Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKELINE DE OLIVEIRA MIRANDA

DISCENTE: JACKELINE DE OLIVEIRA MIRANDA
DATA: 02/10/2018
LOCAL: Instituto de Medicina Veterinária

EFEITO DO RESFRIAMENTO DE SÊMEN EM DILUIDOR A BASE DE ACP-118® (água de coco em pó) ASSOCIADO A ANTIOXIDANTES CATALASE E TROLOX SOB A MORFOMETRIA DE ESPERMATOZOIDES DE MACACO PREGO (Sapajus apella Linnaeus, 1758)

Conservação, biometria espermática, primatas neotropicais, macaco-prego, reprodução, ex-situ.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
ESPECIALIDADE: Inseminação Artificial Animal

A análise morfométrica espermática pode auxiliar na identificação de alterações dessas células dentro de determinado grupo/animal ou após um procedimento de manipulação in vitro de sêmen. Estudos relacionados à reprodução da espécie de primata neotropical Sapajus apella, os apontam como um modelo biológico com grande potencial na biotecnologia de reprodução. Contudo, apesar do sêmen desse primata já ter sido descrito bem como utilizado em biotecnologias, não há relatos no tocante a morfometria dos espermatozoides, o qual pode ser utilizada futuramente como um parâmetro na avaliação da qualidade seminal e na seleção de machos para a reprodução. O presente trabalho tem como objetivo descrever a morfometria espermática em macaco prego (Sapajus apella) e avaliar os efeitos do processo de resfriamento sobre a morfometria espermática do sêmen diluído em ACP-118® (água de coco em pó) com e sem adição de antioxidantes Trolox e Catalase, e se os efeitos têm relação com qualidade seminal. Serão obtidas imagens de espermatozoides dos esfregaços de sêmen, corados com eosina/nigrosina, de seis indivíduos de S. apella (n=6), mantidos em cativeiro no Centro Nacional de Primatas (Ananindeua-PA). A análise morfométrica dos espermatozoides será auxiliada utilizando o software de processamento de imagens Image J. Os espermatozóides serão mensurados quanto aos parâmetros de tamanho de: área [A], perímetro [P], comprimento [L], largura [W] de cabeça. As imagens serão gravadas pelo programa NIS Elements BR versão 4.0. Apenas os espermatozoides sem defeitos morfológicos serão avaliados. As medições serão realizadas com o software Image J ®1.46r (Wayne Rasband National Institutes of Health, IH, Bethesda, MD, EUA) usando a ferramenta Threshold, Wand (rastreamento) e Straight (linha segmentada).  Os dados serão avaliados utilizando a análise de variância unidirecional (ANOVA), seguido da diferença menos significativa protegida de Fisher (LSD) como teste post hoc, e um valor P <0,05 será considerado como estatisticamente significativo.

Presidente - 1354467 - SHEYLA FARHAYLDES SOUZA DOMINGUES
Interno - 1747255 - MOYSES DOS SANTOS MIRANDA
Externo à Instituição - MARCELA DA SILVA CORDEIRO
Externo à Instituição - RINALDO BATISTA VIANA