Banca de DEFESA: CÁSSIA MARIA PEDROSO DOS SANTOS

DISCENTE: CÁSSIA MARIA PEDROSO DOS SANTOS
DATA: 29/02/2016
LOCAL: Auditório do Instituto da Saúde e Produção Animal da UFRA

Relação entre a sorologia e a presença de cistos em tecidos de búfalos (Búbalos bubalis) infectados naturalmente com Toxoplasma gondii

Bubalino, Toxopasmose, Estado do Pará, Doença parasitária

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Medicina Veterinária Preventiva
ESPECIALIDADE: Doenças Parasitárias de Animais

A Toxoplasmose é uma zoonose causada pelo protozoário apicomplexa Toxoplasma gondii, que tem como hospedeiro definitivo os felídeos que eliminam em suas fezes a forma infectante, os oocistos, transmitidos aos mamíferos e aves, principalmente, através da ingestão de alimentos e água contaminados. Devido o búfalo fazer parte da dieta alimentar paraense, são necessários mais estudos para investigar a infecção por T. gondii nesta espécie, uma vez que em seres humanos essa enfermidade pode ocasionar sérios danos à saúde. Com o objetivo de pesquisar a presença do protozoário T. gondii em amostras de sangue e cérebro de búfalos abatidos no município de Belém, através das técnicas de diagnóstico sorológica e molecular, foram coletadas 100 amostras de sangue e encéfalos de búfalos abatidos para consumo na cidade de Belém. Anticorpos IgG anti-T. gondii foram detectadas no soro usando a reação de imunofluorescência indireta (RIFI), onde 14% (14/100) dos búfalos foram soropositivos para T. gondii, com titulações de 64 e 256. A presença do gene B1 de T. gondii nas amostras de sangue e tecido cerebral, foi detectada por reação em cadeia da polimerase (Nested PCR) identificado a positividade em 3% (3/100) de sangue total e 1% (1/100) em tecido cerebral. As amostras positivas pela biologia molecular foram analisadas histologicamente em relação ao tecido cerebral, não havendo sido encontrado cistos ou lesões sugestivas da enfermidade. Este foi o primeiro trabalho a identificar mesmo que em baixas prevalência a presença do material genômico do T. gondii em amostras de búfalos abatidos na cidade de Belém, tornando ainda mais relevante a importância desses animais na cadeia epidemiológica da toxoplasmose como prováveis fontes de infecção principalmente para o ser humano.

Presidente - 220.629.201-72 - WASHINGTON LUIZ ASSUNÇÃO PEREIRA - UFRA
Externo ao Programa - 1355163 - HILMA LUCIA TAVARES DIAS
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MORAES BENIGNO
Externo à Instituição - SANDRO PATROCA DA SILVA