Notícias

Banca de DEFESA: JOEL ARTUR RODRIGUES DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOEL ARTUR RODRIGUES DIAS
DATA: 10/02/2017
HORA: 10:00
LOCAL: campus de castanhal-UFPA
TÍTULO:

Bactéria probiótica durante a recria de juvenis de Colossoma macropomum Cuvier, 1818: Seleção, desempenho zootécnico e desafio sanitário.


PALAVRAS-CHAVES:

Bacillus cereus, hematologia, infecção experimental, produção


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Aqüicultura
ESPECIALIDADE: Piscicultura
RESUMO:

Com este trabalho objetivou-se selecionar cepas com potencial uso probiótico, espécie-específico, e avaliar os efeitos de sua suplementação dietética no desempenho zootécnico e aspectos sanitários de Colossoma macropomum desafiados com Aeromonas hydrophila. Para tanto, a avaliação in vitro de isolamento e seleção de cepas com potencial uso probiótico foi determinada frente à resistência aos fatores bioquímicos, resistência a ação dos sais biliares (5% p/v), teste de antagonismos à patógenos assim como avaliar o tempo de manutenção da cepa incluída na ração. As cepas foram identificadas geneticamente. Como produto das análises in vitro a cepa que apontou maior potencialidade foi identificada como Bacillus cereus, que seguiu à avaliação para suplementação dietética avaliando os parâmetros de desempenho zootécnico, as bactérias foram incluídas na ração a 32% de proteína bruta, em um delineamento inteiramente casualizado, constituídos de três tratamentos, 3,8 x 104, 3,8 x 106 e 3,8 x 108 UFC.g-1 de ração, mais um controle sem a inclusão do probiótico, com cinco repetições, utilizando um sistema de recirculação de água com 20 tanque de 150 L, filtro biológico e UV, a biomassa inicial foi de aproximadamente 19,77±0,6g, com 20 indivíduos em cada tanque. A cada 30 dias foram realizadas biometrias periódicas para o reajuste de ração e avaliação aos parâmetros de ganho de peso, comprimento e altura, taxa de crescimento específico, sobrevivência, conversão alimentar aparente e fator de condição de Fulton, durante 120 dias experimentais. O ultimo experimento avaliou a suplementação probiótica frente ao desafio sanitário com bactéria patogênica Aeromonas hydrophila após 120 dias de alimentação com a inclusão do probiótico, para tanto utilizou-se um (DIC), constituído dos peixes alimentados com ração probiótica e infectados com a dose sub-letal do patógeno, 2,7 x 106 UFC.g-1 de peixe, e mais dois controles, com e sem infecção ao patógeno, utilizando aquários de 60 L em sistema semiestático de aeração constante, com três repetições. O uso de B. cereus com finalidades probiótica, apontou para melhorias aos parâmetros de desempenho zootécnico ao tambaqui, assim como proporcionou melhores respostas inatas na avaliação hematológica da espécie desafiada com Aeromonas hydrophila.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253.272.658-03 - RODRIGO YUDI FUJIMOTO - UFPA
Externo ao Programa - 1488306 - CARLOS ALBERTO MARTINS CORDEIRO
Externo ao Programa - 1199075 - CRISTIANA RAMALHO MACIEL
Externo à Instituição - FABRICIO MENEZES RAMOS
Notícia cadastrada em: 04/01/2017 15:32
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1