Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDUARDA GARCIA DE SOUSA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDUARDA GARCIA DE SOUSA PEREIRA
DATA: 31/05/2019
LOCAL: Instituto de Estudos Costeiros, Universidade Federal do Pará - Bragança

ETNOCONHECIMENTO E PESCA DO CAMORIM Centropomus undecimalis (CENTROPOMIDAE - CENTROPOMUS) NA ZONA COSTEIRA AMAZÔNICA BRASILEIRA

Manejo; sustentabilidade; profissionais da pesca; socioeconomia.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Recursos Pesqueiros Marinhos
ESPECIALIDADE: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos

O camorim é um recurso pesqueiro amplamente explorado pela frota artesanal e industrial no litoral amazônico, contribuindo na produção de alimentos, geração de renda e trabalho. Contudo, é um recurso pouco conhecido e dependente dos ecossistemas costeiros, ambiente sob pressão antrópica e/ou pesqueira, tornando-se necessário à realização dessa pesquisa, visando gerar informações que qualifiquem o manejo desse recurso considerando o Conhecimento Ecológico Local. Diante desses pontos, a presente pesquisa tem como objetivos: Registrar e descrever o Conhecimento Ecológico Local dos pescadores sobre a bioecologia do camorim no litoral amazônico brasileiro; Descrever os aspectos relacionados a pesca do camorim no litoral amazônico brasileiro; e Caracterizar os hábitats utilizados pelo camorim (juvenil e adulto) no sistema estuarino do Caeté. Para atender aos objetivos, a área de estudo abrangerá a área de atuação da frota industrial e artesanal estabelecida nessa região, dada a ocorrência dessa espécie ao longo do litoral amazônico e sua participação em diversos sistemas de pesca. Para isso, os dados serão coletados no município de Bragança (Pa), especificamente, na Sede (empresa de pesca), comunidades pesqueiras (Vila do Bonifácio, Vila dos Pescadores, Castelo, Taperaçu Porto, Bacuriteua, Treme e Caratateua) e no estuário do rio Caeté. A obtenção de informações em diferentes fontes proporcionará uma análise mais abrangente com foco multidisciplinar. Aspectos bioecológicos e pesqueiros do camorim serão obtidos através de informações coletadas a partir de entrevistas semi-estruturadas e observações diretas em campo. Adicionalmente, dados de desembarques pesqueiros foram obtidos junto à empresa de pesca ao longo do ano de 2018. A caracterização do hábitat, bem como o uso desses ambientes pelos camorins, será realizada com base nas informações referente à caracterização das estruturas dos bosques de manguezal, biomassa acima do solo, batimetria, sedimentologia, local de ocorrência do camorim, sazonalidade e literatura científica. Com os resultados obtidos, espera-se contribuir com o manejo do recurso com vista à gestão compartilhada.

Presidente - 2490593 - GRAZIELLE FERNANDA EVANGELISTA GOMES
Interno - 2244947 - DANIEL ABREU VASCONCELOS CAMPELO
Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Externo ao Programa - 1304822 - FRANCISCO CARLOS ALBERTO FONTELES HOLANDA