Banca de DEFESA: WALÉRIA CRISTINA LOPES JOSET

DISCENTE: WALÉRIA CRISTINA LOPES JOSET
DATA: 04/03/2020
LOCAL: Sala de videoconferência da Universidade Federal Rural da Amazônia

Efeito de dietas contendo coprodutos da agroindústria da amazónia oriental brasileira sobre o perfil de ácidos graxos da carne e gordura de cordeiros

lipídeos, ruminantes, ácidos graxos, subprodutos da agroindústria.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais

Estudou-se o efeito de dietas contendo torta de cupuaçu, dendê ou tucumã sobre o perfil de ácidos graxos do músculo Longissimus lumborum e do tecido adiposo de cordeiros mestiços Dorper-Santa Inês, em Castanhal, Pará, Brasil. Foram utilizados vinte e quatro cordeiros (30,05±2,45 kg) castrados, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, em quatro tratamentos: dieta controle (MFS), sem adição de tortas, e dietas com adição de 45% de torta de cupuaçu (TC), 30,9% de torta e dendê (TD) ou 17,6% de torta de tucumã (TT). Todas as dietas eram isonitrogenadas e com 6 % de extrato etéreo e a relação volumoso:concentrado foi de 40:60. Observou-se que os ácidos graxos em maior quantidade na carne e gordura dos cordeiros foram o palmítico, esteárico e oléico, com médias de 22,73%, 18,04% e 43,45%, respectivamente, no músculo e 22,35%, 36,08% e 26,88%, na gordura. A inclusão da TC ou TT aumentou a concentração do ácido esteárico na carne e no tecido adiposo, e a dieta com TC elevou a concentração deste ácido. Os cordeiros alimentados com as dietas contendo TD ou TT apresentaram maior concentração total de ácidos láurico e mirístico, no músculo e na gordura. A adição da TD aumentou a quantidade de ácidos graxos saturados presentes no tecido adiposo, em relação às demais dietas. Houve maior concentração de ácidos graxos poli-insaturados na gordura no tratamento com TC. No tecido adiposo, o ácido linoléico teve sua quantidade elevada com a adição da TC e, nesse mesmo tecido, a TC e TT aumentaram a concentração do ácido graxo ômega 3, e o ácido graxo ômega 6 teve sua concentração elevada com adição da TC. Houve redução na quantidade de CLA-c9t11 da gordura dos cordeiros alimentados com as dietas contendo TD ou TT. Conclui-se que a adição das tortas de cupuaçu e tucumã melhora a composição dos ácidos graxos nos tecidos de cordeiros, quando comparadas à torta de dendê, e que especialmente a torta de cupuaçu aumenta o teor de ácidos graxos poli-insaturados totais, ômega 3 e ômega 6 e reduz a concentrações de ácidos saturados no tecido adiposo dos cordeiros, tornado o produto mais saudável para consumo humano.

Presidente - 021.544.042-00 - JOSE DE BRITO LOURENCO JUNIOR - UFPA
Externo à Instituição - MARIA REGINA SARKIS PEIXOTO JOELE
Externo à Instituição - SUEZILDE DA CONCEIÇÃO AMARAL RIBEIRO
Externo à Instituição - SUSANA PAULA ALMEIDA ALVES