Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEORGE BRUNO DE ARAUJO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEORGE BRUNO DE ARAUJO LIMA
DATA: 26/05/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Vídeo conferência
TÍTULO:

Cultura Arquitetônica na Construção da Cidade Modernizada: aspectos de modernidade em recortes espaciais de Belém do Pará entre 1950 e 1970.


PALAVRAS-CHAVES:

modernização, modernidade, Belém


PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

O objetivo central desta análise é compreender a modernização de Belém, capital do Estado do Pará, cidade localizada na Amazônia brasileira, como fenômeno dinâmico conformado por meio de lógicas, materiais, sociais, e históricas internas. Neste sentido, as fontes documentais apontaram como pertinentes à compreensão do tema a adoção de um recorte temporal delimitado pelos anos de 1950 e 1970, aliados à delimitação espacial em dois recortes: o trecho da Avenida Almirante Barroso, compreendido entre os cruzamentos desta com as Avenidas Magalhães Barata e José Bonifácio, até o cruzamento da Avenida Governador José Malcher; assim como parte da Avenida Presidente Vargas, entre o Boulevard Castilhos França e a Rua do Riachuelo. Adota-se a estratégia combinada dos métodos histórico-interpretativo como fundamento da pesquisa documental e construção da análise; aliados aos métodos qualitativo e quantitativo. O primeiro para a sistematização segundo categorias dos dados e o segundo para análise quantitativa das séries numéricas de dados constatados. A investigação busca observar a modernização a partir das transformações do espaço construído nos recortes espaciais selecionados em seus aspectos de modernidade: a infraestrutura de iluminação pública; abastecimento d'água; arborização e jardins público;  serviço de esgotos e drenagem pluvial;  assim como edifícios, sem adentrá-los. Um dos elementos primordiais para representação sintética e construção da análise é o emprego da cartografia histórico-temática e interpretativa. No atual momento, permite-se considerar que ao invés do conceito de modernização tardia, e periférica, comumente atribuída como juízo valorativo à dinâmica de conformação da cidade por meio dos princípios modernos, prima-se por uma modernização a partir de si mesma, dotada de particularidades e ritmos próprios reveladores das condições específicas do espaço construído, sociedade e cultura de uma cidade amazônica brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2214565 - CELMA DE NAZARE CHAVES DE SOUZA PONT VIDAL
Interno - 3342852 - CYBELLE SALVADOR MIRANDA
Interno - 1446536 - JULIANO PAMPLONA XIMENES PONTE
Notícia cadastrada em: 24/05/2021 07:17
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1