Banca de DEFESA: GEISSY HELEN DE SOUSA

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Pastagem e Forragicultura

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da calagem e gessagem superficial em pastos formados sobre a fertilidade do solo e a produtividade do capim Panicum maximum cv. Massai. Foi utilizado um delineamento em blocos casualizados (DBC) com quatro tratamentos e cinco repetições, totalizando 20 unidades experimentais de 12 m2. O capim Massai utilizado no estudo foi implantado no ano de 2014, foram realizadas quatro coletas de solo na área em três profundidades 0-10, 10-20, 20-40 cm, essas análises de fertilidade ocorreram uma no início para caracterizar o solo, uma 45 dias após a correção, uma no final da primeira estação chuvosa e uma no final do experimento, tendo o experimento à duração de um ano. As coletas de produtividade ocorreram toda vez que o capim atingiu a altura de 50 cm, sendo a altura do resíduo de 25 cm, uma parte do material coletado era destinado para análise da composição química e outra para a realização da separação morfológica. A coleta de raiz para a avaliação da quantidade e densidade de raiz por profundidade ocorreu ao final do primeiro ano de avaliação. Os dados foram organizados em planilhas no programa microsoft excel 2019®, e submetidos à análise de variância e ao teste de tukey, para comparação de médias, a 5% de probabilidade, todos utilizando o programa estatístico SAS®. No período de 45 dias após a aplicação dos corretivos no solo não foi observada interação (p valor menor que 0,05) para tratamento corretivo e profundidade. Para as coletas realizadas ao final do período chuvoso e final do experimento foram observadas interação (p valor menor que 0,05) entre os corretivos e as profundidades para as variáveis pH em água, cálcio (Ca), magnésio (Mg), Alumínio (Al), soma de bases (SB), saturação de bases (V%), saturação por alumínio (m%) e acidez potencial (H+Al) somente para a análise do final do experimento. As profundidades não interferiram no efeito dos corretivos no período de 45 dias após a aplicação. O uso do gesso não altera a acidez ativa (pH) do solo, o uso do Optmix se equivale ao uso do calcário puro.  Calcário e optmix foram mais eficientes na elevação do pH, na redução dos teores de alumínio, acides potencial, saturação por alumínio e, na elevação dos teores de Ca, Mg e saturação por bases na camada de 0 – 10 cm. Os corretivos não influenciaram na quantidade e densidade de raiz, produtividade, composição química e separação morfológica do capim Massai.

Presidente - 919.708.650-91 - CRISTIAN FATURI - UFRA
Interno - 671.634.163-34 - ANIBAL COUTINHO DO RÊGO - UFRA
Externo à Instituição - FELIPE NOGUEIRA DOMINGUES
Externo à Instituição - MARCOS ANDRÉ PIEDADE GAMA