Projeto Político Pedagógico

O Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conte dos diversos campos de Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador no ensino fundamental e médio. O curso de Licenciatura em Química destina-se a formar professores para a rede p e privada de ensino, para atuarem no ensino fundamental e médio. Pretende ter uma organização curricular de tal forma que possibilite ao futuro professor de Química adquirir as competências e habilidades necessárias para o ensino da Química, interpretando esta como linguagem de criação de modelos que permitem resolver problemas das mais diversas áreas do conhecimento, e como uma ciência com seus métodos de descobrimento e argumentos lógicos para construção de uma estrutura formal articulada. As atividades acadêmicas devem proporcionar situações para que o licenciando: - esteja apto para exercer uma ação didática fundamentada em conhecimentos de Química e Ciências, e para a produção de conhecimento no âmbito científico, em particular na área de ensino, com a geração de métodos e materiais de ensino inovadores. - possa conhecer os conte específicos relacionados às etapas da educação básica para as quais se preparou, e também aqueles relacionados a uma compreensão mais ampla de questões culturais, sociais econômicas e da própria docência, levando em conta uma articulação interdisciplinar. - possa dominar alguns dos grandes modelos científicos de diversas ciências, de modo a poder discutir com seus alunos o uso da Química em várias situações; - possa desenvolver habilidade no uso de programas de computação que amplie em seus alunos a capacidade de aprendizado e de modelagem de problemas; - seja capaz de realizar a síntese das várias disciplinas da Química, de modo a compreender esta como uma ciência articulada e não como disciplinas estanques entre si. Deve estar apto a repassar esta visão a seus alunos, ajudando-os a aprender e a usar a Química na vida cotidiana, e para estruturar seus pensamentos e raciocínios dedutivos; - saiba evidenciar as relações entre os conhecimentos científicos e os conhecimentos da história da Química para a melhoria das condições de existência dos indivíduos. - possa contribuir para a viabilização de propostas que evidenciem o lado positivo da Química para os jovens do Ensino Fundamental e Médio. - tenha condições de possuir conhecimento crítico sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Química, e de como utilizar estes parâmetros em seu trabalho na sala de aula. - saiba buscar oportunidades de trabalho em sua área de atuação e criar condições favoráveis para o bom desempenho de sua profissão. - compreendam que as decisões sobre currículos, estratégias de ensino, práticas adotadas em sala de aula, etc., derivam de visões de mundo e posicionamento de caráter político, social e moral que os professores assumem, de modo que o ensino não possa ser considerado atividade neutra. Nenhum conteúdo disponível até o momento Nenhum conteúdo disponível até o momento Nenhum conteúdo disponível até o momento Nenhum conteúdo disponível até o momento Nenhum conteúdo disponível até o momento
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