|
Descrição |
|
|
-
NALLYTON TIAGO DE SALES BRAGA
-
Concretos permeáveis na Amazônia: Desafios e potencialidades regionais
-
Data: 11/12/2019
-
Mostrar Resumo
-
O crescimento das cidades agrega diversos problemas associados à impermeabilização do solo, modificação dos cursos naturais de água e aceleração do escoamento de águas superficiais através de condutos e canais, o que, por sua vez, potencializa riscos de enchentes e inundações. Cresce, então, a demanda por propostas de drenagem de águas superficiais sustentáveis e resilientes, que tem como objetivo minimizar os impactos negativos do avanço urbano desordenado sobre o ciclo da água. Pavimentos de concreto permeável destacam-se, nesse contexto, como uma medida eficiente e sustentável para minimizar a vazão superficial e reduzir riscos de enchentes. O programa experimental desse trabalho teve como objetivo principal avaliar a viabilidade técnica de concretos permeáveis de seixo de cava para uso em regiões com intenso regime pluviométrico. Foram estabelecidas como variáveis de controle 2 combinações de agregado graúdo; 3 teores de pasta de cimento; e 3 variações de relação água/cimento, totalizando 18 combinações. As amostras foram testadas quanto à coesão entre pasta de cimento e agregados, massa específica, teor de ar incorporado, permeabilidade, porosidade e resistência à tração na flexão. Além disso, foram realizados testes para caracterização de poros superficiais quanto ao tamanho e distribuição, através de método de Processamento Digital de Imagens (PDI). Foi idealizado e realizado, ainda, procedimento experimental para avaliação do desempenho das amostras submetidas a intensos e repetitivos fenômenos pluviométricos. Por último, foi feita estimativa para avaliação do potencial uso de pavimentos permeáveis de concreto em substituição às coberturas convencionais de calçadas e vias para tráfego de veículos. Dentre os resultados, destaca-se a massa específica como o parâmetro que apresentou maior correlação linear com o comportamento mecânico (r de Pearson = 0.71) e hidráulico das amostras (r de Pearson = -0.87). Além disso, verificou-se, através de análise de variância ANOVA, que a granulometria e a relação a/c foram os dois fatores mais relevantes sobre as propriedades dos materiais. Observou-se, ainda, que o escoamento superficial apresentou correlação linear negativa moderada (r de Pearson = -0.65) com o tamanho médio dos poros superficiais. Verificou-se, finalmente, que a substituição de 50% de calçadas impermeáveis por coberturas de concreto permeável apresentam redução de vazão superficial de até 8%. A substituição de coberturas impermeáveis de asfalto, por sua vez, possibilita a redução de vazão de 7.7% (para 10% de substituição) a 38.6% (para 50% de substituição), o que evidencia a capacidade de tal tecnologia para apaziguar problemas relacionados a enchentes, mesmo em regiões com elevado índice pluviométrico.
|
|
|
-
CAROLINE EDWARDS VIEIRA
-
Análise ambiental urbana de Benevides, PA
-
Data: 30/08/2019
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho apresenta uma análise urbanístico-ambiental do Município de Benevides/PA, sob a ótica de uma determinada abordagem do campo do Urbanismo, da Engenharia Ambiental e do Paisagismo. Neste contexto, o memorial propõe realizar uma análise da estruturação territorial do município, partindo em seguida para uma análise urbanístico-ambiental segundo a ótica das chamadas estratégias compreensivas de planejamento e drenagem urbana. Utilizamse, como recorte espacial, as Bacias Hidrográficas que compõem o Município, de acordo com a delimitação praticada pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), para efeito de planejamento de sistemas de saneamento básico. O trabalho será dividido em três capítulos: o primeiro capítulo desenvolvido neste memorial, abrange a formação histórica, evolução espacial, e os seguintes aspectos: climáticos, vegetação, permeabilidade, geológicos, hidrológicos, socioeconômicos e urbanos de Benevides. O segundo e o terceiro capítulo serão apresentados no texto final da dissertação, com propósito prospectivo, futuro. Nas considerações finais, a partir da análise do desempenho urbanístico – ambiental atual, será realizado um prognóstico considerando os vetores de expansão e a morfologia em planta, ressaltando a necessidade do planejamento urbanístico e ambiental da expansão urbana e da estruturação intraurbana. Como metodologia, a pesquisa caracteriza-se por ser uma análise a partir de dados secundários, de caráter dedutivo, porém baseada em conferências entre dimensões concretas e abstratas dos fenômenos estudados a partir da pesquisa de campo, e que busca conhecer e interpretar as características de uma realidade, tendo como métodos de pesquisa a coleta, o tratamento e análise de dados, mapas, imagens, documentos, legislação vigente, além da utilização de métodos específicos como o Sistema de Informações Geográficas (SIG) e a relação entre morfologia urbana, desempenho ambiental do parcelamento e drenagem. A leitura feita a partir das bacias hidrográficas, segundo esta abordagem teórico-metodológica, pode revelar aspectos críticos de seu desempenho e características.
