Banca de QUALIFICAÇÃO: SUANE CRISTINA DO NASCIMENTO MATOS

DISCENTE: SUANE CRISTINA DO NASCIMENTO MATOS
DATA: 29/08/2019
LOCAL: Instituto de Estudos Costeiros, Universidade Federal do Pará - Bragança

Etnoconhecimento e Caracterização da fauna íctica em uma comunidade dos Campos Alagados, Nordeste Paraense, Amazônia Costeira

Campos Alagados, Tracuateua, Chapada, Vóia, Malhadeira

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Engenharia de Pesca

Os Campos Alagados estão localizados ao norte do município de Tracuateua, pertencente a microrregião bragantina, nordeste do estado do Pará. São de origem flúvio-marinha, típicos de terrenos baixos e planos, de costas oceânicas dominadas por maré, sendo associados com área de manguezal. São totalmente inundáveis no período chuvoso, atingindo até 1,5m de lâmina d’água, sendo comum nessa época a presença de uma diversidade de peixes, servindo como local de abrigo, refúgio e alimentação, representando, portanto, um ecossistema com grande relevância socioambiental. Para o presente trabalho, pretende-se realizar a caracterização da ictiofauna, especificamente da comunidade da “Chapada”, além de traçar o perfil socio-econômico das famílias residentes na área, aliando dados do conhecimento ecológico local aos obtidos mensalmente através das coletas de dados biológicos. Para isso, serão realizadas coletas mensais ao longo de um ano nos três pontos selecionados em função da influência do ambiente costeiro, utilizando diferentes apetrechos de pesca, como a malhadeira, vóia (ação similar ao espinhel, típico dessa região), e tarrafa. Será realizado o mapeamento das propriedades que possuem piscicultura, assim como investigado quais espécies estão sendo cultivadas. Haverá a aplicação de questionários acerca do conhecimento ecológico local dos moradores da comunidade no que diz respeito a atividade pesqueira na região, para entender a sua percepção em relação ao recurso, a sua importância e como está sendo usado. Espera-se conseguir traçar o perfil desta comunidade, gerando informações a cerca do ambiente, de como utilizam os recursos disponíveis e as principais espécies de peixes encontradas considerando as estações chuvosa e seca.

Interno - 1199075 - CRISTIANA RAMALHO MACIEL
Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Externo ao Programa - 1488306 - CARLOS ALBERTO MARTINS CORDEIRO
Externo ao Programa - 2244947 - DANIEL ABREU VASCONCELOS CAMPELO