÉCULOS XVIII A XXI
BENEDITA MARIA DO SOCORRO CAMPOS DE SOUSA
2023, O apagamento de fonemas no final de vocábulos a partir de uma abordagem Sociolinguística
2021, Comportamentos em lugares públicos e a construção da imagem social do sujeito falante.
2018, A POLIDEZ LINGUÍSTICA NA INTERAÇÃO DE FALANTES DA AMAZÔNIA TOCANTINA - PA
2017, Linguagem, Estigma e Identidade na Amazônia Paraense: um Exame de Base Variacionista do Alteamento Vocálico em Posição Pretônica no Nordeste do Pará.
CARLA BRAGA PEREIRA
2020, GEOTECNOLOGIA, ENSINO E CIDADANIA: INSERÇÃO DA CARTOGRAFIA DIGITAL EM APOIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DE CAMETÁ E LIMOEIRO DO AJURU- PA
CARLOS ALBERTO CORREA DIAS JUNIOR
2023, FALAS DA FEIRA: NARRATIVAS SOBRE A ALIMENTAÇÃO EM FEIRAS E MERCADOS NA AMAZÔNIA
CARLOS DOS SANTOS PORTELA
2021, ARIA: Avaliação e Redesign da Interface de Aplicativos para Atendimento de Critérios de Acessibilidade
2019, PROGRAMEM: Programação no Ensino Médio da Rede Pública de Ensino de Cametá
2018, O Uso de Abordagens Focadas no Aluno para o Ensino de Engenharia de Software
CEZARIO FERREIRA DOS SANTOS JUNIOR
2023, DESEMPENHO ACADÊMICO E ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE AGRONOMIA
2022, PRODUÇÃO DO SETOR DE HORTALIÇAS DA COMUNIDADE AJÓ, MUNICÍPIO DE CAMETÁ–PA
CEZAR LUIS SEIBT
2019, Caminhos da formação e do desenvolvimento humano – entre a normalidade do cotidiano e o cuidado libertador e criador
2018, Caminhos da formação e do desenvolvimento humano – entre a normalidade do cotidiano (cálculo técnico-planificador) e o cuidado libertador e criador
DALMI GAMA DOS SANTOS
2019, INICIAÇÃO AOS ESTUDOS DE SISTEMAS DINÂMICOS
DANTE LUIZ DE LIMA
2018, A Influência das “Sagradas” Escrituras sobre a Literatura Ocidental
DENIVALDO PANTOJA DA SILVA
2019, CARTOGRAFIA DE FORMAÇÃO DOCENTE: o caso dos professores de matemática da primeira turma formados pela UFPA Campus Tocantins/Cametá
2018, PROCEDIMENTOS DE CÁLCULO NAS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS PRODUTIVAS: fundamentos dos dispositivos para o ensino de matemática
DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
2021, SABERES SOCIAIS, INTEGRAÇÃO E AS METAMORFOSES DO MUNDO DO TRABALHO: OS PROCESSOS FORMATIVOS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ - NORDESTE DO PARÁ - O CONTEXTO DE PRÁTICAS FORMATIVAS DO SOME (SISTEMA MODULAR DE ENSINO)
2020, A Integração Saberes Sociais e Processos Formativos de trabalhadores e trabalhadoras na Amazônia Paraense no interior de experiências de produção-formação e escolarização
2019, Perspectivas de Inovação na Educação Básica: o contexto do Ensino Médio no Município de Cametá-Pará - entre saberes e conhecimentos
2018, Saberes Sociais, experimentações pedagógicas e as metamorfoses do mundo do trabalho: os processos formativos de Ensino Médio no município de Cametá - Nordeste do Pará - entre o SOME (Sistema Modular de Ensino e o Não-SOME
2017, SABERES SOCIAIS E AS METAMORFOSES DO MUNDO DO TRABALHO NOS PROCESSOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO REALIZADO PELO SISTEMA MODULAR DE ENSINO (SOME – SEDUC/PA) NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ – NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ
EDFRANKLIN MOREIRA DA SILVA
2018, Inovações, tecnologias sociais e práticas de produção agroecológicas de camponeses no Território do Baixo Tocantins
2017, Estudos das práticas de produção agroecológica de camponeses no Território do Baixo Tocantins
EDILENA MARIA CORREA
2020, O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DO CAMPO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO MUNICIPIO DE CAMETÁ– PA.
