Banca de QUALIFICAÇÃO: JHONATAN WILLIANS PIMENTEL COSTA

DISCENTE: JHONATAN WILLIANS PIMENTEL COSTA
DATA: 23/08/2018
LOCAL: Sala de treinamento Biodatta - IECOS, Bragança

MANEJO REPRODUTIVO E MORFOLOGIA FUNCIONAL DO ESTÔMAGO DE LARVAS DO CAMARÃO ORNAMENTAL MARINHO Lysmata wurdemanni

Ablação pedúnculo ocular; Desenvolvimento larval; Insulin-like Growth Factor; Lysmatidae

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais

Camarões do gênero Lysmata se destacam por apresentarem um sistema sexual peculiar, uma abundante variedade de padrão de coloração, ampla distribuição mundial e uma grande importância econômica no ramo da aquariofilia marinha. No cultivo de L. wurdemanni, a larvicultura é a fase mais complexa, necessitando de um eficiente controle da alimentação. Neste contexto, os estudos morfológicos das estruturas internas do estômago de larvas desses camarões se apresentam com grande relevância, permitindo a geração de informações referentes aos hábitos alimentares que podem possibilitar a escolha de alimentos mais adequados durante a larvicultura, influenciando positivamente na qualidade do cultivo. Além disso, não há registro na literatura sobre os efeitos da ablação do pedúnculo ocular para L. wurdemanni relacionados com a expressão do gene IGF (Insulin-like Growth Factor) em indivíduos hermafroditas, em que o mesmo é responsável pela regulação do metabolismo, reprodução e crescimento em crustáceos, assim como acredita-se que este gene possa ser um fator controlador do sexo no hermafrodita protândrico simultâneo. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é descrever e ilustrar o estômago dos primeiros estágios larvais do camarão ornamental marinho L. wurdemanni, relacionando com a sua funcionalidade, e verificar a resposta da expressão do gene IGF em indivíduos na fase hermafrodita após ablação do pedúnculo ocular. Após a aquisição dos espécimes, será realizado a larvicultura para obtenção das larvas para as análises referentes à morfologia funcional do estômago e para reposição de estoque. Em seguida, os camarões adquiridos serão submetidos a ablação do pedúnculo ocular por meio de corte do pedúnculo, seguido de cauterização à quente. Em seguida serão remanejados para tanques de acasalamento divididos em dois grupos: (1) camarões hermafroditas ablados com camarões machos ablados e, (2) camarões hermafroditas não-ablados com machos não-ablados (grupo controle). Os camarões ficarão sob observação nos tanques de acasalamento por pelo menos 10 dias para verificar se ocorrerá ou não o acasalamento. Posterior a esta etapa, será averiguado a expressão do gene IGF em indivíduos ablados e não-ablados a partir da extração da glândula androgênica dos camarões. Para isso, serão extraídos o RNA, realizadas as reações de transcriptase reversa e padronizados os iniciadores para RTPCR. Serão padronizados os iniciadores para PCR em Tempo Real (qPCR) e por fim, os dados serão submetidos à análise de variância (ANOVA) fatorial ao nível de significância de 5% por meio do programa Statistica 7.0.

Presidente - 1199075 - CRISTIANA RAMALHO MACIEL
Interno - 2490593 - GRAZIELLE FERNANDA EVANGELISTA GOMES
Externo ao Programa - 2244947 - DANIEL ABREU VASCONCELOS CAMPELO
Externo ao Programa - 1656792 - MARCOS FERREIRA BRABO