Notícias

Banca de DEFESA: KAROL GUIMARAES OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAROL GUIMARAES OLIVEIRA
DATA: 24/06/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Ciência Animal
TÍTULO: Biometria testicular, caracterização e congelamento de sêmen de macacos-de-cheiro de vida livre (Saimiri vanzolinii, S. cassiquiarensis e S. macrodon) e cativeiro (S. collinsi) em água de coco em pó (ACP-118®)
PALAVRAS-CHAVES: Macaco-de-cheiro, sêmen, eletroejaculação, criopreservação, ACP-118
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais
RESUMO: Recentemente, o táxon Saimiri sciureus (macaco-de-cheiro) foi revisado e algumas subespécies são agora classificadas como espécies por alguns autores como: Saimiri collinsi, S. cassiquiarensis e S. macrodon. Características fenotípicas nestas espécies são bem determinadas. No entanto, informações sobre aspectos reprodutivos são ainda bastante escassas. O objetivo da primeira fase do trabalho foi determinar e correlacionar biometria testicular e análise do sêmen de macacos-de-cheiro de cativeiro (S. collinsi) e de vida-livre (S. vanzolinii, S. cassiquiarensis e S. macrodon). Foram mensurados comprimento, largura, altura e volume testiculares, bem como peso corporal do animal para a correlação de dados. O sêmen foi coletado por eletroejaculação. Não foi observada diferença entre testículos direito e esquerdo dentro de cada espécie. Observou-se correlação positiva entre o volume testicular e peso corporal apenas em S. vanzolinii e S. cassiquiarensis. O ejaculado foi constituído principalmente por uma fração coagulada em todas as espécies. Não foi observada correlação entre volume testicular e volume seminal. A qualidade do ejaculado foi semelhante entre as espécies. A segunda fase do trabalho teve como objetivo propor um protocolo de congelamento de sêmen de S. collinsi em diluidor a base de ACP-118® (água de coco em pó) testando duas concentrações de glicerol (1,5 e 3%) e um protocolo de resfriamento de sêmen sem adição de gema de ovo. Os protocolos desenvolvidos nos animais de cativeiro foram testados em campo nos animais de vida-livre com resultados bastante satisfatórios.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1354467 - SHEYLA FARHAYLDES SOUZA DOMINGUES
Interno - 245.207.131-53 - HELDER LIMA DE QUEIROZ - UFPA
Interno - 1747255 - MOYSES DOS SANTOS MIRANDA
Externo ao Programa - 1358305 - SIMONE DO SOCORRO DAMASCENO SANTOS
Externo à Instituição - ANITA ROBERTA STONE
Notícia cadastrada em: 11/06/2014 07:20
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1