Banca de DEFESA: NARIAN ROMANELLO

DISCENTE: NARIAN ROMANELLO
DATA: 30/06/2017
LOCAL: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Avaliação da qualidade do sêmen de touros Canchim (Bos taurus x Bos indicus) sob diferentes condições climáticas e tratamento hormonal

bovinos, ambiente tropical, termorregulação, GnRH, qualidade seminal.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
ESPECIALIDADE: Ginecologia e Andrologia Animal

O presente estudo visou aprimorar o conhecimento sobre as características fisiológicas e andrológicas de machos bovinos de raça composta em ambiente tropical e sob tratamento hormonal. No primeiro ensaio, foram utilizados 18 touros da raça Canchim (5/8 Charolês x 3/8 Zebu). Mensalmente, os animais foram avaliados quanto aos parâmetros fisiológicos (frequência respiratória e temperatura retal), hematológicos (hemograma completo), temperaturas da superfície corporal (globo ocular, flanco direito e escroto) e níveis hormonais (cortisol, triiodotironina-T3 e testosterona). Foram também realizadas as avaliações de integridade de parênquima testicular e qualidade seminal, além do calculo do Índice de Temperatura e Umidade e do Índice de Conforto de Benezra. Os dados mensais foram agrupados por estação climática (Inverno, Primavera e Verão), para monitoramento sazonal e comparação entre estações. No segundo ensaio, foram utilizados 20 touros da raça Canchim, divididos em quatro grupos, de acordo com sua qualidade seminal e de acordo com tratamento com GnRH (hormônio liberador de gonadotrofina) ou placebo. Assim, os grupos foram determinados: BQS+P: animais com baixa qualidade seminal tratados com placebo (n=5); BQS+H: animais com baixa qualidade seminal tratados com GnRH (n=5); AQS+P: animais com alta qualidade seminal tratados com placebo (n=5) e AQS+H: animais com alta qualidade seminal tratados com GnRH (n=5). O ensaio foi dividido em três fases: pré-tratamento, que considerou as médias das avaliações 18 dias antes do tratamento instituído (Pré -18D); tratamento, que considerou como D0 o primeiro dia de tratamento hormonal; e pós-tratamento, que se estendeu de 5D a 73D. Os animais foram avaliados quanto a temperatura de superfície escrotal, níveis séricos de testosterona, integridade de parênquima testicular e qualidade seminal. Os touros apresentaram eficiência termorregulatória mesmo em condições ambientais de maior desafio, que ocorreram nas estações de Primavera e Verão, sem alterações fisiológicas, hematológicas, nas temperaturas corpóreas, nos níveis hormonais e nos parâmetros andrológicos. A administração do hormônio GnRH mostrou-se eficiente para elevação da motilidade espermática progressiva, principalmente em touros de baixa qualidade seminal.

Presidente - 109.229.498-83 - ALEXANDRE ROSSETTO GARCIA - EMBRAPA
Externo à Instituição - CINTIA RIGHETTI MARCONDES
Externo à Instituição - ENEIVA CARLA DE CARVALHO CELEGHINI
Externo à Instituição - RUBENS PAES DE ARRUDA