Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTHIA TAVORA DE ALBUQUERQUE LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTHIA TAVORA DE ALBUQUERQUE LOPES
DATA: 30/11/2017
LOCAL: Instituto de Medicina Veterinária - Campus Castanhal

Isolamento de células derivadas da pele de macacos Sapajus apella (Linnaeus, 1758) para fins de aplicação em biotécnicas reprodutivas

reprodução, skin-derived precursors, banco de germoplasma, vitrificação

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal

Células-tronco presentes nos compartimentos da pele são indispensáveis para a manutenção da homeostase, regeneração, reparação tecidual e reconstrução da integridade e funcionalidade após lesões. Em 2001 um protocolo de isolamento de precursores neurais foi adaptado para o isolamento de células-tronco da pele, referidas como “precursores derivados da pele” (SKPs), as quais foram diferenciadas, posteriormente, em células da linhagem germinativa, abrindo, assim, uma via de exploração para aplicações em biotecnologias da reprodução. Outro relevante aspecto sobre a pele, são as metodologias desenvolvidas para sua conservação e manutenção por longos períodos, o que permite a estocagem de suprimento biológico para inúmeras pesquisas, inclusive em biologia da conservação e criobiologia. Nesse contexto, considerando-se a necessidade de novas técnicas que contribuam para a preservação de espécies de primatas neotropicais, este trabalho tem como proposta o isolamento de células derivadas da pele de macacos Sapajus apella buscando-se, em acréscimo, o estabelecimento de um protocolo de criopreservação das amostras para posterior utilização em biotécnicas reprodutivas.

Presidente - 1354467 - SHEYLA FARHAYLDES SOUZA DOMINGUES
Interno - 1747255 - MOYSES DOS SANTOS MIRANDA
Interno - 2266630 - PEDRO PAULO MAIA TEIXEIRA
Externo ao Programa - 2890082 - Nathalia Nogueira da Costa de Almeida