Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍVIA FERREIRA PINHO

DISCENTE: LÍVIA FERREIRA PINHO
DATA: 01/02/2022
LOCAL: On-line (Google Meet)

Sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) para elevação da ambiência e produtividade de vacas leiteiras

bioclimatologia, bovinocultura, conforto térmico, sistema agrossilvipastoril

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia

Por possuir grande parte do seu território na faixa de clima tropical do planeta, o Brasil enfrenta adversidades na adaptação dos bovinos de mais alta produção em seu território, em consequência das altas temperaturas e dos altos índices de umidade, típicos do clima tropical. Vacas de alta produção de leite, quando expostas a elevadas temperaturas, buscam diminuir seu calor metabólico por meio da redução do consumo de matéria seca e, consequentemente, com redução na produção de leite. Em vista disto, estudos que busquem formas de mitigar o problema de estresse térmico em regiões de clima tropical fazem-se relevantes. Esse trabalho objetiva ampliar as informações sobre o uso do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) como estratégia de manejo para vacas leiteiras criadas em pastagens tropicais, agregando informações sobre seu potencial de uso mediante e os efeitos do microclima das pastagens arborizadas na fisiologia, comportamento e produção de vacas de leite, nas diferentes estações climáticas. O estudo se baseia na hipótese científica de que o sistema de produção em iLPF é capaz de minimizar os efeitos do estresse calórico durante a estação mais quente do ano e determinar efeitos positivos no comportamento de vacas leiteiras a pasto, na produção individual e na qualidade do leite.

Presidente - 109.229.498-83 - ALEXANDRE ROSSETTO GARCIA - EMBRAPA
Externo à Instituição - ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI
Externo à Instituição - ERICK FONSECA DE CASTILHO
Externo à Instituição - TERESA CRISTINA ALVES