Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DÁRIO LISBOA FERNANDES NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÁRIO LISBOA FERNANDES NETO
DATA: 23/01/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas MAT05
TÍTULO:

Qualidade dos ovos e desempenho produtivo de fêmeas muçuãs (Kinosternon scorpioides) na fase de postura submetidas a diferentes teores de cálcio.


PALAVRAS-CHAVES:

Manejo reprodutivo; Exigência nutricional; Quelônios; Animais Silvestres


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
RESUMO:

Na Amazônia o consumo de quelônios é muito mais do que uma simples maneira de se obter carne ou proteína é, também, parte da cultura. A criação em cativeiro de forma comercial é fundamental para combater a caça predatória e, consequentemente, evitar a extinção das espécies. Um maior conhecimento das exigências alimentares, quanto aos minerais, podem servir de base para formulações em dietas de quelônios, como alternativas para corrigir deficiências destes compostos nas rações fornecidas em cativeiro. Assim, neste estudo se objetivou avaliar a influência do cálcio na qualidade do ovo e no desempenho produtivo de fêmeas muçuãs (Kinosternon scorpioides) na fase de reprodutiva. O experimento será conduzido no Campus Experimental ErmersonSalimos - CEMES/BAGAM (Banco de Germoplasma da Amazônia Oriental). Serão utilizados 165 animais, sendo 150 fêmeas e 15 machos distribuídos num delineamento inteiramente casualizado em 15 unidades experimentais, na relação de 10:1 fêmeas:macho. Após o período de adaptação, os animais serão submetidos a cinco tratamentos com dietas isonutritivas variando apenas os níveis de cálcio (1.7, 2.7, 3.7, 4.7 e 5.7% Ca) em três repetições.Serão analisadas as seguintes variáveis: início da postura, produção de ovos, tamanho do ciclo de postura, números de ninhos, quantidade de ovos por ninhada, massa de ovos, peso dos ovos, largura e comprimento do ovo, cálcio na casca, cálcio na gema e na clara, consumo de ração, conversão alimentar por ovo (g/ovo), conversão alimentar por ganho de peso (g/g), consumo de cálcio, consumo de fósforo, coeficiente de metabolizabilidade aparente do cálcio (CMACA) e do fósforo (CMAP).Mensalmente os animais serão submetidos a pesagens e a biometria, sendo avaliadas também as medidas de comprimento de carapaça (CC), largura de carapaça (CL), comprimento de plastrão (CP), largura de plastrão (LP) e altura (AL).Ao final do período de postura um animal de cada unidade experimental será sacrificado para análise de rendimento de carcaça, peso dos órgãos, quantidade de cálcio, fósforo e minerais nos ossos, sangue, carne e carapaça, além dos parâmetros físico-químicos da carne. Serão realizados testes de resistência óssea, na carne e carapaça para determinar a resistência à deformação e quebra. Todos os dados serão tabulados para realização das análises estatísticas a partir da técnica de análise da variância (ANOVA).Quando o teste F for significativo, as médias serão comparadas pelo Teste de Tukey a 5% (ZAR, 1998), utilizando o software SAS (2001).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1172261 - DIVA ANELIE DE ARAUJO GUIMARAES
Interno - 326354 - OTAVIO MITIO OHASHI
Externo ao Programa - 2244947 - DANIEL ABREU VASCONCELOS CAMPELO
Externo ao Programa - 1656792 - MARCOS FERREIRA BRABO
Externo ao Programa - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Externo ao Programa - 1297519 - MOISES HAMOY
Notícia cadastrada em: 17/01/2018 15:20
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1