Banca de QUALIFICAÇÃO: WANIA MENDONÇA DOS SANTOS

DISCENTE: WANIA MENDONÇA DOS SANTOS
DATA: 20/09/2019
LOCAL: Auditório do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos – ISARH UFRA-Belém

FATORES DETERMINANTES DA PRODUÇÃO E DO CICLO DE PREÇOS DA PECUÁRIA DE CORTE NO ESTADO DO PARÁ

Abate de bovinos, Agroindústria frigorífica, Análise de preços, Bovinocultura de corte, Comportamento do mercado.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais

A bovinocultura de corte no estado do Pará se destaca como importante atividade econômica, que contribui significativamente com a economia do estado. Em 2015 apresentou participação de 27,9% do PIB do setor primário, contribuição de R$ 4 bilhões. A análise do comportamento do mercado da bovinocultura de corte é de fundamental importância para a tomada de decisões, tanto dos pecuaristas quanto da agroindústria frigorífica, no que diz respeito à negociação do boi e influências que as oscilações de preços causam na comercialização desse seguimento econômico. A avaliação da evolução dos abates é relevante para o planejamento e tomada de decisão de todos os envolvidos na cadeia produtiva. Objetiva-se avaliar os fatores determinantes da produção e dos ciclos de preços de bovinos de corte no estado do Pará, no período de 1980 a 2019, bem como a evolução do efetivo do rebanho e abates. O estudo será realizado com base em séries temporais de produção e preços do mercado de bovinos de corte. Os preços nominais serão deflacionados para dezembro de 2019, pelo IGP-DI da FGV. A análise estatística seguirá o método clássico multiplicativo de séries temporais. A obtenção da tendência se dará pelo modelo de regressão polinomial, visando identificar o padrão de longo prazo dessas variáveis.Os índices sazonais serão estimados pelo método da média móvel centralizada em doze meses. Esses índices refletem as flutuações periódicas relativamente regulares que ocorrem dentro de cada período de doze meses, ano após ano. A componente cíclica dos preços e dos abates da atividade pecuária será estimada por meio da divisão da série suavizada pela estimação de tendência e sua respectiva média móvel. As informações serão obtidas, a partir dos dados secundários do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA-IBGE), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), ANUALPEC e Banco Central do Brasil (BCB). Os resultados esperados serão importantes para orientar tomadas de decisão de agentes públicos e privados envolvidos com a cadeia produtiva da pecuária de corte no estado do Pará.

Presidente - 021.544.042-00 - JOSE DE BRITO LOURENCO JUNIOR - UFPA
Externo à Instituição - CYNTIA MEIRELES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - FABRÍCIO KHOURY REBELLO
Externo à Instituição - GISALDA CARVALHO FILGUEIRAS