|
|
|
-
CRISTINA CÁTIA ARAÚJO RÊGO
-
ENTRE OLHARES E VIVÊNCIAS: ANÁLISE ESPACIAL DA PAISAGEM NAS DOZE PRAÇAS DO CONJUNTO NOVA MARAMBAIA I EM BELÉM
-
Data: 30/08/2019
-
Mostrar Resumo
-
O Conjunto Habitacional Nova Marambaia I, situado em Belém-PA, foi implantado em 1968; foi construído pela COHAB-PA com recursos do BNH, cuja atuação no segmento habitacional brasileiro foi marcada pela implantação de empreendimentos padronizados, criando um repertório limitado de soluções projetuais. Tais soluções, de inspiração modernista, desconsideravam particularidades regionais e priorizavam a prevalência do uso residencial sobre os demais. Fazendo parte desse contexto, o referido conjunto, apresenta, na sua configuração, um somatório de doze praças, que devido à tal quantidade, se constituem numa particularidade, quando consideradas, tanto no contexto local do conjunto, como no contexto urbano. Quando consideradas individualmente, verifica-se que cada praça apresenta características próprias no que condiz à sua configuração, aos usos e às apropriações ocorrentes; destarte, quando analisadas localmente, verifica-se que cada um desses logradouros, figura como elemento central em cada uma das doze quadras existentes no conjunto, nas quais são circundados por quatro quarteirões, evidenciando-se a importância de cada um, como princípio orientador do empreendimento. O presente trabalho analisa a paisagem das doze praças sob a luz da discussão do direito à cidade e do direito à paisagem empregando métodos de Lynch (2011) e Cullen (1983), além do roteiro para estudo da paisagem intra-urbana proposto por Sandeville Júnior (2004). Os resultados demonstraram que, das doze praças analisadas, apenas quatro dispõe de algumas condições para usos como caminhar e brincar, mesmo que duas destas já apresentam problemas de piso rachado e quebrado. Uma destas praças, apesar de ter sido reformada recentemente e de se encontrar nas melhores condições, não dispõe de bancos, situação resultante, segundo informações levantadas, da solicitação de alguns moradores que residem em frente à referida praça, devido a utilização desta por usuários de drogas e de casais heteroxesuais e homoafetivos que utilizavam os bancos anteriormente existentes, antes da reforma, para o uso de drogas, para a prática de relações sexuais nos horários da madrugada e também para namoro, respectivamente, situações que incomodava os ditos residentes; todavia, a inexistência de bancos submete as pessoas que moram defronte à esta, de utilizarem assentos particulares que carregam de suas casas, e que também interfere na sua utilização por pessoas que moram afastadas da mesma, devido a dificuldade condizente a permanência no local por não terem onde sentar; além disso, foi verificado que a quadra esportiva localizada neste logradouro é utilizada mediante o pagamento de R$ 40,00/hora a um pequeno grupo de moradores, os quais justificam que a cobrança é realizada para a arrecadação de recursos que são utilizados para a manutenção e para a conservação da referida quadra, assim como do restante da praça; verifica-se portanto, que esses dois fatos revelam ações condizentes à privatização do espaço público. Os demais logradouros, mesmo sendo utilizados para algumas atividades, encontram-se em condições precárias no que condiz aos elementos existentes e destarte, às condições de uso. Mediante as entrevistas e as observações, verificou-se que tal realidade é consequência da ausência da gestão pública municipal, fato que demonstra o descompromisso desta para com o cidadão e para com o meio ambiente urbano local no que condiz ao direito á cidade e ao direito à paisagem.
