Banca de QUALIFICAÇÃO: EUDILENE DALET VITOR DE SOUSA

DISCENTE: EUDILENE DALET VITOR DE SOUSA
DATA: 13/07/2023
LOCAL: Virtual

PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS, VITAMINAS E MINERAIS EM TECIDOS DE BOVINOS CRIADOS NO BAIXO AMAZONAS E SUDESTE DO ESTADO DO PARÁ, BRASIL

Amazônia Oriental, Sistema de produção animal, Qualidade nutricional.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais

Na ingestão de carne bovina é possível consumir diversos nutrientes, devido conter aminoácidos essenciais, sais minerais e vitaminas do complexo B. No território brasileiro, mais de 80% das áreas de pastagem destinadas à pecuária de corte apresentavam algum nível de degradação, interferindo diretamente na qualidade nutricional dos rebanhos, uma vez que os nutrientes assimilados no pastejo dos animais são altamente dependentes da oferta hídrica no solo. Esta pesquisa objetiva identificar os efeitos de sistema de criação no Baixo Amazonas e no Sudeste Paraense, na composição lipídica de bovinos da raça Nelore criados na Amazônia Oriental. Foram coletadas em abatedouros comerciais, amostras de fígado e músculo (Longissimus lumborum) de 24 animais, clinicamente saudáveis, oriundos de duas propriedades rurais selecionadas, localizadas nos municípios de Rio Maria (n = 12 machos, sistema 1) e Santarém, ambas no estado do Pará, Brazil (n = 12 fêmeas, sistema 2), sendo bovinos da raça Nelore, com idade média de 33 meses, no período menos chuvoso do ano. Do tecido muscular e fígado foram extraídos cerca de 25 g (peso úmido), armazenados e congelados à -80 °C, em freezer, para serem liofilizadas durante 48 h, no Laboratório de Nutrição Animal da UFRA – Belém, Pará, utilizando-se liofilizador e, posteriormente serão encaminhadas para processamento e análise de perfil de ácidos graxos, vitaminas e minerais, no Instituto Superior de Agronomia e na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, Portugal. Para a análise simultânea de Vitamina E, Colesterol e β-caroteno será utilizada a metodologia de Prates et al., a vitamina E, β-caroteno e colesterol, serão quantificados através do Método HPLC, em fase normal para tecidos liofilizados, e inicialmente feita a saponificação e extração dos compostos lipofílicos e, posteriormente, a determinação por HPLC, em fase normal, usando-se dois etetores em série. Os lipídeos totais serão extraídos em duplicatas, sendo feita a mensuração gravimétrica, por meio da pesagem do resíduo de lipídio posterior a evaporação do solvente. A análise de ésteres metílicos de ácidos graxos (FAME) será feita através da metilação combinada, conforme descrito por Pestana et al. Será utilizado n-hexano para extrair os FAME e, em seguida, analisados por cromatografia gasosa, com suporte de detectação de ionização de chama. Na separação do FAME será empregada coluna capilar fundida. O método de padrão interno será aplicado para quantificar os FAME, tendo como referência o ácido nonadecanóico na forma de metil ester. Os ácidos graxos serão identificados por comparação entre uma mistura de FAME padrão comercial. Os ácidos graxos serão expressos em g/100 g de ácidos graxos. Os sistemas 1 e sistema 2 serão analisados estatisticamente, a 5% de significância, no programa de estatística SAS, enquanto nas variáveis quantitativas serão utilizados testes paramétricos, ANOVA e testes post-hoc de Tukey, após verificação de seus pressupostos de normalidade e igualdade de variâncias.

Presidente - 021.544.042-00 - JOSE DE BRITO LOURENCO JUNIOR - UFPA
Interno - 919.708.650-91 - CRISTIAN FATURI - UFRA
Externo à Instituição - MARIA REGINA SARKIS PEIXOTO JOELE
Externo à Instituição - THOMAZ CYRO GUIMARAES DE CARVALHO RODRIGUES