Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA ISAURA DA COSTA FIGUEIREDO

DISCENTE: BRUNA ISAURA DA COSTA FIGUEIREDO
DATA: 30/08/2016
LOCAL: Auditório da Zootecnia Profissionalizante Campus de Belém

Características morfogênicas, estruturais, acúmulo de forragem e composição química de capim-Massai, submetido à adubação nitrogenada

Adubação, nitrogênio, perfilho

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Pastagem e Forragicultura
ESPECIALIDADE: Avaliação, Produção e Conservação de Forragens

As espécies de plantas forrageiras pertencentes ao gênero Panicum tem lugar de destaque na intensificação dos sistemas de produção a pasto, principalmente pelas características inerentes a planta como, elevada produção de biomassa, bom valor nutritivo, boa resposta a fertilização e tolerância ao pisoteio. Dentre os cultivares de maior importância econômica pertencentes à espécie Panicum maximum utilizados no Brasil, o capim-Massai se destaca pelo porte baixo, pequeno aumento no alongamento de hastes, boa capacidade de perfilhamento e rebrota após o corte, boa tolerância ao decréscimo de fósforo, altas concentrações de alumínio no solo resistência à cigarrinha-das-pastagens. O nitrogênio é o nutriente com maior impacto sobre a velocidade dos processos de crescimento e desenvolvimento vegetativo e a adubação nitrogenada é uma das práticas agronômicas mais comumente utilizadas para gerar aumentos em produtividade. O nitrogênio, por ser componente de compostos orgânicos essenciais à vida das plantas, como aminoácidos e proteínas, ácidos nucléicos, hormônios e clorofila é um dos nutrientes mais importantes para a produção das gramíneas forrageiras. O efeito da adubação nitrogenada é decorrente da maior produção de células evidenciando que, em condições favoráveis de adubação, a divisão celular e favorecida, promovendo aumento da taxa de aparecimento foliar (TApF) e alongamento foliar, características essas que aumentam o rendimento forrageiro. O nitrogênio também proporciona incremento nos teores de PB, e redução nos teores de FDN e FDA na MS da forragem produzida. Nos solos deficientes em N, o crescimento e o desenvolvimento da planta tornam-se lentos, a produção de perfilhos é negativamente afetada e o teor de proteína torna-se deficiente para o atendimento das exigências do animal. O experimento será conduzido na Fazenda Escola de Igarapé-Açu (FEIGA), em Igarapé-Açu, Pará, pertencente a Universidade Federal Rural da Amazônia, será estudado cinco doses de adubação nitrogenada no capim-Massai, em um delineamento em blocos casualizados com seis tratamentos correspondente aos níveis de adubação nitrogenada. O tratamento controle corresponde a dose zero de nitrogênio e os demais tratamentos corresponderam as doses 100; 200; 300; 400 e 500kg de N ha-¹ ano-¹, com cinco repetições, totalizando 30 unidades experimentais dispostas na forma de parcelas, com 12m² (3m x 4m) e separadas por corredores de 1m de largura.  As adubações serão parceladas em seis aplicações com intervalo de 30 dias durante o período chuvoso. Com isso objetiva-se com o presente estudo avaliar os efeitos da adubação nitrogenada nas características morfogênicas, estruturais de acúmulo e composição química do capim Panicum maximum cv. Massai submetidos ou não a diferentes doses de nitrogênio.

Presidente - 671.634.163-34 - ANIBAL COUTINHO DO RÊGO - UFRA
Interno - 919.708.650-91 - CRISTIAN FATURI - UFRA
Interno - 1717362 - FELIPE NOGUEIRA DOMINGUES
Externo à Instituição - WILTON LADEIRA DA SILVA