Banca de DEFESA: ANA CAROLINA ANDRADE PEREIRA

DISCENTE: ANA CAROLINA ANDRADE PEREIRA
DATA: 29/08/2014
LOCAL: Auditório do ISPA/UFRA

Salmonella em Boa constrictor constrictor procedente de criatório comercial: isolamento, sorotipagem e sensibilidade a antimicrobianos

: Salmonelose, serpente, jiboia, zoonose

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Medicina Veterinária Preventiva
ESPECIALIDADE: Doenças Infecciosas de Animais

Os répteis tem se tornado muito populares como animais de estimação, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, no Brasil, porém, sua popularidade cresce a cada ano, principalmente o grupo das serpentes. A Salmonella spp. é uma enterobactéria que pode causar severos casos de gastroenterite no homem, sendo uma das principal causa de doenças veiculadas por alimentos no mundo. Em relação à transmissão animal, os répteis em geral, podem atuar como portadores assintomáticos. O presente estudo foi realizado em um criadouro comercial autorizado pelo IBAMA, que se destina à venda de Jiboias-da-Amazônia para animais de estimação. Foram avaliadas amostras de 17 serpentes para isolamento de cepas, para posterior sorotipagem, no Laboratório de Enteroinfecções do Instituto Evandro Chagas, Ananindeua, PA, onde também foram colhidos suabes cloacais, acondicionados em meio de Stuart e semeados nos meios: Ágar Macconkey, Ágar SSA (Salmonella-Shigella Agar) e caldo Rappaport (meio enriquecido para o isolamento de espécies de Salmonella), após a confirmação de Salmonelas, as cepas foram enviadas para sorotipagem no Laboratório de Referência Nacional para Enteroinfecções Bacterianas (LRNEB), do Instituto Oswaldo Cruz, (FIOCRUZ/RJ). Das 17 amostras colhidas para seleção das cepas, nove foram positivas, sendo duas identificadas em subespécie Salmonella enterica subs. diarizonae e as demais identificadas em Salmonella spp. com os sorotipo Oraniemburg (4 animais), Alachua (1 animais),  Schwarzenburg (1 animais) e Senftenberg (1 animais). Em relação à sensibilidade das cepas de Salmonella, foram testados 17 antibióticos definidos pelo setor de enteroinfecções do Instituto Evandro Chagas e as cepas foram sensíveis à maioria das drogas. Foi possível realizar o isolamento, sorotipagem e testar a sensibilidade à antimicrobianos de cepas Salmonella spp. obtidas de jiboias destinadas a animais de estimação, o que ressalta mais uma via de contaminação não só para criadores, mais também para profissionais de instituições mantenedoras de serpentes.

Presidente - 220.629.201-72 - WASHINGTON LUIZ ASSUNÇÃO PEREIRA - UFRA
Interno - 1355163 - HILMA LUCIA TAVARES DIAS
Externo à Instituição - ALEXANDRE DO ROSARIO CASSEB
Notícia cadastrada em: 08/12/2014 11:02