Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ALEX LIMA BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO ALEX LIMA BARROS
DATA: 31/08/2017
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de aula do PPBA (Campus de Bragança)
TÍTULO:

Composição e variação espaço-temporal da comunidade zooplanctônica no estuário do rio Emboraí Velho (Nova Olinda – Pará - Brasil).


PALAVRAS-CHAVES:

Comunidade zooplanctônica, região costeira, relações ecológicas.


PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO:

A região costeira amazônica apresenta dinâmicos processos oceanográficos com fortes influências de aportes continentais. Estudos relacionados à variação espacial e sazonal das comunidades zooplanctônicas na costa amazônica já vem sendo desenvolvidos, principalmente em regiões estuarinas, as quais são conhecidos por sua alta produtividade primária. Entre a grande diversidade de organismos que habitam estes ambientes destaca–se o zooplâncton, uma vez que estes organismos possuem papel central na dinâmica dos ecossistemas aquáticos, sendo essenciais na ciclagem de nutrientes e no fluxo de energia, representando desta forma o elo trófico entre o fitoplâncton e os outros organismos da teia alimentar nestes ecossistemas. Neste sentido, tendo em vista a diversidade biológica destes ambientes e a complexidade hidrológica local, o presente trabalho tem por objetivo estudar a composição e as variações espaciais e temporais da comunidade zooplanctônica do rio Emborai Velho, localizado no município de Nova Olinda – Pará. As coletas serão realizadas entre o período de setembro de 2017 a agosto de 2018, durante as marés de quadratura (enchente/ vazante). Simultaneamente, serão obtidas medidas in situ de temperatura, salinidade, turbidez, bem como as concentrações de oxigênio dissolvido e clorofila–a com o auxílio de um CTDO com sensores de turbidez e clorofila–a. As amostras de zooplâncton serão coletadas por meio de arrastos subsuperficiais, sendo para tal utilizadas redes de cônicas plâncton com 60 cm de abertura de boca, 200 μm de malha e 2 m de comprimento. No laboratório serão identificados os grupos taxonômicos presentes nas amostras, e determinadas a densidade e os índices de diversidade e a equitablidade da comunidade zooplanctônica local. Os resultados obtidos serão de extrema importância para o entendimento das relações tróficas existentes no ecossistema a ser estudado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1199075 - CRISTIANA RAMALHO MACIEL
Externo ao Programa - 2354455 - FERNANDO ARAUJO ABRUNHOSA
Externo ao Programa - 1355002 - LUCI CAJUEIRO CARNEIRO PEREIRA
Presidente - 1364384 - RAUQUIRIO ANDRE ALBUQUERQUE MARINHO DA COSTA
Notícia cadastrada em: 23/08/2017 09:53
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1