Banca de QUALIFICAÇÃO: JOEL ARTUR RODRIGUES DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOEL ARTUR RODRIGUES DIAS
DATA: 09/03/2018
LOCAL: embrapa tabuleiros Costeiros - Aracaju Sergipe

Relação Carbono: Nitrogênio, fontes de carbono, estratégia alimentar e produtiva na criação de juvenis de Colossoma macropomum Cuvier, 1818 em sistema bioflocos

Superintensivo, desempenho zootécnico, sanidade, sistema heterotrófico.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Aqüicultura
ESPECIALIDADE: Piscicultura

Com o acentuado crescimento da atividade aquícola, sistemas de criação intensiva com baixa utilização de água vêm se fortalecendo como prioritários ao setor, que além disso, visam melhorias na seleção de matrizes, práticas de biosseguridade e sistemas superintensivos de racionalização dos corpos hídricos. Como alternativa em suprir esta demanda, nos últimos anos, vem sendo adotada a tecnologia de bioflocos (Biofloc Technology System-BFT), técnica que traz como finalidade melhorias em produtividade por unidade de área, baixa renovação de água e evita a disseminação de organismos patogênicos com o ambiente, a partir do tratamento de efluente mais eficaz, com reduzidos níveis de descarga por unidade de biomassa produzida, quando comparado aos sistemas de produção convencionais na piscicultura. Diante do exposto, estratégias produtivas que ponderem o melhor uso dos recursos e espaço, são determinantes para a viabilidade econômica do setor, como a eficiente densidade de estocagem do lote, que não comprometa os seus valores zootécnicos, sanitários e de bem estar animal, além das estratégias de manejo alimentar, que são fundamentais para o êxito de sua cadeia produtiva, como a taxa e frequência de alimentação. Dentre as espécies de grande relevância no mercado nacional, o tambaqui Colossoma macropomum aponta grande relevância econômica produtiva, por sua facilidade de manejo, adaptação em sistemas de confinamento produtivo e crescimento de produção em 38% nos últimos anos. Todavia se faz necessário a avaliação dos parâmetros biológicos e produtivos da espécie específica, que aprimorem o seu pacote tecnológico em sistema de bioflocos, cujo ainda é escasso, a fim de suprir a sua demanda de mercado, hábito alimentar e adaptação aos sistemas de confinamentos superintensivos, incrementando desta forma, as suas técnicas de produção. Para o trabalho serão realizados ensaios prévios, para se determinar a melhor relação C:N (15:1; 20:1; 25:1) e fonte de carbono oriundos de resíduos da industrialização de côco e mandioca, para a criação de juvenis de C. macropomum em sistema de bioflocos, sobre posse de um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x2 com três repetições. Para o manejo alimentar será empregado três taxas alimentares de 1,5%, 3% e 5% da biomassa total dos tanques.dia-1, distribuídos na frequência de duas ou quatro vezes ao dia (7:00 e 10:00 - 7:00; 10:00; 13:00 e 16:00), com três repetições cada. Como estratégia produtiva na densidade de estocagem será empregado o uso de 10, 15 e 20 peixes.m-3 em um delineamento inteiramente casualizado com três repetições. A qualidade de água será monitorada diariamente, duas vezes ao dia, para as variáveis de temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica e pH. Já para os sólidos suspensos totais, alcalinidade e compostos nitrogenados serão monitorados em dias alternados, três vezes por semana. Ao início e final de cada experimento, durante 60 dias, os animais serão submetidos às análises de taxas produtivas para comprimento total, padrão, altura e peso, para posterior análise em ganho de peso, taxa de crescimento específico, fator de condição, conversão alimentar aparente, produtividade e sobrevivência. Ao término da avaliação zootécnica, os organismos serão submetidos a desafio sanitário com a bactéria patogênica Aeromonas hydrophila, diante de sua concentração letal para então ser utilizada no desafio sanitário na água de cultivo, para posterior coleta sanguínea dos animais às análises de contagem total de leucócitos, proteína plasmática total e índices hematimétricos. Além disso serão estimadas as atividades enzimáticas digestivas (pepsina, amilase, lipase, fosfatase alcalina e proteína total) realizadas a partir da dissecação e coleta do estômago e intestino, como também, as análises histológica para brânquias, músculo e fígado a fim de observar a influência de um sistema com mínima renovação de água diante dos seus parâmetros produtivos de desempenho zootécnico, fisiológico e imunológico em juvenis de Colossoma macropomum.

Presidente - 253.272.658-03 - RODRIGO YUDI FUJIMOTO - UFPA
Externo à Instituição - ALEXANDRE NIZIO MARIA
Externo à Instituição - CAROLINA NUNES COSTA BOMFIM
Externo à Instituição - PAULO CESAR FALANGHE CARNEIRO