Notícias

Banca de DEFESA: JULIANA CRISTINA DE CASTRO BUDEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA CRISTINA DE CASTRO BUDEL
DATA: 25/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Embrapa Amazônia Oriental
TÍTULO:

Cinética de fermentação, produção de metano e parâmetros ruminais de ovinos alimentados com níveis de inclusão de torta de castanha-do-pará (Bertholletia excelsa Bonpl.)


PALAVRAS-CHAVES:

Amazônia. Co-produto. Efeito estufa. Metano. Ovinocultura.


PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Nutrição e Alimentação Animal
ESPECIALIDADE: Avaliação de Alimentos para Animais
RESUMO:

Objetivou-se avaliar a cinética de fermentação, produção de metano in vitro e parâmetros ruminais de ovinos alimentados com níveis de inclusão de torta de castanha-do-pará – TC (Bertholletia excelsa Bonpl.). A base da dieta foi composta por silagem de milho, acrescida de 0, 15, 30 e 45% de TC na matéria seca total, constituindo os tratamentos experimentais. Três experimentos ocorreram de maneira independente: digestibilidade e produção de gases no Laboratório de Nutrição Animal da Universidade Federal de Minas - UFMG, com delineamento em blocos casualizados (DBC), tendo como tratamentos seis níveis de inclusão do alimento (0, 15, 30 e 45, 60 e 100% de TC) e quatro blocos, com inóculos de vacas; produção de metano, no Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA - USP, em blocos casualizados (DBC), tendo com tratamentos os seis níveis de inclusão e quatro blocos, com inóculos de ovinos, e parâmetros ruminais, na Unidade de Pesquisa Animal “Senador Álvaro Adolfo”, Embrapa Amazônia Oriental, PA, em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com medida repetida no tempo, tendo como tratamentos os quatro níveis de inclusão e cinco repetições, em ensaio in vivo, utilizando-se ovinos. Neste último experimento, doze ovinos fistulados no rúmen, sem raça definida e peso médio de 35 kg, permaneceram em galpão fechado, contidos em gaiolas metabólicas individuais, para coleta do líquido ruminal, nos tempos zero, 2, 4, 6, 8 e 10h (pós-prandial), após 21 dias de adaptação. De posse das amostras, avaliou-se o pH, AGCC e N-NH3.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 021.544.042-00 - JOSE DE BRITO LOURENCO JUNIOR - UFPA
Interno - 919.708.650-91 - CRISTIAN FATURI - UFRA
Externo à Instituição - JAMILE ANDRÉA RODRIGUES DA SILVA
Externo à Instituição - LUCIETA GUERREIRO MARTORANO
Notícia cadastrada em: 13/01/2016 10:52
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2