Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILO ANDRES GONZALEZ GONZALEZ

DISCENTE: CAMILO ANDRES GONZALEZ GONZALEZ
DATA: 08/12/2015
LOCAL: Auditório do Instituto de Medicina Veterinária - UFRA

Avaliação ultrassonográfica em modo B e Tríplex Doppler dos ossos apendiculares de aves silvestres

Ultrassonografia, tríplex Doppler, ave, osso, ultrassonografia transóssea.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Patologia Animal
ESPECIALIDADE: Patologia Aviária

Dentro da medicina de animais silvestres é frequente a ocorrência de lesões envolvendo o sistema musculoesquelético de aves de vida livre ou mantidas em cativeiro. Porém, a informação disponível em relação a diagnóstico e manejo clínico dos problemas ortopédicos das aves é ainda insuficiente para uma abordagem médica satisfatória levando muitas vezes à incapacidade ou morte do animal. A ultrassonografia é uma ferramenta diagnóstica que se caracteriza por ser rápida, repetível, não invasiva, livre de radiação ionizante e de fácil acesso em lugares remotos como a floresta. Contudo, as aplicações do ultrassom em aves são limitadas pelo sistema de sacos aéreos e o tamanho dos pacientes. O objetivo do presente estudo é descrever e padronizar o uso da ultrassonografia Tríplex Doppler na avaliação dos ossos apendiculares de aves, bem como demonstrar a possibilidade de avaliar o espaço intramedular dos ossos, visto que estes processos não têm sido reportados na literatura. O estudo será desenvolvido no hospital veterinário da Universidade Federal do Pará (UFPA), envolvendo casuísticas de aves atendidas, bem como carcaças que são armazenadas no hospital. Será utilizada uma maquina PHILIPS HDI-4000, munida de um transdutor linear de 5-12 MHz. Será utilizado o Tríplex Doppler composto pelo Modo B, Doppler colorido e Doppler de fluxo, o que permite avaliar a morfologia, topografia e ecogenicidade dos ossos, além da presença, direção e velocidade do fluxo sanguíneo. Os ossos a serem estudados são úmero, radio, ulna, fêmur, tíbiotarso e tarsometatarso das aves. Será realizada biometria óssea tanto pela ultrassonografia em modo B como com o auxilio de um paquímetro.

Presidente - 1354467 - SHEYLA FARHAYLDES SOUZA DOMINGUES
Interno - 220.629.201-72 - WASHINGTON LUIZ ASSUNÇÃO PEREIRA - UFRA
Externo à Instituição - FREDERICO OZANAN BARROS MONTEIRO
Externo à Instituição - LEANDRO NASSAR COUTINHO