2020, A ETNOBOTÂNCA E O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DO CAMPO
EDIR AUGUSTO DIAS PEREIRA
2021, CARTOGRAFIA SOCIAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS: MEMÓRIA E IDENTIDADE EM COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DA AMAZÔNIA TOCANTINA PARAENSE
2017, EDUCAÇÃO DO CAMPO E TERRITÓRIO: MAPEAMENTO PARTICIPATIVO DE ESPAÇO-TEMPOS FORMATIVOS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA TOCANTINA.
EGIDIO MARTINS
2022, A PRODUÇÃO DO SABER DO TRABALHADOR NO CONTEXTO DO CAPITALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
2021, A FORMAÇÃO DOS JOVENS A PARTIR DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NA EEEM. JÚLIA PASSARINHO, NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PÁ.
2020, INOVAÇÃO E SABERES EXPERIENCIAIS DOS JOVENS EGRESSOS DO PROGRMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMETÁ-PA
2019, PRÁXIS EDUCATIVAS DOS JOVENS ESTUDANTES A PARTIR DO PROGRMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMETÁ-PA
2018, TRABALHO E EDUCAÇÃO: PRÁXIS EDUCATIVA E SABERES DOS JOVENS ESTUDANTES A PARTIR DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMETÁ - PA
2018, TRABALHO E EDUCAÇÃO: PRÁXIS EDUCATIVAS E SABERES DOS JOVENS ESTUDANTES A PARTIR DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMETÁ-PA
ELANY DA SILVA MACIEL
2021, Estabilização Assintótica de Sistemas Dissipativos.
2019, Estabilização Assintótica de Sistemas Dissipativos.
ELESSANDRA LAURA NOGUEIRA LOPES
2023, Implantação de módulos agroflorestais com base na agroecologia no Município de Novo Repartimento -Pará.
2022, AVALIAÇÃO DE DIFERENTES DOSES DE ADUBAÇÃO NITROGENADA NA PIMENTA DE CHEIRO NA VILA DE PACAJÁ NO MUNICÍCPIO DE CAMETÁ.
2021, Diagnóstico e Avaliação de Alternativas para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável: Estudo de Caso de uma Comunidade Ribeirinha à Jusante da Usina Hidrelétrica (UHE) de Tucuruí
2019, O USO DA ADUBAÇÃO VERDE NA MELHORIA DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS E FÍSICOS DE UM LATOSSOLO AMARELO DISTRÓFICO.
2018, CARACTERIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE MANEJO DE SOLOS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR EM COMUNIDADES NO MUNICIPIO DE CAMETÁ-PA.
2017, CARACTERIZAÇÃO E PRÁTICAS DE MANEJO DE SOLOS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIAR NA COMUNIDADE DO AJÓ - CAMETÁ-PA.
ELTON SARMANHO SIQUEIRA
2023, Assistente Virtual Inteligente por Comando de Voz para Identificação de Fake News
ERALDO SOUZA DO CARMO
2021, Nucleação de escolas do campo: mapeamento do fechamento de escolas e transporte escolar na região Tocantina
2019, Mapeamento do transporte escolar do campo: um estudo sobre as formas de contratação, definições de rotas e condições de segurança dos alunos das escolas ribeirinhas do Município de Limoeiro do Ajuru no Estado do Pará.
2018, Transporte escolar e nucleação de escolas no campo: uma análise dos condicionantes de acesso, permanência e aproveitamento escolar dos alunos de escolas ribeirinhas do Município de Cametá no Estado do Pará
2017, Transporte escolar na Amazônia: Mapeamento Participativo das Rotas de Transporte Escolar de Estudantes do Ensino Fundamental de Escolas do Campo dos Municípios de Cametá e Limoeiro do Ajuru no Estado do Pará.
2017, Transporte escolar na Amazônia: Mapeamento Participativo das Rotas de Transporte Escolar de Estudantes do Ensino Fundamental de Escolas do Campo dos Municípios de Cametá e Limoeiro do Ajuru no Estado do Pará.
