Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA DAMASCENO FERREIRA

DISCENTE: ANA PAULA DAMASCENO FERREIRA
DATA: 24/03/2022
LOCAL: Web Conferência

Efeitos do ambiente físico na composição mineral de diferentes tecidos de bovinos em ecossistemas de criação da Amazônia Oriental

ecossistemas, minerais, carne bovina, Amazônia Oriental.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais

Objetiva-se com o presente estudo avaliar a composição de minerais em tecidos de bovinos criados em diferentes ecossistemas. Serão realizadas coletas em 96 bovinos machos, que serão abatidos com idade entre 30 e 36 meses, criados em pastagens nativas, cultivadas em dois períodos do ano (seco e chuvoso) e em confinamento, sendo utilizados 12 animais em cada sistema de produção. Os locais de criação dos animais serão a Ilha do Marajó (Soure); Baixo Amazonas (Santarém); Continente (São Miguel do Guamá); e em ecossistema de confinamento (Tomé-açú, Pará, Brasil). As amostras de tecidos serão coletadas em abatedouros comerciais em que esses animais forem abatidos. Serão coletados aproximadamente 100 g de músculo (Longissimus lumborum), tecido hepático e tecido adiposo, que serão armazenados e congelados até a liofilização. As amostras serão enviadas para o Instituto Superior de Agronomia e para a Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade de Lisboa, onde serão realizadas as análises de minerais, a partir de leituras de espectrometria de emissão óptica de plasma acoplado indutivamente (ICPOES). Será realizada coleta de solo, pastejo simulado e de suplementos utilizados, para determinação da composição de minerais presentes no solo e na dieta desses animais. Espera-se com a pesquisa quantificar e identificar se os diferentes ecossistemas de criação, fatores edafoclimáticos, solo, pastagem, influenciam os níveis de minerais presentes nos tecidos de bovinos criados nesses ecossistemas.

Presidente - 021.544.042-00 - JOSE DE BRITO LOURENCO JUNIOR - UFPA
Interno - 109.229.498-83 - ALEXANDRE ROSSETTO GARCIA - EMBRAPA
Interno - 919.708.650-91 - CRISTIAN FATURI - UFRA
Externo à Instituição - MARIA REGINA SARKIS PEIXOTO JOELE