|
|
|
-
MARYLU FERNANDES GUEDES RIOS
-
Condomínios Fechados Horizontais em Belém: experiências na década de 1990 e anos 2000
-
Data: 30/08/2019
-
Mostrar Resumo
-
Condomínios fechados vêm se constituindo em uma tipologia marcante na paisagem urbana das cidades brasileiras desde a década de 1990. Enquanto tipologia construtiva ligada a mudanças na forma de exploração da terra nas franjas urbanas em meio a intensificação da transformação de terra rural em terra urbana. O presente trabalho se propõe a uma investigação sobre a “mercadificação” deste modo de morar em condomínios na cidade de Belém-PA, tanto em sua origem ligada a mudanças na produção de demanda pelo setor imobiliário, como acerca de uma caracterização de um modo de morar próprio destas tipologias, para a qual competem valores simbólicos e regulatórios. Subsidiários, esta pesquisa tem como objetivos específicos a análise das condições socioeconômicas que teriam contribuído ou estimulado a atuação do mercado imobiliário na implantação dos primeiros condomínios horizontais em Belém, e reportando-se a criação de demanda pelo mercado de um novo modo de morar, investiga-se a relação entre o processo projetual, tanto no que se refere a configuração interna e projetos de edificações, a interferências de regulações urbanísticas públicas como as regulações advindas das convenções condominiais. Adota-se como metodologia o estudo de caso referente a três condomínios fechados horizontais construídos na Av. Augusto Montenegro, área de expansão de Belém, no período entre 1990 e 2000.
|
|
|
-
ZAMARA ELAINE ANUNCIATA LIMA
-
A Patrimonialização de Vilas Operárias: O Caso de Fordlândia e Belterra
-
Data: 30/08/2019
-
Mostrar Resumo
-
Fordlândia foi uma cidade construída pelos norte-americanos na Amazônia, por meio de uma concessão de terras para a Ford Motor Company. O objetivo era alcançar autossuficiência em borracha e subsidiar a demanda da indústria automobilística entre final da década de 20 e meados da década de 40 do século XX. Construída aos moldes fordistas e com uma infraestrutura semelhante às pequenas cidades nos Estados Unidos, tornou-se modelo de modernidade. Os fatores que implicaram nesta visão foram a configuração urbanística de company town, uma das primeiras na Amazônia, com setorização das áreas de atividades industriais, comerciais e residenciais a fim de uma organização física, produtiva e social; os equipamentos urbanos e de lazer construídos para o “bem estar” dos moradores/funcionários, e a arquitetura de bangalôs. Pretende-se nesse artigo inserir a estruturação de Fordlândia no contexto de modernidade da América Latina, ressaltando as peculiaridades de cidades-empresas que trouxeram consigo além de ideais modernos, muitos preceitos do capitalismo que estava em expansão, de que foram expressões a arquitetura e a urbanização, além de representar graficamente em plantas-baixas os indícios do moderno na nova forma de morar através dessa arquitetura que reúne moderno e tradicional como testemunha material da passagem dos norte-americanos pela Amazônia brasileira.
