Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA PIMENTEL DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELA PIMENTEL DE ANDRADE
DATA: 05/04/2018
LOCAL: Sala de aula do Programa de Pós-graduação em Biologia Aamiental (Bragança)

VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA ESTRUTURA E DINÂMICA DO MESOZOOPLÂNCTON EM UM ESTUÁRIO TROPICAL DO LITORAL AMAZÔNICO (PARÁ, BRASIL)

Plâncton, Ocorrência, Distribuição, Estuários amazônicos.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Aqüicultura

O presente projeto tem por objetivo principal estudar em escala espacial e temporal as variações da estrutura e dinâmica populacional da comunidade mesozooplanctônica do estuário do Caeté (norte do Brasil), incluindo sua biomassa e taxas de produção, bem como avaliar as inter-relações existentes entre estas e as variáveis climatológicas, hidrológicas e hidrodinâmicas. As coletas foram  realizadas durante marés de quadratura e sizígia, em três estações fixas localizadas ao longo do estuário estudado (estuário superior-S1, médio-S2 e inferior-S3), utilizando para tal redes cônicas de plâncton com aberturas de malha de 200 μm. Neste ambiente, as amostragens de plâncton e de água ocorreram em outubro, dezembro de 2013, setembro, dezembro de 2014 e dezembro de 2015 (estação seca) e em junho de 2013, abril, junho de 2014, março e junho de 2015 (estação chuvosa). As coletas ocorreram nos períodos de enchente e vazante, em intervalos regulares de três horas, ao longo de um período de 24 horas, totalizando em 270 amostras. Os dados de precipitação e velocidade dos ventos foram cedidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, já os de descarga do rio Caeté foram obtidos através da Agência Nacional de Águas – ANA. Para medir as elevações dos níveis de maré foram  utilizados sensores de pressão acoplados a CTDO’s, os quais foram fundeados nas três estações amostrais e corrigidos pelo nível de redução fornecido pelo Departamento de Hidrografia e Navegação (DHN). A salinidade, temperatura, as concentrações de oxigênio dissolvido e a turbidez foram  medidos in situ por intermédio de CTDO’s, (modelos XR-420). O pH foi medido através de um pHmetro de bancada. As estimativas das concentrações de clorofila-a e nutrientes dissolvidos foram determinadas por espectrofotometria. A identificação, contagem e classificação dos espécimes do mesozooplâncton vêm sendo analisadas. A identificação, contagem, separação em categorias (machos, fêmeas não ovígeras e ovígeras) e cálculo da taxa de produção diária dos copépodos que compõe a família Pseudodiaptomidae já foi concluída. As análises estatísticas vêm sendo realizadas através dos pacotes estatísticos STATISTICA 8.0 e PRIMER, versão 6, considerando um  nível de significância de 5%. Em linhas gerais, o estudo e a caracterização da comunidade zooplanctônica do estuário do Caeté constituem  importante instrumento para determinação das interações tróficas existentes neste ecossistema e para a avaliação do efeito das oscilações mensais e sazonais causadas por forças naturais ou antrópica sobre a mesma. Por fim, estes dados possibilitarão a elaboração e divulgação dos resultados, a partir da preparação de três artigos científicos.

Presidente - 1364384 - RAUQUIRIO ANDRE ALBUQUERQUE MARINHO DA COSTA
Interno - 1199075 - CRISTIANA RAMALHO MACIEL
Externo ao Programa - 2244947 - DANIEL ABREU VASCONCELOS CAMPELO
Externo ao Programa - 2354455 - FERNANDO ARAUJO ABRUNHOSA