Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURENA SILVA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURENA SILVA RODRIGUES
DATA: 30/10/2020
LOCAL: Forma Virtual

Composição lipídica e de minerais em tecidos de búfalos mantidos em ecossistemas de criação da Amazônia Oriental

Amazônia, bubalinos, carne, ácidos graxos, ecossistemas de pastagens.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Nutrição e Alimentação Animal
ESPECIALIDADE: Avaliação de Alimentos para Animais

A pesquisa objetiva quantificar os níveis de colesterol, tocoferóis (vitaminas A e E), β-caroteno, ácidos graxos e minerais do músculo, fígado e tecido adiposo de búfalos criados em diferentes ecossistemas de criação, três em pastagens nativas e cultivadas, em duas épocas do ano (períodos seco e chuvoso), e um em confinamento, na Amazônia Oriental. Foram utilizados 12 búfalos machos, com idade entre 24 e 36 meses, abatidos em matadouros frigoríficos comerciais, em cada um dos ecossistemas considerados: Ilha do Marajó (Soure); Baixo Amazonas (Santarém); Continente (Nova Timboteua) e em ecossistema de confinamento (Tomé-açú), Pará, Brasil. Cerca de 5 g de músculo, fígado e tecido adiposo foram colhidos, armazenados e congelados, até a liofilização. Essas amostras foram enviadas para o Instituto Superior de Agronomia e Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade de Lisboa, onde foram realizadas as análises de vitaminas, pelo método de HPLC, ácidos graxos, através do método de cromatografia gasosa de FAME, e minerais, a partir de leituras de espectrometria de emissão óptica de plasma, acoplado indutivamente (ICPOES). As análises ainda não foram concluídas completamente, porém, os resultados parciais apontam que houve diferenças significativas nos níveis de vitaminas do músculo e fígado dos búfalos dos diferentes ecossistemas de produção. Houve diferenças significativas nos ácidos graxos do músculo, enquanto os do fígado e tecido adiposo encontram-se em fase de análise de dados. Os resultados de minerais estão em processo de ICPOES.

Presidente - 021.544.042-00 - JOSE DE BRITO LOURENCO JUNIOR - UFPA
Interno - 919.708.650-91 - CRISTIAN FATURI - UFRA
Externo à Instituição - ANDRÉ MARTINHO DE ALMEIDA
Externo à Instituição - MARIA REGINA SARKIS PEIXOTO JOELE