|
|
|
|
|
|
-
ANA VALÉRIA DA COSTA BARROS
-
Memória e identidade: o complexo arquitetônico pavilhonar da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, como patrimônio cultural da saúde no Pará
-
Data: 30/08/2019
-
Mostrar Resumo
-
O acervo que recebemos de nossos antepassados, nos levam ao conhecimento e entendimento de nossa história, bem como o desaparecimento desse patrimônio pode nos levar a perda de nossa identidade cultural. Os monumentos carregam consigo elementos e símbolos identitários, que ajudam a construir ou reforçar as memórias coletivas carregadas de subjetividades e histórias. A percepção de que a memória dos agentes atuantes no patrimônio, pode ser usada como um recurso de autenticação do valor patrimonial, põe em questionamento a legitimidade das ações sociais atuantes, especialmente quando dizem respeito a demolições ou apagamentos. A demolição de prédios pertencentes à memória da saúde no Estado como o antigo Hospital da Caridade ou o Hospital Juliano Moreira, sem qualquer documentação ou registro, nos levam a refletir e discutir sobre o risco de desaparecimento dos prédios do Complexo Arquitetônico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, importante patrimônio cultural da saúde no Estado. A pesquisa nos leva a compreensão da simbologia que o envolve, assumindo o desafio de colaborar com a identificação da sua arquitetura monumental, como documento digno de preservação, manutenção e valorização, devido sua importância documental e cultural. Como objetivo, este estudo deverá contribuir para compreensão deste bem, como documento da memória da saúde no Estado do Pará através da análise seus valores de antiguidade, estético, de novidade e histórico. e das memórias individuais e coletivas de seus nativos, para o reconhecimento do complexo como patrimônio cultural da saúde.
|
|
|
-
FRANCISCO WILLAME DE MORAIS FILHO
-
Desempenho Térmico de Fachadas Ventiladas Frente ao Clima Equatorial Húmido da Amazônia
-
Data: 30/08/2019
-
Mostrar Resumo
-
O setor da Construção Civil no Brasil é responsável por 43% do consumo de energia elétrica, sendo essa voltada principalmente para fins de iluminação e condicionamento artificial de ar. Entretanto, o Brasil vem enfrentando uma grave crise energética em decorrência da falta de chuvas e o baixo o nível dos reservatórios das hidroelétricas nos anos de 2014 e 2015. Diante desse contexto, a procura por soluções arquitetônicas que concebam um espaço construído energeticamente eficiente e climaticamente adequado é prioritário para o enfrentamento da crise energética no Brasil. O envelope dos edifícios (fachadas, telhados, paredes, janelas) desempenha um papel importante na eficiência energética. Os elementos exteriores do edifício, dentre os quais as fachadas, atuam como barreiras entre o exterior e o ambiente interno e contribuem para redução da energia requisitada para ventilação e arrefecimento. Entretanto, a Construção Civil brasileira vem enfrentando problemas de durabilidade e vida útil das fachadas em razão da grande incidência de destacamento das placas cerâmicas aderidas. O sistema de fachadas ventiladas é uma tecnologia muito utilizada em climas quentes como do sul da Europa com o intuito de amenizar a carga térmica com refrigeração. Todavia, muito pouco empregada no Brasil, que justamente possui uma ampla extensão de território com climas tropical, quente e úmido. Além disto, é um sistema construtivo industrializado, de alta produtividade e praticamente isento de problemas de destacamento de placas cerâmicas, bastante adequado a norma vigente brasileira de desempenho de habitações. Por esta razão as fachadas ventiladas possuem grande potencial para sua utilização seja em obras novas ou em obras de retrofit. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho desta tecnologia frente à realidade climática local com vistas a identificar as vantagens em relação ao sistema de cerâmica aderida que é amplamente utilizado em Belém. O trabalho avaliou comparativamente o desempenho térmico dos sistemas de fachada aderida (tradicional) e ventilada (junta aberta e fechada), tanto para a ventilação natural (Graus Hora - GHr) quanto para o condicionamento artificial (consumo de refrigeração - CR), investigando conjuntamente outros parâmetros de projeto como a cor dos revestimentos e o sombreamento das esquadrias. Os resultados mostraram que independentemente do tipo de sistema de fachada (aderido ou ventilada), as estratégias de sombreamento das esquadrias e a escolha de revestimentos de baixa absortância (cor clara) representam uma parcela expressiva na redução do desconforto e da carga térmica. Estas duas variáveis reduziram em 75% o desconforto térmico e em 13% o consumo de energia para refrigeração. E são justamente estas estratégias a menos adotadas na arquitetura da região. A contribuição da substituição da fachada aderida por ventilada de juntas abertas representou 5% na redução tanto de GHr quanto de CR. Estes indicadores vêm reforçar a necessidade da busca de estratégias de sombreamento das esquadrias para a região amazônica, bem como a escolha de revestimentos externos de menor absortância térmica, pois má escolha dessas variáveis podem implicar em um maior consumo energético para resfriamento. O emprego das fachadas ventiladas também é uma estratégia projetual importante para Belém e regiões de mesmo clima, embora sua contribuição na redução dos ganhos de calor e no consumo energético sejam percentualmente bem menores que as de sombreamento e cor clara da envoltória, sua maior relevância está associada aos aspectos construtivos e da vida útil da edificação.
