Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO JOSE CORECHA FERNANDES EIRAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO JOSE CORECHA FERNANDES EIRAS
DATA: 27/02/2018
LOCAL: Bragança

EFEITO DA SUBSTITUIÇÃO DE NÁUPLIOS DE Artemia sp. POR Moina sp. E ENRIQUECIMENTO DE Moina sp. COM ÓLEO DE CANOLA NA LARVICULTURA DE ACARÁ BANDEIRA (Pterophyllum scalare) E ACARÁ SEVERO (Heros severus)

Alimento vivo, alimento alternativo, pós-larvas, cladócero, emulsão lipídica.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia

A família dos ciclídeos compõem uma parte significativa no comércio ornamental, uma vez que esta família é constituída por peixes muito populares entre os aquaristas. O acará bandeira, Pterophyllum scalare (Schultze, 1823), e o acará severo, Heros severus (Heckel, 1840), são espécies de ciclídeos endêmicos da América do Sul. São animais chamativos, devido as diversidades de cores e comportamentos peculiares, além de possuírem grande rusticidade, característica importante na sua produção em cativeiro. Um dos pontos críticos na criação dos peixes ornamentais é a larvicultura, constituindo a fase de maior fragilidade do animal e de menor taxa de sobrevivência. Nesta fase, os alimentos vivos são os mais utilizados para nutrição dos organismos cultivados, especialmente os náuplios de Artemia sp. Todavia este organismo origina-se de ambientes marinhos, dificultando assim a sua sobrevivência por longo período em água doce, com consequente diminuição do consumo deste recurso alimentar pelas larvas de peixes e diminuição da qualidade da água. Alguns alimentos vivos são bastante pesquisados como alternativa parcial ou total para o uso de náuplios de Artemia sp. na larvicultura de peixes. Dentre estes, destaca-se o cladócero dulcícola Moina sp. A Moina sp. é um dos organismos zooplanctônicos mais utilizados na alimentação das larvas de peixes, devido a sua predominância em ambientes naturais e por diversos outros fatores tais como: fácil cultivo, rápido crescimento e presença de enzimas importantes na digestão de pós-larvas de peixes, além de possuírem altos níveis de proteína bruta e lipídeos. Todavia, nem sempre os alimentos vivos contém a quantidade ideal de nutrientes para a pós-larvas de peixes, sendo necessário a adição artificial de nutrientes ao alimento vivo. A técnica de enriquecimento consiste no procedimento de incorporação de aminoácidos, vitaminas, ácidos graxos, o que pode melhorar a qualidade nutricional de organismos do zooplâncton tornando-os comparáveis nutricionalmente com a Artemia sp. A emulsão de lipídios é uma das técnicas de enriquecimento mais empregadas. Os óleos vegetais são ricos em ácidos graxos insaturados C18 e são cada vez mais utilizados na aquicultura como alternativa aos óleos de peixes, devido ao seu baixo custo e maior oferta de produto. Assim, a determinação da proporção de Moina sp. utilizada como alimento e o uso de óleos vegetais para a incorporação nutricional deste organismo se destacam como um importante manejo alimentar para a larvicultura de várias espécies de peixes dulcícolas neotropicais. Com isso o presente estudo objetiva-se verificar o efeito da substituição de náuplios de Artemia sp. por Moina sp., bem como do enriquecimento desta última com óleo de canola e linhaça sobre o desenvolvimento zootécnico e perfil lipídico de pós-larvas de acará bandeira e acará severo.

Presidente - 1364384 - RAUQUIRIO ANDRE ALBUQUERQUE MARINHO DA COSTA
Externo ao Programa - 2244947 - DANIEL ABREU VASCONCELOS CAMPELO
Externo ao Programa - 2354455 - FERNANDO ARAUJO ABRUNHOSA
Externo ao Programa - 1355002 - LUCI CAJUEIRO CARNEIRO PEREIRA