Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAMAIRA COSTA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAMAIRA COSTA E SILVA
DATA: 26/08/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Bragança - PA
TÍTULO:

EFEITOS DA UTILIZAÇÃO DA FARINHA DE INSETO COMO FONTE PROTEICA EM DIETAS PARA ACARÁ SEVERO (Heros severus) (HECKEL, 1840)


PALAVRAS-CHAVES:

ciclídeo amazônico, ingredientes alternativos, nutrição animal, piscicultura ornamental


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Aqüicultura
ESPECIALIDADE: Piscicultura
RESUMO:

Devido aos altos preços dos alimentos para peixes ornamentais e à necessidade de ingredientes mais sustentáveis e ecologicamente corretos, a farinha de insetos vem surgindo como uma alternativa, principalmente à utilização de farinha de peixe. A produção de farinhas de peixe tem forte impacto sobre os recursos marinhos e, embora o uso deste ingrediente na formulação de dietas para peixes ornamentais seja menor em comparação com a aquicultura de peixe de corte, a utilização deste alimento deve ser repensada e alternativas devem ser pesquisadas. A farinha de inseto apresenta níveis de proteína semelhante à farinha de peixe e perfil de aminoácidos essenciais bem equilibrado, além disso, são consideradas boas fontes de minerais. Dentre as espécies de peixes ornamentais, o ciclídeo amazônico acará severo (Heros severus) vem sendo valorizado pelo mercado da aquariofilia, principalmente devido a coloração e comportamento. Portanto, o presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da inclusão de farinha de inseto (Nauphoeta cinérea), em substituição a farinha de peixe, em dieta para acará severo. Para isso, 150 alevinos de acará severo serão distribuídos em 15 aquários (100L) e alimentados com cinco dietas contendo 0, 10, 20, 30 e 40% de inclusão de farinha de inseto em substituição à farinha de peixe. O experimento será realizado em delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. Os peixes serão alimentados diariamente, por 60 dias, com as dietas teste. Ao final do período experimental todos os peixes, dos diferentes tratamentos, serão pesados e contados para a determinação das varáveis de desempenho produtivo. Amostras sanguíneas serão retiradas para determinação das variáveis hematológicas e dos parâmetros fisiológicos. Posteriormente, os peixes serão eutanasiados e liofilizados para determinação da composição corporal, o intestino e o fígado serão coletados para as análises de histomorfologia e hisometria. Dessa forma, com a presente proposta será possível compreender os efeitos da utilização de farinha de inseto, como fonte proteica alternativa a farinha de peixe, em dietas para o ciclídeo ornamental amazônico acará severo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2244947 - DANIEL ABREU VASCONCELOS CAMPELO
Interno - 1962844 - GALILEU CROVATTO VERAS
Externo ao Programa - 2417425 - LORENA BATISTA DE MOURA
Externo ao Programa - 1081652 - ZELIA MARIA PIMENTEL NUNES
Notícia cadastrada em: 24/07/2019 15:29
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1