|
|
|
-
MARIA DA GLORIA DE MORAES COSTA
-
A Arquiteturologia na análise da concepção arquitetônica: uma aplicação à produção do arquiteto Alcyr Meira
-
Data: 30/08/2019
-
Mostrar Resumo
-
A Arquiteturologia, formulada por Phillipe Boudon e equipe, apresenta-se como um campo do conhecimento específico da Arquitetura, dedicado à investigação da concepção arquitetônica, tendo como objetivo a sistematização do processo de concepção por meio da modelagem arquiteturologica do espaço de concepção dos arquitetos. Utilizando-se esta base teórica como ferramenta analítica esta pesquisa faz uma análise arquiteturologica de três obras do arquiteto paraense Alcyr Meira, importante arquiteto na cidade de Belém e um dos responsáveis pela criação do repertório arquitetônico da cidade. A estratégica metodológica adotada baseou-se no exercício proposto por Philippe Boudon no último capítulo do seu livro intitulado “Enseigner la Conception Architecturale” (2000), e na análise comparativa de discursos sobre arquitetura. A caracterização do espaço arquitetural do arquiteto se deu por meio da modelagem arquiteturológica : identificação das escalas, das suas funções, relações entre si, modalidades de ocorrência e articulação e as operações constitutivas envolvidas no processo de concepção e articulação do modelo (objeto arquitetural), tendo-se como resultado um perfil do processo de concepção do arquiteto em cada uma de suas obras. Conclui-se a possibilidade de entendimento cada vez maior do processo de concepção ao nos debruçarmos na análise das operações envolvidas na concepção arquitetônica, valorizando o estudo da prática profissional da Arquitetura como um meio de construção de teorias, o que leva a sistematizar caminhos e instrumentar a academia na formação de novos arquitetos, dotando-os das habilidades necessárias para a prática projetual e, acredita-se, uma consequente produção de arquitetura de mais qualidade, pois fruto de um processo consciente e fundamentado.
|
|
|
-
VIRGINIA ALICE VIEIRA BORGES QUEIROZ
-
O espaço periférico metropolitano: o caso de Marituba, PA
-
Data: 30/08/2019
-
Mostrar Resumo
-
As Regiões Metropolitanas (RMs) brasileiras, se constituíram em grandes concentrações urbanas, contudo, no espaço regional amazônico o processo de metropolização foi diferente por não concentrar atividades industriais na metrópole, que em Belém é secularmente terciária. Essa característica regional pode ser explicada como manifestação de um capitalismo periférico, nos espaços marcados por desigualdades socioambientais, produzidas por agentes que controlam o espaço e dominam a política e a economia. Nesse contexto, as zonas de sacrifício são marcadas pela pobreza, risco ambiental e pela baixa capacidade de pressão política, de mobilização, de resistência e de judicialização frente a superposição de problemas ambientais gerados porusos que são vistos como indesejáveis nas áreas centrais. Este estudo de caso busca compreender os processos desencadeados pelas injustiças socioambientais que originam zonas sacrifícios em Belém e no espaço Metropolitano, especialmente no município de Marituba. O objetivo central deste estudo é compreender as dinâmicas urbanas emergentes nas periferias da capital, chamadas de baixadas, e na Região Metropolitana, assumidas como condição e meio das relações socioespaciais impostas pela lógica capitalista. A pesquisa assume como marcadores teóricos a discussão do centro-periferia e da ecologia política urbana, que possui correspondência direta aos casos de injustiça socioambientale a precariedade das zonas de sacrifícios. Sob essa perspectiva, “as relações sociais operam no / e através do metabolismo do ambiente “natural” que transformam a sociedade e a natureza”. Os resultados esperados estão relacionados aos passivos e riscos ambientais, que estão tangenciados aos que vivem em condições de vulnerabilidade socioambiental, que para este trabalho sãoosmoradores dos espaços de zonas de sacrifício em Belém e especialmente em Marituba, manifestadas a partir da condição de periferia capitalista.
