Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA SILVA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 19/02/2020
LOCAL: ICB

Efeitos da substituição de farinha de peixe pelo concentrado proteico de soja na dieta de alevinos de Arapaima gigas (Shinz,1822)

Pirarucupeixe carnívoro, aquicultura, alimentação, sistema digestório

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Morfologia
SUBÁREA: Histologia

Arapaima gigas (Shinz,1822), popularmente conhecido como pirarucu é um peixe carnívoro da Bacia amazônica, pertencente à família Arapaimidae, considerada a maior espécie de peixe de escama de água continental do mundo. Desempenha papel de grande importância social, econômica, ambiental e ainda apresenta a capacidade de se adaptar a condições de cultivo, o que o torna um candidato em potencial para a aquicultura. Entretanto, a adequação nutricional ainda é um grande desafio, pois a espécie necessita de dietas que forneçam nutrientes para a manutenção de suas atividades fisiológicas. Os custos elevados e a grande demanda por farinha de peixe, tornam necessária a busca por novas fontes proteicas. Nesse sentido, derivados da soja têm sido reconhecidos como fontes proteicas alternativas mais adequadas para aquicultura. Porém, os mesmos apresentam fatores antinutricionais que podem gerar efeitos negativos sobre o crescimento. O processamento da soja permite a obtenção de produtos mais refinados como o concentrado proteico de soja (CPS), que apresenta elevado teor proteico e redução de fatores antinutricionais. Diante disso, o objetivo deste estudo será avaliar os efeitos da substituição de farinha de peixe (FP), pelo concentrado proteico de soja (CPS) na dieta e avaliar o desempenho de crescimento, enzimas digestivas, hematologia, morfologia intestinal e hepática de juvenis de pirarucu. Para isso serão formuladas cinco dietas isoenergéticas e isoproteicas substituindo 0% (controle), 25%, 50%, 75% e 100% de FP pelo CPS respectivamente. O ensaio de alimentação terá duração de 6 semanas em sistema fechado de recirculação de água, com fotoperíodo pré-estabelecido de 12: 12 horas (claro: escuro). Ao final do experimento será realizada a biometria dos peixes. Posteriormente, os mesmos serão anestesiados dissecados individualmente para a coleta do material biológico necessário para as análises propostas, seguindo protocolos previamente estabelecidos. Os resultados obtidos serão de suma importância para compreender o sistema digestório do pirarucu, bem como verificar a saúde do animal submetido a uma dieta com diferentes concentrações CPS. Este estudo poderá também identificar o nível de substituição seguro de FP por CPS em rações tanto para a espécie alvo, como para subsidiar formulações para outras espécies de peixes carnívoros.

Presidente - 1152695 - ROSSINEIDE MARTINS DA ROCHA
Interno - 2244947 - DANIEL ABREU VASCONCELOS CAMPELO
Interno - 624.722.322-68 - LUIS ANDRÉ LUZ BARBAS - IFPA
Externo ao Programa - 1172261 - DIVA ANELIE DE ARAUJO GUIMARAES