Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANNE SILVA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANNE SILVA DE LIMA
DATA: 08/05/2015
LOCAL: Efeito da adição de antioxidantes

Influência do contexto social na coagulação seminal e na qualidade espermática de macacos-prego (Sapajus apella) e efeito da adição de antioxidante na liquefação e resfriamento.

Tecnologia do sêmen, contexto social, coagulação seminal, antioxidantes, diluidor seminal, ACP®118, Trolox.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
ESPECIALIDADE: Ginecologia e Andrologia Animal

O primata neotropical Sapajus apella é considerado um modelo biológico com grande potencial na biotecnologia da reprodução. O sêmen nesta espécie possui o grau de coagulação mais solidificado. No entanto, após a sua liquefação, a motilidade dos espermatozoides é reduzida rapidamente. Visando descobrir a influência do contexto social dos animais em cativeiro sobre a qualidade dos espermatozoides, o objetivo deste estudo foi: I - avaliar a influência do contexto social sobre a coagulação seminal e qualidade espermática; II - analisar a qualidade espermática durante o processo de liquefação nos animais mantidos em gaiolas individuais ou em grupo; e III - avaliar o efeito da adição do antioxidante Trolox (100 e 150 µM) em diluidor seminal (ACP®118) sobre a manutenção e viabilidade dos espermatozoides durante a liquefação do sêmen a fresco e após o resfriamento. Foram usados os dados de 5 anos de coletas de sêmen realizados em 41 machos adultos de S. apella, alojados em recintos individuais e em gaiolas de convivio em grupo. Imediatamente após a ejaculação foi avaliado o volume e a viscosidade do sêmen. A coagulação seminal foi classificada de acordo com uma escala subjetiva proposta previamente. Para a liquefação do coágulo seminal, foi utilizado um diluidor à base de água de coco em pó (ACP-118®). Os dados da motilidade, vigor, concentração, pH, integridade de membrana plasmática e morfologia espermática foram avaliados após a liquefação parcial do coágulo. Os animais mantidos em grupos apresentaram os níveis mais elevados de coagulação seminal. Os animais mantidos individualmente mostraram as melhores taxas referentes à qualidade espermática, quando comparados àqueles mantidos em grupos. Durante a liquefação parcial, o tratamento com o antioxidante Trolox (150 µM) melhorou significativamente a motilidade espermática; e após o resfriamento seminal, não houve diferença significativa entre o grupo controle (sem trolox) e os tratamentos utlizando Trolox (100 e 150 µM). Dessa forma, o contexto social parece influenciar as características seminais dos animais mantidos em cativeiro. Esses resultados trouxeram novas informações sobre os parâmetros do sêmen de S. apella, e apoiará futuros estudos relacionados a tecnologia do sêmen nesta espécie e em outros primatas neotropicais.

Presidente - 1354467 - SHEYLA FARHAYLDES SOUZA DOMINGUES
Interno - 245.207.131-53 - HELDER LIMA DE QUEIROZ - UFPA
Interno - 326354 - OTAVIO MITIO OHASHI
Externo ao Programa - 1358305 - SIMONE DO SOCORRO DAMASCENO SANTOS