|
|
|
-
ARLEISSON FERNAN PEDREIRA FURO
-
RESIDENCIAL QUINTA DOS PARICÁS: A TRANSFORMAÇÃO DE UMA GLEBA DE TERRA PRIVADA EM EMPREENDIMENTO DE INTERESSE SOCIAL
-
Data: 30/08/2019
-
Mostrar Resumo
-
O direito à moradia constitui-se como uma das maiores necessidades humanas, garantido a todos a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e sendo posteriormente incorporado como condicionante para a garantia do desenvolvimento sustentável na Agenda 2030 pela Organização das Nações Unidas. O Brasil adere a esse entendimento com a inclusão do direito à moradia no rol de garantias previstas pela Constituição Federal de 1988. A implementação deste direito, entretanto, causou uma gama de problemas e conflitos com outros direitos constitucionalmente previstos, reforçando o caráter de inequidade da política habitacional e criando assimetrias na construção do tecido urbano das cidades brasileiras. Desta forma, fundamentado nos relatos realizados por Maricato (2015), Mercês (2013), Lima at. al. (2013), Fix (2011), Shimbo (2010), Royer (2009) e outros sobre os problemas da implementação destes modelos de política habitacional, este trabalho se propõe a analisar a forma de implementação dos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) no Estado do Pará e, mais especificamente no Município de Belém, tendo realizado a opção em delimitar como seu objeto de estudo o Residencial Quinta dos Paricás – até então, o maior empreendimento produzido com recursos do PMCMV no estado – localizado no bairro do Maracacuera, no Município de Belém/PA. Utilizando-se do conceito de direito à cidade (LEVEBFRE, 1991), e sustentado pelas previsões constitucionais e infraconstitucionais que buscam compatibilizar o desenvolvimento habitacional/imobiliário à proteção do meio ambiente e à garantia do acesso aos bens urbanos, este estudo analisa as alterações na legislação urbanística municipal – notadamente, do plano diretor – da área em que o empreendimento foi implementado e de que forma estas alterações viabilizaram severas alterações no tecido urbano do bairro do Maracacuera, abrindo um espaço – até então indisponível – para a produção imobiliária de agentes privados com a justificativa da produção de habitação de interesse social e contribuindo para a continuidade da exclusão dos desfavorecidos do processo de produção da cidade, reforçando o caráter desigual da ocupação das áreas urbanas nas grandes cidades e contribuindo a inefetividade da política urbana, afastando as populações mais pobres da cidade que lhes é de direito.
|
|
|
-
LUANA CAMPOS PINHEIRO
-
Comunidade flutuante Lago Catalão, Iranduba (AM): um assentamento ribeirinho sobre as águas
-
Data: 30/08/2019
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho objetiva compreender a produção socioambiental de um tecido urbano sobre as águas, da comunidade Lago Catalão, Iranduba AM, evidenciando sua natureza híbrida (urbana e natural), na simbiose estabelecida entre habitantes ribeirinhos e o meio, na capacidade de autogestão e de adaptação dos habitantes para garantir sua subsistência e sociabilidade, aspectos valiosos para o contexto atual do planeta. A comunidade se localiza na ilha de Xiborena, na confluência dos Rios Negros e Solimões, em área de várzea convertida em periferia da Região Metropolitana de Manaus. Esse assentamento é autoconstruído e autogerido sobre as águas, com morfologia espacial adaptativa para atender as necessidades cotidianas dos seus habitantes, e permitir a adaptação às lentas mutações da paisagem, e aos regimes dos rios, que apresentam cheias e estiagens cada vez mais intensas no atual contexto de mudanças climáticas. Processos globais e interesses econômicos impactam no espaço urbano, com a negação e a desestruturação de territórios, que possuem potencial reconciliação entre urbano e natureza. Os arranjos espaciais, que se adaptam ao regime de cheias e vazantes dos rios, e dependem dos serviços estendidos da terra firme, são sazonais e não reconhecidos por cadastros oficiais, apesar desse tipo de comunidade flutuante ser histórica na região, com registros