Political-Pedagogic Project

O Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conte dos diversos campos de Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador no ensino fundamental e médio. O curso de Licenciatura em Química destina-se a formar professores para a rede p e privada de ensino, para atuarem no ensino fundamental e médio. Pretende ter uma organização curricular de tal forma que possibilite ao futuro professor de Química adquirir as competências e habilidades necessárias para o ensino da Química, interpretando esta como linguagem de criação de modelos que permitem resolver problemas das mais diversas áreas do conhecimento, e como uma ciência com seus métodos de descobrimento e argumentos lógicos para construção de uma estrutura formal articulada. As atividades acadêmicas devem proporcionar situações para que o licenciando: - esteja apto para exercer uma ação didática fundamentada em conhecimentos de Química e Ciências, e para a produção de conhecimento no âmbito científico, em particular na área de ensino, com a geração de métodos e materiais de ensino inovadores. - possa conhecer os conte específicos relacionados às etapas da educação básica para as quais se preparou, e também aqueles relacionados a uma compreensão mais ampla de questões culturais, sociais econômicas e da própria docência, levando em conta uma articulação interdisciplinar. - possa dominar alguns dos grandes modelos científicos de diversas ciências, de modo a poder discutir com seus alunos o uso da Química em várias situações; - possa desenvolver habilidade no uso de programas de computação que amplie em seus alunos a capacidade de aprendizado e de modelagem de problemas; - seja capaz de realizar a síntese das várias disciplinas da Química, de modo a compreender esta como uma ciência articulada e não como disciplinas estanques entre si. Deve estar apto a repassar esta visão a seus alunos, ajudando-os a aprender e a usar a Química na vida cotidiana, e para estruturar seus pensamentos e raciocínios dedutivos; - saiba evidenciar as relações entre os conhecimentos científicos e os conhecimentos da história da Química para a melhoria das condições de existência dos indivíduos. - possa contribuir para a viabilização de propostas que evidenciem o lado positivo da Química para os jovens do Ensino Fundamental e Médio. - tenha condições de possuir conhecimento crítico sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Química, e de como utilizar estes parâmetros em seu trabalho na sala de aula. - saiba buscar oportunidades de trabalho em sua área de atuação e criar condições favoráveis para o bom desempenho de sua profissão. - compreendam que as decisões sobre currículos, estratégias de ensino, práticas adotadas em sala de aula, etc., derivam de visões de mundo e posicionamento de caráter político, social e moral que os professores assumem, de modo que o ensino não possa ser considerado atividade neutra. No available at this moment No available at this moment No available at this moment No available at this moment No available at this moment
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