Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA THAYANE DA SILVA SANTOS

DISCENTE: JESSICA THAYANE DA SILVA SANTOS
DATA: 01/07/2021
LOCAL: Instituto de Estudos Costeiros, Universidade Federal do Pará - Bragança

DIVERSIDADE DE ANOSTOMIDAE (CHARACIFORMES) DA AMAZÔNIA ORIENTAL E VARIABILIDADE GENÉTICA DE Megaleporinus sp DE POPULAÇÕES SELVAGENS E DE CULTIVO

Anostomidae, Piscicultura, Região Controle, Nordeste Paraense.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores

Os membros da família Anostomidae são conhecidos como aracus ou piaus.  Grande parte dos indivíduos são semelhantes morfologicamente, dificultando a correta identificação das espécies, assim como a diversidade genética intraespecífica. Alguns gêneros possuem espécies com elevada importância econômica para produção aquícola. Na microrregião nordeste paraense, o interesse pela produção desses indivíduos tem aumentado. Neste sentido, torna-se necessário o estudo da avaliação da diversidade das espécies cultivadas, para haver manejo genético das matrizes manuseadas em cativeiro. Assim, o presente estudo tem como objetivo mapear as pisciculturas do nordeste paraense, afim de caracterizar a diversidade genética das populações de cultivo e comparar com as populações de ambiente natural. Utilizando DNA Barcode para identificar corretamente as espécies e a Região Controle do DNA mitocondrial para caracterizar os níveis de diversidade genética das populações de cativeiro, bem como as de ambiente natural. Com os resultados obtidos, espera-se discutir formas de manejo adequadas para uma boa reprodução das matrizes utilizadas nas pisciculturas da região.

Presidente - 2490593 - GRAZIELLE FERNANDA EVANGELISTA GOMES
Interno - 1199075 - CRISTIANA RAMALHO MACIEL
Interno - 2244947 - DANIEL ABREU VASCONCELOS CAMPELO
Externo à Instituição - IVANA BARBOSA VENEZA