Banca de DEFESA: WANIA MENDONÇA DOS SANTOS

DISCENTE: WANIA MENDONÇA DOS SANTOS
DATA: 24/02/2021
LOCAL: Forma Virtual

FATORES DETERMINANTES DA PRODUÇÃO E DO CICLO DE PREÇOS DA PECUÁRIA DE CORTE NO ESTADO DO PARÁ

Abate de bovinos, Agroindústria frigorífica, Análise de preços, Bovinocultura de corte, Comportamento do mercado.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais

O trabalho analisa os fatores determinantes da produção e do ciclo de preços da pecuária de corte no estado do Pará, no período de 1995 a 2019. Esse tipo de análise é importante para orientar decisões de pecuaristas, agroindústria frigorífica e demais atores da cadeia produtiva da pecuária de corte, relacionadas à negociação do boi e as influências que as oscilações de preços causam na comercialização e desempenho deste segmento econômico. Foram utilizados dados de séries temporais obtidos em diversas fontes e submetidos à análise de regressão múltipla. Para a análise de preços, utilizou-se o modelo clássico de séries temporais com a separação dos índices sazonais e cíclicos, com base na média móvel centrada em doze meses. Os resultados obtidos mostram que as cotações de boi gordo apresentaram tendência de alta, no período de janeiro de 1995 a dezembro de 2019. Foi identificada sazonalidade anual nos preços, com redução dos preços no primeiro semestre e elevação no segundo semestre do ano, correspondendo a safra e entressafra do boi gordo, respectivamente, comportamento determinado pela capacidade de suporte das pastagens, em função das condições climáticas que ocorrem ao longo do ano. O preço do boi gordo apresentou índices sazonais inferiores  a 100, entre fevereiro e agosto, com elevações acima de 100, de setembro a janeiro. O pico de preços altos ocorreu no mês de novembro e o nível mais baixo, em junho. Foi possível observar a existência de três ciclos pecuários com duração média de sete anos. Quanto aos fatores que contribuíram para o desenvolvimento e crescimento da pecuária no estado, constatou-se correlação positiva entre o desmatamento e o crescimento do rebanho bovino no recorte temporal analisado. Da mesma forma, também houve correlação positiva na política de crédito rural e o rebanho bovino, considerando-se este fator como forte impulsionador para o desenvolvimento da pecuária bovina, ao fornecer subsídios para financiamento de projetos pecuários. A criação, no ano de 2002, da Agência de Defesa do Estado do Pará (ADEPARÁ), exerceu efeito positivo sobre o aumento da produção de bovinos, representando avanço significativo na esfera institucional, o que contribuiu para o controle sanitário animal, garantiu a comercialização no mercado interno, nacional e internacional e abertura de novas oportunidades de mercado de exportação. Esses resultados contribuem para ampliar a compreensão da dinâmica desse importante mercado do agronegócio paraense.

Presidente - 021.544.042-00 - JOSE DE BRITO LOURENCO JUNIOR - UFPA
Externo à Instituição - CYNTIA MEIRELES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - FABRÍCIO KHOURY REBELLO
Externo à Instituição - MARIA LUCIA BAHIA LOPES