Banca de QUALIFICAÇÃO: ITALO ANTONIO DE FREITAS LUTZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ITALO ANTONIO DE FREITAS LUTZ
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Instituto de Estudos Costeiros, Universidade Federal do Pará - Bragança

PROTOCOLOS FORENSES, BASEADOS EM PCR, PARA IDENTIFICAÇÃO RÁPIDA DE PEIXES COMERCIALMENTE IMPORTANTES DA COSTA BRASILEIRA

Protocolo Forense; PCR multiplex; PCR-RFLP; Lutjanidae, Ariidae, Serranidae

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Recursos Pesqueiros Marinhos

O pescado pode ser vendido sob diferentes formas, sendo que no Brasil e no resto do mundo, a maior parte do pescado processado é congelado e vendido ou inteiro, ou na forma de postas e filés. Ao passar pela linha de processamento, muitos caracteres morfológicos necessários para identificação dos táxons são removidos, propiciando eventos de substituições de espécies. Altos índices de fraude comercial em produtos processados derivados de pescado vem sendo relatados, quando uma espécie de maior valor de marcado é substituída por uma menos atrativa economicamente, acarretando prejuízos econômicos, além de ecológicos, em muitos casos. Comparada à identificação morfológica, o uso da genética molecular se apresenta como alternativa mais confiável e robusta para a autenticação de produtos alimentares por meio da identificação de táxons, sendo importante em pesquisas forenses e conservação. Com isso, métodos forenses de identificação rápida, baseados em PCR, como a PCR multiplex e PCR-RFLP, vem sendo desenvolvidos com a perspectiva de tornar a identificação molecular menos onerosa e mais prática, possibilitando uso rotineiro para indústrias e órgãos de fiscalização. Portanto, para apresente análise, foram selecionados grupos de espécies com representatividade nacional nos cenários pesqueiro e econômico, para o desenvolvimento de protocolos forenses de identificação rápida, baseados em PCR-multiplex e PCR – RFLP, utilizando marcadores do genoma mitocondrial. As famílias selecionadas foram Lutjanidae, dos pargos e vermelhos, Ariidae, dos bagres e Serranidae, do mero e garoupas. Pretende-se para cada grupo selecionar as melhores regiões com potencial Barcode do DNA mitocondrial e apresentar no mínimo uma proposta de protocolo forense.

Interno - 2244947 - DANIEL ABREU VASCONCELOS CAMPELO
Externo ao Programa - 3151161 - AURYCEIA JAQUELYNE GUIMARAES DA COSTA
Externo à Instituição - IVANA BARBOSA VENEZA
Externo à Instituição - LORENA BATISTA DE MOURA