Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA VICTÓRIA BOTELHO DA SILVA

DISCENTE: AMANDA VICTÓRIA BOTELHO DA SILVA
DATA: 05/03/2024
LOCAL: google meet

Biologia reprodutiva de Hemigrammus bellottii (Characiformes: Characidae) em uma área de mineração

Mineração; Metais Pesados; Biologia Reprodutiva; Hemigrammus bellotti

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Morfologia
SUBÁREA: Embriologia

A mineração é uma atividade antiga, com relevância econômica significativa no Brasil, especialmente no município de Paragominas, no Pará, conhecido por sua abundância e extração de recursos minerais. Os processos dessa atividade consequentemente elevam os níveis de metais pesados no meio ambiente, afetando ecossistemas aquáticos, interferindo em fatores como desenvolvimento e reprodução dos peixes. Diante desse cenário o estudo proposto visa analisar os efeitos da mineração na biologia reprodutiva de peixes da espécie Hemigrammus bellottii, em riachos do município de Paragominas no Pará. Foram coletados 170 indivíduos de H. bellottii, realizado a biometria, eutanasiados.  No laboratório foi realizada a remoção das gônodas para posterior análise histológica. Para os dados abióticos foram coletadas amostras água para análise de metais pesados e os parâmetros físico-químicos da água foram analisados in locu. Os resultados preliminares indicaram que para os parâmetros físico-químicos da água o OD apresentou maiores valores médios no período seco. A Turbidez apresentou maiores valores médios no período chuvoso, diferindo dos valores de Condutividade Elétrica que foram maiores no período seco. O pH manteve um nível similar com elevada acidez entre as áreas e todo o período estudado. Referente aos resultados bióticos, até o momento os indivíduos foram análisados de forma conjunta sem separação entre os sexos. Em relação a atividade reprodutiva expressa pelos valores do Índice Gonadossomático (IGS), observou-se uma diferença significativa entre os valores estudados, com valores mais altos durante o período chuvoso, indicando que os indivíduos estudados estavam mais ativos em termos de reprodução durante esse período em comparação ao período seco. De acordo com os resultados preliminares destaca-se a importância da sazonalidade na reprodução de H. bellotti.

Presidente - 1152695 - ROSSINEIDE MARTINS DA ROCHA
Interno - 1358305 - SIMONE DO SOCORRO DAMASCENO SANTOS
Externo ao Programa - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Externo ao Programa - 3323090 - YANNE ALVES MENDES