ERICA DO SOCORRO BARBOSA REIS
2020, Égua, parente: um estudo funcionalista de expressões do falar paraense
FABRICIO DE SOUZA FARIAS
2023, Análise Inteligente de Dados Coletados em um Smart Campus
2022, Monitoramento e Avaliação da Qualidade Ambiental de um Ambiente de Smart Campus Utilizando Internet of Things e Algoritmos Inteligentes
2021, Internet da Coisas: Investigação e Testes de Soluções para um Smart Campus
2020, Configuração e Avaliação de Sistemas IoT para Monitoramento de Dispositivos Eletrônicos
2019, Avaliando opções backhaul e fronthaul para redes 5G
2018, Modelagem e desenvolvimento de dispositivos e redes de sensores baseados em fibras ópticas e investigação de tecnologias para redes banda larga baseadas em cobre e fibra óptica
2017, Modelagem e desenvolvimento de dispositivos e redes de sensores baseados em fibras ópticas e investigação de tecnologias para redes banda larga baseadas em cobre e fibra óptica
FERNANDO ALVES DE ARAUJO
2021, EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESTRUTURAL NO ESPAÇO RURAL CAMPONÊS: A organização espacial das escolas do campo no município de Cametá-PA
FRED JUNIOR COSTA ALFAIA
2019, A relação público-privada na gestão das escolas do ensino fundamental do município de Cametá/PA
2018, A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E O SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO A RESPEITO DOS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL DA 2ª URE E DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CAMETÁ/PA.
2017, A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E O SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO A RESPEITO DOS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL DA 2ª URE E DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CAMETÁ/PA.
GERSON DOS SANTOS ESTUMANO
2018, Confecção de instrumentos para o ensino prático de Ciências Naturais na educação básica: aplicação em escolas da região de Cametá - PA
GHISLAINE DIAS DA COSTA
2022, Didática Transformativa – modos de transgredir, transformar e artistar a docência.
2019, DOCÊNCIA COMO TRANSGRESSÃO E CRIAÇÃO DE DIDÁTICAS E CURRÍCULOS OUTROS – UMA PERSPECTIVA ESTÉTICA E (PO)ÉTICA DA DIFERENÇA
2018, EXCLUSÃO, SILENCIAMENTO E ESCOLARIZAÇÃO: ISOLAMENTO COMPULSÓRIO DE HANSENIANOS NA CAMETÁ DE OUTRORA
GILCILENE DIAS DA COSTA
2022, ESCRITAS ANTROPOFÁGICAS: arte e literatura e educação e...
2019, O LIVRO-RIZOMA E A MÁQUINA LITERÁRIA: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar.
2017, UMA EDUCAÇÃO NO DORSO DO TIGRE: LITERATURA E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS.
GISELE DO SOCORRO DOS SANTOS POMPEU
2021, Educação Agroflorestal para a Construção do Conhecimento na Agricultura Camponesa de Cametá-PA.
2019, Sistemas agroflorestais como alternativa agroecológica na agricultura familiar do Baixo Tocantins.
2018, A monocultura do açaí (Euterpe oleracea Mart.) na agricultura familiar do Território do Baixo Tocantins: as implicações do processo de substituição dos sistemas de agrofloresta.
GLAUCY RAMOS FIGUEIREDO
2017, OS SENTIDOS DA FÓRMULA DISCURSIVA “REPÚBLICA DE CURITIBA” VEICULADOS SOBRE O IMPEACHMENT NA MÍDIA.
