Banca de QUALIFICAÇÃO: SUANE CRISTINA DO NASCIMENTO MATOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUANE CRISTINA DO NASCIMENTO MATOS
DATA: 13/09/2022
LOCAL: On Line

Ictiofauna dos Campos alagados e Estúario Tracuateua-Quatipuru, Amazônia costeira: investigação com DNA Barcode

DNA Barcode; COI; Peixes; Chapada; Identificação molecular. RESEXMT

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

Tracuateua situa-se na mesorregião Nordeste do estado do Pará. O município dispõe de uma região litorânea, apresentando manguezais, estuários e campos naturais alagados. Os estuários são locais de transição entre a água doce continental com a água salgada do oceano e contribuem para o sustento de comunidades de peixes. A flutuação e descargas dos rios promove alagação de áreas e formação de ambientes lacustres e permite o acoplamento entre os diferentes ecossistemas, como é o caso dos campos naturais alagados e o estuário do rio Traquateua-Quatipuru. Os campos alagados situam-se ao norte do município, ocupando uma área de 20% do seu território, na Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua. São ambientes de origem fluvio-marinhos, típicos de terrenos baixos e planos, de costas oceânicas dominadas por maré, estando também associados a áreas de manguezal. São totalmente inundáveis no período chuvosos, atingido até um metro e meio de profundidade, sendo comum nessa época a presença de uma diversidade de peixes, servindo como local de alimentação, reprodução e abrigo, representando um ecossistema com grande relevância ambiental. Existe uma lacuna de informações no que diz respeito sobre a diversidade da fauna íctica presente na região e com esse trabalho pretende-se realizar a identificação das espécies de peixes por meio de ferramentas moleculares, especialmente utilizando a abordagem do DNA Barcode (COI). Para isso, serão definidas coletas mensais, em locais que serão selecionados, em função da influência do ambiente costeiro, utilizando diferentes apetrechos de pesca como a malhadeira, tarrafa e vóia (similar ao espinhel). Após a captura, os peixes serão levados para o Laboratório de Genética Aplicada (LAGA) da Universidade Federal do Pará campus Bragança (UFPA), Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), onde serão realizados os procedimentos para a retirada do tecido biológico e análises para o processo de identificação molecular das espécies.

Externo à Instituição - AURYCEIA JAQUELYNE GUIMARAES DA COSTA
Interno - 1488306 - CARLOS ALBERTO MARTINS CORDEIRO
Externo ao Programa - 1304822 - FRANCISCO CARLOS ALBERTO FONTELES HOLANDA
Presidente - 2490593 - GRAZIELLE FERNANDA EVANGELISTA GOMES