Banca de QUALIFICAÇÃO: TASSIA CRISTINA DA CRUZ PORTILHO

DISCENTE: TASSIA CRISTINA DA CRUZ PORTILHO
DATA: 06/03/2024
LOCAL: Instituto de Medicina Veterinária (on-line)

DUODENOSTOMIA GUIADA POR LAPAROSCOPIA: ESTUDO EXPERIMENTAL EM CADÁVERES DE FETOS BOVINOS

videolaparoscopia, ruminantes, canulação

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Clínica e Cirurgia Animal
ESPECIALIDADE: Clínica Cirúrgica Animal

A endocirurgia em animais de produção, como os ruminantes, tem ganhado destaque na medicina veterinária devido aos seus resultados promissores e à capacidade de proporcionar uma abordagem cirúrgica pouco invasiva, preservando o bem-estar animal e reduzindo o impacto na produção. Técnicas como endoscopia e videocirurgia têm sido amplamente utilizadas para pesquisas e procedimentos cirúrgicos, como a duodenostomia, que podem resolver desordens gastrointestinais e contribuir para estudos sobre fisiologia digestiva.

O estudo proposto visa descrever e padronizar uma técnica experimental de duodenostomia guiada por videolaparoscopia utilizando cadáveres de fetos bovinos. Seus objetivos incluem avaliar a viabilidade da técnica, investigar a anatomia duodenal em bezerros, apurar possíveis complicações associadas à duodenostomia, desenvolver habilidades cirúrgicas em um ambiente controlado e validar o protocolo cirúrgico para garantir sua consistência e segurança.

O experimento será conduzido no Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará, utilizando cadáveres de fetos bovinos (n = 8) obtidos de abate legalizado. O procedimento envolve a canulação videoassistida do duodeno dos cadáveres, seguido pela análise estatística das etapas do procedimento para validar a técnica proposta. A análise descritiva da cirurgia será realizada, assim como a distribuição de frequência de intercorrências e observações da técnica. A média e desvio padrão dos tempos cirúrgicos de cada etapa do procedimento serão aferidos. A estatística descritiva, bem como a distribuição de frequência serão processados no programa Bioestat, versão 5.3.

Presidente - 2266630 - PEDRO PAULO MAIA TEIXEIRA
Interno - 3148901 - MARLON RICHARD HILARIO DA SILVA
Externo à Instituição - RINALDO BATISTA VIANA
Notícia cadastrada em: 05/03/2024 15:50