Banca de DEFESA: ALINE DA ROSA LOPES

DISCENTE: ALINE DA ROSA LOPES
DATA: 29/05/2020
LOCAL: Sala de Defesas da Pós PPGSAA da UFRA

Efeitos do sombreamento e da adubação nitrogenada nas características morfogenéticas, estruturais, produtivas e anatômicas foliares de dois cultivares de Megathirsus maximum

Tamani, BRS Quênia, silvipastoril, aparecimento de perfilhos, mortalidade de perfilhos, acúmulo de forragem

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Pastagem e Forragicultura
ESPECIALIDADE: Manejo e Conservação de Pastagens

Uma alternativa promissora dentro da pecuária brasileira é o estabelecimento de sistemas silvipastoris, que podem ajudar a reduzir problemas de desmatamento e degradação das pastagens já implantadas. Todavia, a escolha da gramínea, o nível de sombreamento por ela suportado, e a utilização da adubação nitrogenada, são fatores que interferem diretamente nesse tipo de sistema. Nesse intuito, objetivamos com este estudo avaliar as características morfogenéticas e estruturais, acúmulo de biomassa, e a anatomia foliar das cultivares de Megathirsus maximum Tamani e Quênia, quando cultivadas sob três níveis de sombreamento e quatro níveis de adubação nitrogenada. O estudo foi realizado durante o período chuvoso, outubro de 2018 a abril de 2019, em área pertencente à Universidade Federal de Goiás. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com os tratamentos constituídos por um esquema fatorial (2x3x4) com três repetições, sendo duas gramíneas (Megathirsus maximum cv. Tamani e Megathirsus maximum cv. BRS Quênia) submetidas a três níveis de sombreamento artificial (0, 30 e 50%) e quatro doses de adubação nitrogenada equivalentes a 0, 100, 200 e 300 kg ha-1ano-1, o que totalizou 72 unidades experimentais. Foram avaliadas as caracteristicas morfogenéticas e estruturais das gramíneas, os acúmulos de forragem total e diário, a relação folha/colmo, bem como as variáveis anatômicas das lâminas foliares. Para a variável filocrono, o capim Quênia mostrou-se mais eficiente que o Tamani até a utilização de 100 kg de N ha-1, até onde os menores valores foram observados. As taxas de aparecimento de perfilhos (TAP) da cultivar Tamani foram superiores (p<0,05) que as da cultivar BRS Quênia quando aplicadas as doses de N, sendo que a BRS Quênia apresentou resposta quadrática, e a Tamani resposta linear crescente na TAP com o aumento das doses de N aplicadas. O acúmulo de forragem total (ACFT) da cultivar Tamani foi superior (9098 kg ha-1) a BRS Quênia (6939 kg ha-1) na ausência de sombreamento, todavia, nos sombreamentos de 30 e 50% o acúmulo foi igual entre as cultivares. A área total dos tecidos da lâmina foliar apresentou diminuição (p<0,05) no capim Quênia com o aumento da adubação nitrogenada, já o capim Tamani não diferiu estatisticamente de uma dose para outra (p>0,05), sendo que na dose de 300 kg de N ha-1, o capim Tamani apresentou maior (p<0,05) média que o Quênia.

Presidente - 061.695.736-00 - WILTON LADEIRA DA SILVA - UFPA
Interno - 671.634.163-34 - ANIBAL COUTINHO DO RÊGO - UFRA
Interno - 919.708.650-91 - CRISTIAN FATURI - UFRA
Externo à Instituição - THIAGO CARVALHO DA SILVA