HELANE DE FATIMA GOMES FERNANDES
2021, Justiça social na formação de professores/as de português: o engajamento no aprendizado sobre justiça social na formação inicial
HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO SILVA
2023, PRÁXIS EDUCATIVA DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MOVIMENTO E NO MOVIMENTO: UMA ANÁLISE SOCIOTERRITORIAL NA AMAZÔNIA TOCANTINA
2021, ESTUDOS SOBRE OS EGRESSOS DAS TURMAS DE 2014 E 2015 DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CAMPUS DO TOCANTINS CAMETÁ NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
2019, O currículo interdisciplinar nas escolas do campo na perspectiva da tecnologia social
2018, O Curso de Licenciatura em Educação do Campo e os Impactos da Formação dos Educadores do Campo na Comunidade de Vila do Carmo no Município de Cametá-PA
2017, Expansão da Educação Superior do Campo e as implicações do Curso de Licenciatura em Educação do Campo no processo de formação dos educadores: narrativas de docentes e estudantes sobre a trajetória do curso na UFPA
IVAMAURO AILTON DE SOUSA SILVA
2023, Aprendizagem criativa no ensino de Geociências: caminhos e propostas metodológicas para uma educação inovadora
IVANILDO DO SOCORRO MENDES GOMES
2021, POLÍTICA DE OFERTA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR EM CAMETÁ: (IN)CERTEZAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
2019, EDUCAÇÃO PARA TODOS: DESAFIOS FORMATIVOS DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ
2017, AS VILAS E SEUS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO: O CURRÍCULO ENTRE O CAMPO E A CIDADE
IVONE DOS SANTOS VELOSO
2019, Dalcídio Jurandir: faces do jornalista, contrafaces do romancista
IVO PEREIRA DA SILVA
2019, As matrizes da secularização e laicidade da República brasileira. Os debates sobre as relações entre o Estado e as Igrejas no Parlamento Imperial e na Primeira Constituinte Republicana Brasileira (1878-1891)
JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
2022, INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA: REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DA UFPA
2021, A INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: um estudo nos polos de Oeiras do Pará e Limoeiro do Ajurú do Campus de Cametá – UFPA
2017, Formação, Trabalho e Universidade: análise do perfil de formação de trabalhadores universitários do curso de Pedagogia no Município de Cametá - PA
JORGE DOMINGUES LOPES
2019, DOCUMENTAÇÃO E ANÁLISE DE LÍNGUAS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS AMAZÔNICAS E SUA INTERFACE COM A CULTURA E A EDUCAÇÃO
JOSE CARLOS DA SILVA CORDOVIL
2018, TURISMO NA AMAZÔNIA RIBEIRINHA: políticas públicas e o potencial sociogeográfico para o turismo no município de Cametá-PA
2018, POLÍTICAS PÚBLICAS, TURISMO E DESENVOLVIMENTO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA
JOSE DO ESPIRITO SANTO DIAS JUNIOR
2021, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FOCO:: A realliização do Esttágiio Superviisiionado Docentte em espaços não escollares espaços não escollares
2018, MEMÓRIA, HISTÓRIA E CIDADE: Novos usos e patrimonialização das casas de pensão e vilas de aluguel no Bairro da Campina em Belém do Pará.
2017, Para a luz da esquina não se apagar: A construção do arquivo/museu do GEMPAC e do Bairro da Campina em Belém do Pará.
JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
2022, NOMADISMO E EDUCAÇÃO - Jack Kerouac e a filosofia da diferença
2019, ARTE-PERFORMANCE: VARIAÇÕES ANÁRQUICAS E EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO
2017, Educação e Poética da Alteridade na obra literária de Dalcídio Jurandir
JULIO ROBERTO SOARES DA SILVA
2023, Existência e Multiplicidade de soluções para uma classe de problemas elípticos anisotrópicos
2022, Existência e multiplicidade de soluções para uma classe de problemas elípticos.
2021, Existência e Multiplicidade de soluções para uma classe de problemas elípticos anisotrópicos.
2019, Existência e multiplicidade de soluções fracas positivas para uma classe de problemas anisotrópicos.
KELLI GARBOZA DA COSTA
2023, Distribuição espaço-temporal das larvas de mapará e mapeamento de áreas de desova na bacia hidrográfica do Baixo Rio Tocantins
2022, Flora das savanas de Cametá-PA: discussão sobre o estado de conservação das espécies
2021, Atividade alelopática de extratos aquosos de plantas medicinais na germinação de espécies hortícolas, frutíferas e plantas daninhas
2020, MICROZOOPLÂNCTON DO IGARAPÉ DA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL OSÓRIO REIMÃO (CAMETÁ, PARÁ)
2019, Levantamento da Macrofauna do Solo em Sistemas Agroflorestais e Monocultivo da Pimenta do Reino na Comunidade Bosque Menino Jesus – Cametá/PA
2018, Influência das fases lunares sobre a composição e dinâmica do zooplâncton em três praias de Cametá – PA
2017, PROGRAMA CULTURAS SUSTENTÁVEIS EM COMUNIDADES RURAIS E RIBEIRINHAS DA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS
LINCOLN SILVA CARNEIRO
2020, Análise da paisagem nas campinas amazônicas: Importância ecológica da conservação da fauna dos “campos de natureza” no baixo Tocantins
2019, A saga do taleiro: relatos sobre a pesca tradicional do mapará Hypophthalmus spp. (OSTEICHTHYES, SILURIFORMES), no baixo Tocantins.
