Banca de QUALIFICAÇÃO: BLENDA PATRÍCIA DAMASCENO DE OLIVEIRA

DISCENTE: BLENDA PATRÍCIA DAMASCENO DE OLIVEIRA
DATA: 31/08/2018
LOCAL: Auditório do Instituto Sócioambiental e dos Recursos Hídricos - ISARH/ UFRA

Integração lavoura-pecuária-floresta no estado do Pará, Brasil: estudo de caso sobre a gestão de propriedades no município de Paragominas.

Pecuária sustentável, sistemas agropecuários na Amazônia, sustentabilidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais

Os acordos internacionais firmados com o propósito de manter o aquecimento global baixo, a exemplo da COP 21, têm intensificado a busca por sistemas agropecuários que sejam, ao mesmo tempo, produtivos, econômicos, intensivos e sustentáveis. Nesse sentido, o governo brasileiro, entre outros compromissos, assumiu a meta de até 2030 acabar o desmatamento ilegal, reflorestar 12 milhões de ha de terra, recuperar 15 milhões de pastagens degradadas e implantar cinco milhões de áreas com o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta - ILPF. Com isto, os produtores devem integrar-se ao desenvolvimento tecnológico, para melhorar práticas produtivas e atender as exigências de mercado, sem prejudicar a biodiversidade ou o ambiente. Há de se considerar, no entanto, as dificuldades na adoção dos sistemas de ILPF, em razão de sua maior complexidade de gestão da propriedade e da própria produção em si que, necessariamente, carece de maior nível de conhecimento sobre as combinações mais eficientes, do ponto de vista socioambiental e econômico, para os diferentes ambientes e escalas de produção. O estudo será realizado no município de Paragominas, Pará, situado na Mesorregião Sudeste Paraense, onde serão levantados dados, através de visitas técnicas e acompanhamento das atividades, em três propriedades que realizam a ILPF. As visitas serão realizadas em diferentes épocas do ano para levantar informações sobre os sistemas adotados. A escolha das datas de visitas levará em consideração parâmetros como safra, entressafra, diferentes épocas climáticas, onde será observada a forma que os produtores realizam a gestão e conduzem as atividades nas propriedades. Os resultados da pesquisa visam categorizar os tipos de problemas enfrentados, atividades desenvolvidas, dinâmica produtiva, identificação dos principais entraves para implantação da ILPF,  avaliação do nível tecnológico e dos custos de produção. A pesquisa, portanto, pretende contribuir com informações estratégicas sobre a integração de sistemas pecuários com os componentes florestal e agrícola, ainda pouco comuns na região Norte, mas com potencial para ampliar o reflorestamento, os benefícios ao solo e ao ambiente, maior absorção de mão de obra local, aumento da produtividade e economicidade ao sistema de produção, com ganhos de renda e benefícios ao desenvolvimento mais sustentável na Amazônia. Dessa forma, este trabalho visa identificar e avaliar as principais oportunidades e entraves do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, quanto à sustentabilidade e economicidade, no estado do Pará, Brasil.

Presidente - 021.544.042-00 - JOSE DE BRITO LOURENCO JUNIOR - UFPA
Externo à Instituição - ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA
Externo à Instituição - CYNTIA MEIRELES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARCOS ANTÔNIO SOUZA DOS SANTOS