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Banca de DEFESA: BLENDA PATRÍCIA DAMASCENO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BLENDA PATRÍCIA DAMASCENO DE OLIVEIRA
DATA: 17/08/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Forma virtual
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO DE CARNE BOVINA PREMIUM NO MUNICÍPIO DE BELÉM, ESTADO DO PARÁ, BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Agronegócio; Bovinocultura de corte; Comportamento do consumidor.


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais
RESUMO:

O Brasil detém o maior rebanho comercial de bovinos do mundo, com cerca de 213,52 milhões de cabeças de gado, e o maior exportador mundial de carne, responsável por 14,4% da produção global. Em 2018, o PIB da pecuária de corte atingiu 8,7% na participação no PIB total brasileiro, encerrando o ano com crescimento no volume de carne bovina produzida, com 10,96 milhões de toneladas equivalente carcaça (TEC), 12,8% acima ao ano de 2017. Com a globalização, juntamente com o crescimento dos níveis de renda, o mercado nacional da carne bovina vem passando por mudanças com o surgimento de novas tendências e nichos de mercado, cada vez mais exigentes por carnes de alta qualidade, fazendo com que o sistema produtivo busque novas estratégias de produção, como investimento em genética, manejo dos animais, além de investimentos em tecnologias para melhoria da qualidade dos produtos entregues aos consumidores. Por isso, considerar o comportamento do consumidor é de extrema importância na economia global, pois ele é percebido como elemento estratégico na dinâmica do mercado, principalmente considerando as demandas sanitárias e de segurança alimentar e nutricional das cadeias agroalimentares modernas. Assim, nesse cenário de mudança na preferência do consumidor, produtos premium ganham destaque crescente no setor alimentício, o que pode ser medido pelo surgimento de boutiques de carne e pelo interesse dos grandes varejistas em produtos diferenciados, com apelo maior pelo consumidor. A carne premium pode ser conceituada como proveniente de método de criação ou raça, independente da parte do animal, o que torna o produto final diferente do comum, por ser proveniente de processo produtivo que acompanha qualidade, desde a sua origem na fazenda, atendendo aos padrões de raça e idade pré-estabelecidos, bem-estar animal, consciência socioambiental. A cada 40 milhões de cabeças abatidas ao ano, somente 800 mil são animais destinados ao mercado de carne premium, ou seja, representa apenas 2% do volume total. Desse modo, aventa-se que a demanda por carne de alta qualidade tem sido muito maior do que a quantidade ofertada de animais no padrão exigido, e apesar desse aumento da exigência dos consumidores, esse nicho de mercado ainda é recente e pouco explorado, merecendo, ainda, estudos sobre sua dinâmica e potencial. Diante desse contexto, a pesquisa visa caracterizar o mercado de carne bovina premium, no município de Belém, estado do Pará, para analisar o mercado desse produto, desde os varejistas aos consumidores finais, a fim de verificar as potencialidades do mercado e analisar a percepção e perfil de seus consumidores. No levantamento dos dados foi aplicado questionário semiestruturado, junto aos consumidores, com amostra de 95% de confiança e margem de erro de 5%. Além disso, foram realizadas entrevistas com distribuidores e varejistas de carne premium (donos de boutiques de carnes, casas de carnes e restaurantes). Os resultados da pesquisa evidenciam que os consumidores são conscientes sobre o produto que estão consumindo, o que demonstra conhecimento sobre a carne bovina premium e que procuram características que resultem em qualidade superior. Ressalta-se ainda que esses consumidores demandam por qualidade e não quantidade. Entre as características mais apreciadas e principais influentes na decisão de compra dos consumidores de carne bovina premium, no município de Belém, destaca-se aparência, qualidade, maciez, preço, quantidade, procedência e corte. As ações de divulgação das marcas de carne premium influenciam na decisão de compra de carne, bem como a utilização de selos de certificação nas embalagens. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 021.544.042-00 - JOSE DE BRITO LOURENCO JUNIOR - UFPA
Externo à Instituição - ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA
Externo à Instituição - CYNTIA MEIRELES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCOS ANTÔNIO SOUZA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 17/08/2020 15:06
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