2018, Diversidade e Biogeografia Histórica da Aves da Área de Endemismo Belém
LOURDES HENCHEN RITTER
2018, SUSTENTABILIDADE DOS SISTEMAS PEDOLÓGICOS EM AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES NO TERRITÓRIO DO BAIXO TOCANTINS, PA.
LUCAS RODRIGUES LOPES
2023, Os livros didáticos de língua inglesa adotados em escolas cametaenses: Representações negras, silenciamentos e apagamentos
2022, O professor de língua-cultura inglesa e o livro didático em escolas da cidade de Cametá/PA: Representações e Desdobramentos Críticos
2021, As representações de língua-cultura inglesa na mídia e seus impactos no ensino-aprendizagem no curso de Letras – Inglês
2020, DAS SALAS DE AULAS AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A EMERGÊNCIA DE REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS DE LÍNGUA-CULTURA INGLESA À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE
2020, A língua-cultura inglesa e as representações docentes/discentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
2020, A formação de professores de língua-cultura inglesa - Dos dizeres à reflexão crítica da prática docente
LUIS DE NAZARE VIANA VALENTE
2023, PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES, MÉTODOS E FERRAMENTAS
2018, PROTÓTIPOS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA NA AULA DE PORTUGUÊS: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA DA AMAZÔNIA
LUIZ AUGUSTO PINHEIRO LEAL
2017, HISTÓRIA DA ÁFRICA EM ACERVOS DIGITAIS: PESQUISA, ENSINO E IDENTIDADE
MANOEL LEAO LOPES JUNIOR
2023, ESTUDO QUÍMICO E ATIVIDADE BIOLÓGICA DO FUNGO R2ZB3 ISOLADO DE AMBIENTE EXTREMO.
2022, INVESTIGAÇÃO METABOLICA DE FUNGOS ISOLADOS DE AMBIENTE EXTREMO.
2020, ESTUDO QUÍMICO E ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE PLANTAS DO BAIXO TOCANTINS.
2018, A QUÍMICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS DESAFIOS NA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ MIRI
MARCEL RIBEIRO PADINHA
2019, CIDADES ORGÂNICAS, SOCIEDADES HÍBRIDAS, TEMPORALIDADES URBANODIVERSAS: as formas-conteúdo das cidades ribeirinhas do Baixo Tocantins.
MARIA DO SOCORRO DIAS PINHEIRO
2021, A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA TOCANTINA
2021, A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DA AMAZÔNIA PARAENSE.
MARIA LUCILENA GONZAGA COSTA
2023, “Avante, Mulheres!”: Estudos Historiográficos sobre Mulheres, Escritoras e Literatura
MARIANA CASARI PARREIRA
2020, POTENCIAL ALELOPÁTICO DE PLANTAS MEDICINAIS DA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS
2019, EFEITO ALELOPÁTICO DE CAPIM-ASSAPÊ (Rhynchosphora cefalotes) SOBRE PLANTAS CULTIVADAS
2018, Levantamento fitossociológico de plantas daninhas no sistema de produção agrícola do Baixo Tocantins
2017, Caroço de açaí como cobertura de solo na supressão de plantas daninhas na cultura do feijão-caupi
MARIA SUELI CORREA DOS PRAZERES
2021, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DA INTERIORIZAÇÃO DA UFPA: LIMITES DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PÓLOS DE MOCAJUBA E LIMOEIRO DE AJURU
2020, UNIVERSIDADE EM TEMPO DE PANDEMIA: TELETRABALHO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E “NOVOS” TEMPOS/ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPA – CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS –CAMETÁ
2018, A oferta pedagógica-tecnológica e as implicações na formação de professores: uma análise do Curso de Pedagogia do Campus Universitário do Tocantins/Cametá/UFPA.
