Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILLO HENRIQUE DA SILVA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILLO HENRIQUE DA SILVA LIMA
DATA: 15/03/2016
LOCAL: Hospital Veterinário - Campus II Castanhal

Avaliação clínica, parasitológica e molecular de bovinos e bubalinos experimentalmente infectados com a estirpe AmRio 1 do Anaplasma marginale

anaplasmose, infecção experimental, búfalos, Pará.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Medicina Veterinária Preventiva
ESPECIALIDADE: Doenças Parasitárias de Animais

Anaplasma marginale é o patógeno transmitido por carrapatos mais prevalente no mundo, distribuído nos seis continentes é responsável por alta morbidade e mortalidade em bovinos nas regiões temperadas, subtropicais e tropicaisCom base na importância das criações de búfalos e bovinos para o estado do Pará, nos prejuízos econômicos provocados pelas infestações por carrapatos e pelas doenças transmitidas por carrapatos, sobretudo, anaplasmose e na necessidade de informações sobre o desenvolvimento desta enfermidade em bubalinos, o presente trabalho tem como objetivo comparar os aspectos clínicos, parasitológicos e moleculares de bezerros bovinos e bubalinos infectados experimentalmente com estirpe AmRio 1 do Anaplasma marginaleO estudo experimental será realizado no setor de Clínica de Grandes Animais do Hospital Veterinário do Instituto de Medicina Veterinária (IMV) da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizado no município de Castanhal, estado do Pará. Serão utilizados quatro bovinos e quatro bubalinos, com aproximadamente dois meses de idademachos, sendo dois animaisesplenectomizados de cada espécie. Nestes animais será realizada a infestação por Rhipicephalus (Boophilus) microplus e inoculação da estirpe AmRio l do A. marginaleOs animais serão infestados com 1g de larvas de R. microplus 15 dias após eclosão e, após 10 dias de infestação pelos carrapatos nos animais, será realizada inoculação da estirpe de AmRio 1 do A. marginale através da veia jugularEstes carrapatos serão recuperados 22 dias após a infestação, na fase de partenógina, para a extração de intestino, glândula salivar e saliva. Os animais serão examinados diariamente após a inoculação desde o dia 0 ao 25º dia pós infecção (PI) e, posteriormente serão examinados uma vez por semana durante o período em que permanecerão nas baias. A avaliação da riquetsemia será realizada através de esfregaços sanguíneos. Serão realizados hemogramas completos e exames bioquímicos a fim de comparar as alterações hematológicas e enzimáticas dos animais estudados e associar aos dados clínicos obtidos. Para detecção dos níveis de anticorpos da classe IgG anti-A. marginale dos animais, amostras de soro sanguíneo serão submetidas ao ELISA-indireto. Além disso, testes de PCR e suas derivações serão realizados para os genemsp1a e msp1b do A. marginale para a realização de análises de sequenciamento e filogenética.

Presidente - 387101 - JOSE DIOMEDES BARBOSA NETO
Externo ao Programa - 2334483 - CARLOS MAGNO CHAVES OLIVEIRA
Externo à Instituição - JENEVALDO BARBOSA DA SILVA
Externo à Instituição - NATALIA DA SILVA E SILVA