Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO PAULO RIBEIRO LUNA

DISCENTE: JOAO PAULO RIBEIRO LUNA
DATA: 22/03/2018
LOCAL: Instituto de Estudos Costeiros - Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança

PROTOCOLOS FORENSES PARA IDENTIFICAÇÃO RÁPIDA DE LUTJANÍDEOS (LUTJANIDAE – PERCIFORMES) BASEADOS EM mtDNA PCR-RFLP

Lutjanidae, mtDNAPCR-RFLP, pargos, vermelhos

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Animal

Os peixes da família Lutjanidae são comumente encontrados em regiões tropicais, habitando profundidades de até 550 m, associados ao fundo, próximos a substratos rochosos ou recifes. As espécies se parecem bastante quanto a caracteres morfológicos, padrões de coloração, que podem variar de acordo com o estágio de desenvolvimento do organismo, podendo comprometer a diagnose desses táxons. São comumente conhecidos como pargos, vermelhos, ou do inglês Snappers, sendo recursos pesqueiros de alto valor comercial em suas regiões de ocorrência. Além da dificuldade em identificar os lutjanídeos com base apenas em sua morfologia, o processamento tem ganhado expressão no tratamento dado ao pescado que é comercializado, sendo uma alternativa necessária à crescente demanda por alimento para consumo humano. No entanto, a crescente popularidade dos produtos processados do pescado estão abrindo um caminho para diversos tipos de fraudes, sendo a substituição de espécies de alto valor comercial por outras menos valorizadas a pratica mais comum. Atualmente diversos procedimentos estão disponíveis para a autenticação robusta e segura de frutos do mar. Dentre as técnicas utilizadas, a ferramenta incluindo a PCR-FINS de marcadores mitocondriais, seguida da digestão com enzimas de restrição (mtDNAPCR-RFLP) tem gerado excelentes resultados para uma serie de pescados e seus derivados. Em um trabalho recente, nosso grupo propôs um protocolo rápido de autenticação baseado em padrões de banda obtidos a partir de PCR-Multiplex. Foram desenvolvidos iniciadores espécie-específicos para as três espécies economicamente mais relevantes para a costa Norte do Brasil, L. purpureus, L. synagris e Ocyurus chrysurus. Foi possível observar padrões de bandas específicos caracterizando cada uma das três espécies e não compartilhados pelos demais lutjanídeos. No entanto, não foi possível incluir no protocolo um padrão específico para R. aurorubens, a espécie substituinte nos filés rotulados como pargo. Portanto, a ideia principal deste trabalho, é desenvolver protocolos baseados na técnica de PCR-RFLP para a identificação das 10 espécies de Lutjaninae que ocorrem na costa do Brasil, sendo os marcadores alvos a serem testados, os genes mitocondriais rDNA16S (16S), Cytocromo b (Cytb) e Citocromo Oxidase, subunidade I (COI).

Presidente - 2490593 - GRAZIELLE FERNANDA EVANGELISTA GOMES
Externo ao Programa - 1199075 - CRISTIANA RAMALHO MACIEL
Externo ao Programa - 2478965 - JULIANA ARARIPE GOMES DA SILVA
Externo ao Programa - 2378657 - MARCELO NAZARENO VALLINOTO DE SOUZA