Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: BLENDA PATRÍCIA DAMASCENO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BLENDA PATRÍCIA DAMASCENO DE OLIVEIRA
DATA: 01/07/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do ISARH/UFRA
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR DE CARNES BOVINAS PREMIUMNO MUNICÍPIO DE BELÉM, ESTADO DO PARÁ, BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Bovinocultura de Corte; Intensificação; Nicho de mercado; Agronegócio; Comportamento do Consumidor; Qualidade.


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais
RESUMO:

O Brasil detém o maior rebanho bovino comercial do mundo, com cerca de 213,52 milhões de cabeças, o que o torna o primeiro exportador de carne para o mercado externo, que responde por 14,4% da produção mundial. No ano de 2018, o PIB da pecuária de corte atingiu 8,7% na participação no PIB total brasileiro, encerrando o ano com crescimento no volume de carne bovina produzida, no total de 10,96 milhões de toneladas equivalente carcaça (TEC), 12,8% acima de 2017. Desse total, 20,1% foi exportada e 79,6% foi destinada ao mercado interno, responsável pelo consumo per capita de 42,12 kg/ano. Com a globalização, juntamente com o crescimento dos níveis de renda, o mercado nacional da carne bovina passa por mudanças com o surgimento de novas tendências e nichos de mercado, cada vez mais exigentes por carnes de alta qualidade, fazendo com que o sistema produtivo busque novas estratégias de produção, como investimento em genética, manejo dos animais, além de investimentos em tecnologias para melhoria da qualidade dos produtos entregues aos consumidores. Por isso, considerar o comportamento do consumidor é de extrema importância na economia global, pois ele é percebido como elemento fundamental e chave para o sucesso, tanto do produto como da cadeia produtiva, considerando-se que é o elemento dinamizador das cadeias agroindustriais modernas. Assim, nesse cenário de mudança na preferência do consumidor, produtos premium  ganham destaque crescente no setor alimentício, que pode ser medido pelo surgimento de boutiques de carne e pelo interesse dos grandes varejistas em produtos diferenciados, com apelo maior para o consumidor. A carne premium pode ser conceituada como de qualquer parte do animal que seja proveniente de um método de criação ou raça, o qual torna o produto final diferente do comum, agregando algo que beneficie a saúde, o ambiente, ou que agregue diferenças finais no paladar do consumidor. Entretanto, a cada 40 milhões de cabeças que são abatidas ao ano, somente 800 mil são animais destinados ao mercado de carne premium, ou seja, representado somente por 2% do volume total. Desse modo, aventa-se que a demanda por carne de alta qualidade tem sido muito maior do que a quantidade ofertada de animais no padrão que é exigido, e apesar do aumento da exigência dos consumidores, esse nicho de mercado ainda é recente, e há muitos pontos a serem analisados. Diante desse contexto, a pesquisa visa caracterizar o mercado de carne bovinas premium no município de Belém, estado do Pará, com o objetivo de analisar o mercado desse produto, desde os varejistas aos consumidores finais, a fim de verificar as potencialidades do mercado e analisar a percepção e perfil de seus consumidores. Para o levantamento dos dados serão aplicados questionários semiestruturados, com amostra de 95% de confiança e margem de erro de 5%. Além disso, serão realizadas entrevistas junto aos distribuidores varejistas de carne premium (donos de boutiques de carnes, casas de carnes e restaurantes). Espera-se com essa pesquisa identificar o perfil dos consumidores e as potencialidades de crescimento do mercado, como forma de subsidiar os formuladores de políticas agrícolas e os empresários rurais com informações estratégicas para fortalecer a cadeia produtiva da pecuária de corte mais especializada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 021.544.042-00 - JOSE DE BRITO LOURENCO JUNIOR - UFPA
Externo à Instituição - ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA
Externo à Instituição - CYNTIA MEIRELES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCOS ANTÔNIO SOUZA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 24/06/2020 09:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1