2017, Realidade didático-pedagógica e tecnológica dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Tocantins/Cametá e as implicações na formação docente.
MARIO JUNIOR DE CARVALHO ARNAUD
2020, MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS NA AMAZÔNIA: construções teóricas e práticas de uma realidade rural-ribeirinha
2017, Movimentos sociais no campo: acúmulos teóricos, resultados e desafios a partir das pesquisas realizadas no Baixo Tocantins, Estado do Pará
MEIREVALDA DO SOCORRO FERREIRA REDIG
2023, Emergência e crescimento de plântulas de Açaí (Euterpe oleracea Mart.) e estimativas de parâmetros genéticos.
2023, SELEÇÃO E AVALIAÇÃO GENÉTICA DE MATRIZES DE CACAU (Theobroma cacao L.) NATIVO EM PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE NOVO REPARTIMENTO.
2022, AVALIAÇÃO FENOLOGICA E ESTUDO DA QUALIDADE DO SOLO EM CULTIVO DE Euterpe oleracea Mart. EM AREA DE VARZEA DA AMAZONIA TOCANTINA.
2021, FENOLOGIA E QUALIDADE DO SOLO EM CULTIVO DE Euterpe oleracea Mart. EM DIFERENTES TIPOS DE VARZEA.
2020, Aproveitamento do resíduo do manejo da agrofloresta garantindo renda aos agricultores-artesãos e proteção do sistema agroflorestal na comunidade de Pacajá - Cametá/PA
2019, GERMINAÇÃO, AVALIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PROGENIES DE AÇAÍ EM UNIDADES DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS - MUNICIPIO DE CAMETÁ/PA
2018, : OS SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO ALTERNATIVA ECONÔMICA EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO MUNICIPIO DE CAMETÁ.
2017, LEVANTAMENTO ETONOBOTÂNICO DE ESPÉCIES OLEAGINOSAS NAS AREAS DE AGRICULTURES FAMILIARES, COM UTILIDADES AGROINDUSTRIAIS - MUNICIPIO DE CAMETÁ/PA
MONIQUE MEDEIROS
2019, Policy Mix e a consolidação da agricultura quilombola de base ecológica no Baixo Tocantins
2019, A emergência de 'novidades organizacionais' entre agricultores e a transformação do sistema agroalimentar na Amazônia Tocantina
ODETE DA CRUZ MENDES
2021, A GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM MUNICIPIOS DO PARÁ: Análise dos indicadores da composição/construção dos sistemas municipais de educação nos municípios - Polo do Campus Universitário do Tocantins Cametá
2019, A GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM MUNICIPIOS DO PARÁ: Análise dos indicadores da composição/construção dos sistemas municipais de educação nos municípios - Polo do Campus Universitário do Tocantins Cametá
2018, POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: Um estudo da Carreira do Magistério Público em Municípios de Cametá e Castanhal, no período de 2007-2014.
2017, AVALIAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) EM MUNICÍPIOS DO PARÁ: Um estudo nos municipais de Cametá, Barcarena, Altamira, Belém e Castanhal, no período de 2007-2011.
RAFAEL COELHO RIBEIRO
2023, IDENTIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES FAVORÁVEIS À PROLIFERAÇÃO E MONITORAMENTO DE BARATAS EM COMÉRCIOS DOS PRODUTOS DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS EM NOVO REPARTIMENTO – PA
2021, INFESTAÇÃO DE BARATAS EM SUPERMERCADOS DE CAMETÁ: MONITORAMENTO, CAUSAS E CONTROLE
2020, Moscas-das-Frutas (Diptera: Tephritidae): Hospedeiros e seus Parasitoides na Região do Baixo Tocantins
2018, Pesquisas com moscas-das-frutas (Tephritidae: Diptera) no município de Cametá, Pará
2017, FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIPTERA, TEPHRITIDAE) EM POMARES COMERCIAIS E QUINTAIS AGROFLORESTAIS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA
RAQUEL MARIA DA SILVA COSTA FURTADO
2023, Os significados sociais e culturais das lingua(gens) do português falado no Pará: diálogos na interface entre língua, cultura e identidade
2021, O português falado em Cametá: variação, percepção e atitudes linguísticas
2019, As atitudes linguísticas diante do comportamento das vogais medias tônicas /e/ e /o/ na área urbana do município de Cametá
2018, Variação Linguística, Identidade, Crenças e atitudes: os traços identitários do Falar Cametaense.
