Banca de QUALIFICAÇÃO: DAERCIO JOSE DE MACEDO RIBEIRO PAIXAO

DISCENTE: DAERCIO JOSE DE MACEDO RIBEIRO PAIXAO
DATA: 29/08/2019
LOCAL: Fazenda Escola de Castanhal - FEC/UFRA

RESTRIÇÃO ALIMENTAR NA CRIAÇÃO DE MATRINXÃ EM TANQUES-REDE DURANTE AS FASES DE RECRIA E ENGORDA

Brycon amazonicus, desempenho zootécnico, piscicultura.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Aqüicultura
ESPECIALIDADE: Piscicultura

O matrinxã Brycon amazonicus é uma espécie de importância para a piscicultura brasileira, em especial na região Norte do país, onde sua produção ocorre em viveiros escavados, canais de igarapé ou tanques-rede. O objetivo deste estudo é analisar o efeito da restrição alimentar na criação de matrinxã em tanques-rede durante as fases de recria e engorda. Para isso, após uma aclimação de 10 dias das formas jovens, serão efetuados dois experimentos em delineamento inteiramente casualizado, no reservatório hidráulico da Fazenda Escola de Castanhal (FEC) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O primeiro experimento terá duração de 60 dias, ocorrerá em 15 tanques-rede de 1 m3, na densidade de estocagem de 300 peixes/m3, que receberão ração extrusada com 40% de proteína bruta e granulometria de 1,7 mm até a saciedade aparente em três alimentações diárias, sendo composto por 5 tratamentos e 3s repetições: T1 - 60 dias de alimentação (controle); T2 - 53 dias de alimentação e 7 dias de restrição; T3 - 46 dias de alimentação e 14 dias de restrição; T4 - 39 dias de alimentação e 21 dias de restrição; T5 - 32 dias de alimentação e 28 dias de restrição. O segundo experimento terá duração de 120 dias, ocorrerá em 12 tanques-rede de 4 m3, na densidade de estocagem de 75 peixes/m3, que receberão ração extrusada com 32% de proteína bruta e granulometria de 6-7 mm até a saciedade aparente em duas alimentações diárias, sendo composto por 4 tratamentos e 3 repetições: T1 - 7 dias de alimentação na semana (controle); T2 - 6 dias de alimentação e 1 dia de restrição na semana; T3 - 5 dias de alimentação e 2 dias de restrição na semana; T4 - 4 dias de alimentação e 3 dias de restrição na semana. Em ambos os experimentos, as biometrias serão quinzenais e o monitoramento dos parâmetros físico-químicos de qualidade de água terá frequência diária. Em termos de desempenho zootécnico serão analisados: ganho de peso, conversão alimentar aparente, taxa de crescimento específico, produtividade e taxa de sobrevivência. Posteriormente, os dados obtidos serão submetidos à análise de variância seguida pelo teste de Tukey para comparação das médias. Por fim, serão analisados os parâmetros hematológicos, o rendimento corporal, a composição centesimal e a avaliação econômica.

Presidente - 1656792 - MARCOS FERREIRA BRABO
Interno - 624.722.322-68 - LUIS ANDRÉ LUZ BARBAS - IFPA
Externo à Instituição - MARCELO FERREIRA TORRES
Externo à Instituição - MARCOS ANTÔNIO SOUZA DOS SANTOS