Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ANTÔNIO SOUZA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS ANTÔNIO SOUZA DOS SANTOS
DATA: 13/01/2017
LOCAL: Universidade Federal Rural da Amazônia

A PECUÁRIA DE CORTE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: SISTEMAS DE PRODUÇÃO, MERCADO E AMBIENTE INSTITUCIONAL

Produção animal, Tecnologia, Análise econômica, Mercado, Amazônia.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais

O trabalho avalia as características tecnológicas dos sistemas de produção, o mercado e o ambiente institucional da pecuária de corte na Amazônia. A tese é composta por quatro capítulos, elaborados a partir de ampla base de dados oficiais sobre produção, mercados e políticas públicas de investimento, combinadas com a aplicação de métodos estatísticos e econométricos. O primeiro capítulo apresenta uma contextualização da produção, mercado e das mudanças no ambiente institucional da pecuária bovina nas últimas três décadas. No segundo capítulo utilizam-se dois métodos estatísticos multivariados, inicialmente aplica-se análise fatorial para identificar os fatores tecnológicos subjacentes e, a partir dos escores fatoriais, calcula-se um índice para aferir o nível tecnológico dos sistemas de produção de bovinos nos municípios da Amazônia. Também foi utilizada análise de agrupamentos para identificar grupos homogêneos de municípios quanto ao nível de adoção de tecnologias. No terceiro capítulo estima-se, a partir de métodos econométricos, uma função de produção do tipo Cobb-Douglas, com o objetivo de avaliar a eficiência técnica dos sistemas de produção de bovinos quanto ao uso dos fatores de produção (pastagens, trabalho e capital), além de identificar o efeito deslocamento causado pelo acesso aos serviços de assistência. O quarto capítulo avalia o mercado de bovinos a partir da estimação de um modelo econométrico de equações simultâneas de demanda e oferta. A finalidade é quantificar os efeitos de variáveis relevantes como preços, renda, salário rural, crédito rural, entre outras, sobre o comportamento da demanda e da oferta de bovinos para abate. Estes resultados são importantes para orientar os investimentos e as políticas públicas de fomento à pecuária de corte na Amazônia, numa perspectiva de inovação tecnológica e sustentabilidade.

Presidente - 021.544.042-00 - JOSE DE BRITO LOURENCO JUNIOR - UFPA
Interno - 671.634.163-34 - ANIBAL COUTINHO DO RÊGO - UFRA
Interno - 1550083 - ANDRE GUIMARAES MACIEL E SILVA
Interno - 919.708.650-91 - CRISTIAN FATURI - UFRA