2017, O sistema vocálico do português do nordeste Paraense: caracterização acústica das vogais pretônicas
2017, As formas de tratamento nominais e pronominais nas redes sociais em Cametá-PA.
RICARDO ARTURO GUERRA FUENTES
2018, Embriologia comprada em serpentes (lepidosauria:squamata) e sua contribuição para taxonomia e filogenia no grupo
2017, EMBRIOLOGIA COMPARADA EM SERPENTES (LEPIDOSAURIA: SQUAMATA) E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A TAXONOMIA E FILOGENIA DO GRUPO.
ROSEMEIRE DE OLIVEIRA SOUZA
2018, Anambé: Memória, Etnicidade e Ensino de História
ROSINELIO RODRIGUES DA TRINDADE
2023, A construção do ethos docente em memoriais autobiográficos de formação profissional de professores das séries iniciais do ensino fundamental.
2022, Cenografias do trabalho docente no Manual do Professor de língua portuguesa, dos anos iniciais do Ensino Fundamental
2017, EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR: O LDP COMO OBJETO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICA
ROSIVANDERSON BAIA CORREA
2018, Uso do Território e perspectiva de desenvolvimento: uma análise sobre a produção do açaí em comunidades Rurais na região Tocantina (PA).
2017, Uso do Território e perspectiva de desenvolvimento: uma análise sobre a produção do açaí em comunidades Rurais na região Tocantina (PA)
SILVANEIDE SANTOS DE QUEIROZ CORTE BRILHO
2021, Mulheres do campo, das águas, da floresta: economia, organização sócio produtiva e autogestão no Baixo Tocantins-PA
2018, INCUBADORA DE TECNOLOGIA SOCIAL E AGROECOLOGIA DA AMAZONIA TOCANTINA – ITESAT/CUTINS/UFPA
2017, DINÂMICA ECONÔMICA E SOCIAL DA AMAZÔNIA RURAL BRASILEIRA: O PROTAGONISMO DAS MULHERES DO BAIXO TOCANTINS CAMETÁ/PA
ULISSES WEYL DA CUNHA COSTA
2023, MONITORAMENTO IRATICU, IOT NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ANÁLISE DE RIOS NA REGIÃO TOCANTINA
2021, Utilizando aprendizado de máquina como estratégias de suporte a tomada de decisão de instalações 5G.
2018, Desenvolvimento de metodologia para alocação de enlaces RoF em infraestruturas C-RAN para arquitetura 5G.
WALDMA MAIRA MENEZES DE OLIVEIRA
2023, Representações Sociais de professores sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de graduandos surdos na UFPA/Cametá
2023, GÊNERO E DEFICIÊNCIA: narrativas de vidas de mulheres universitárias com deficiência da UFPA/Cametá.
2022, Representações Sociais de graduandos surdos sobre a atuação do Intérprete Educacional na UFPA/Cametá
2021, NARRATIVAS SURDAS E O PENSAMENTO DECOLONIAL: construção de identidades de universitários surdos da UFPA – Cametá
2020, Representações Sociais de graduandos com deficiência da UFPA/Cametá sobre a atuação do núcleo de acessibilidade: percursos e desafios para a permanência, acessibilidade e inclusão no ensino superior.
YASMIM PEREIRA YONEKURA
2023, A investigação dos processos de aquisição e ensino-aprendizagem da língua inglesa na Amazônia Tocantina a partir da Linguística Aplicada Crítica
2022, Estudos Culturais e o ensino da Língua Inglesa em Cametá (PA):Culturas Amazônicas/Tocantinas em Interface com a Cultura ‘Pop’ na Sala de Aula de Inglês na Educação Básica Cametaense
 
202 Projeto(s) encontrado(s)

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2 v3.14.25.245