de erradicação desde os anos 1960. Prevalece na comunidade uma consciência espontânea e uma consciência socioespacial de pertencimento por meio das quais são (re)produzidos arranjos espaciais flutuantes, responsáveis pela configuração do lugar e da identidade territorial ribeirinha desta comunidade, e que divergem das matrizes urbano-industriais, por estarem livres do contexto da propriedade privada ou posse da terra, dissolvendo-se os conceitos de lote, quadra e rua. O assentamento é compreendido a partir da perspectiva do urbano extensivo para apreensão das contradições nas espacialidades e temporalidades inerentes à dinâmica interna do espaço urbano amazônico, mais especificamente Região Metropolitana de Manaus (RMM) e a partir da relação do assentamento com o sítio, dinâmicas ambientais e econômicas existentes. O recurso às técnicas de análise morfológica associada aos levantamentos a partir de imagens de satélites, permitiu a codificação de como essa comunidade se relaciona com o ecossistema, e se estruturou ao longo dos anos. Evidenciou-se a simbiose estabelecida entre a população ribeirinha e seu meio construído, e a relevância dessa capacidade de adaptação para sua subsistência e sociabilidade. A apropriação das águas no Lago Catalão está relacionada à construção de um tipo de habitat ribeirinho negligenciado sob a perspectiva da Zona Franca, mas de grande relevância para a compreensão da condição de vida de comunidades mantidas fora da concepção de cidade formal brasileira, e tão comum no contexto amazônico. A produção socioambiental do espaço desta comunidade ilustra a utopia de equilíbrio entre urbano e natureza, denominada por Monte-Mór (1994, 2006, 2015) como urbano-natural.
|
|
|
-
MARINA DIAS MOREIRA
-
Sinos de Igrejas do Século XVIII, XIX e Início do XX: História, Deterioração e Conservação
-
Data: 30/08/2019
-
Mostrar Resumo
-
Os sinos são instrumentos musicais utilizados pelo homem há mais de quatro mil anos, portanto carregam consigo uma grande contribuição histórica e tecnológica acerca do material utilizado para sua confecção. Na cidade de Belém, Pará, os sinos existentes se localizam nas torres das igrejas mais antigas, compreendidas entre os séculos XVIII, XIX e início do XX, e atualmente sofrem com a ação do intemperismo e com a falta de conservação desses instrumentos bem como, em alguns casos, das igrejas em que estão inseridos; apresentando deteriorações como produtos de corrosão que alteram a coloração e textura na superfície do metal e danos estruturais, como fraturas e lacunas, além dos restauros mal sucedidos. A escassez de informação acerca dos sinos de Belém e sobre os métodos de conservação e restauração adequados para a preservação desses importantes elementos constituintes das igrejas é fator de grande relevância para a presente pesquisa. Sendo assim, o objetivo principal é documentar os sinos das igrejas históricas de Belém e caracterizar a liga metálica bem como os produtos de corrosão com a finalidade de embasar futuros estudos acerca da sua conservação e restauro. Para atender tal objetivo, o inventário dos sinos de Belém foi elaborado e, a partir dele, foram selecionados dois sinos como elenco para retirada das amostras que serviram para as análises laboratoriais para caracterização física, química e mineralógica. Os resultados da pesquisa documental e tecnológica geraram dois artigos, o primeiro, com viés teórico, aborda o levantamento dos sinos existentes em Belém, faz uma análise acerca das permanências e transformações desses instrumentos e, por fim, analisa os valores atribuídos e a importância dos sinos para a sociedade. O segundo artigo, com abordagem tecnológica, resultou em um estudo de caracterização do material dos sinos e de suas alterações, com o objetivo de embasar futuras pesquisas que subsidiem trabalhos de conservação e restauro.
|
|
|
-
LARISSE DE FATIMA FARIAS DA ROSA
-
A significância cultural da estrada de ferro de Bragança: Histórias, transformações e permanências do patrimônio ndustrial na Amazônia
-
Data: 27/08/2019
-
Mostrar Resumo
-
O processo de implantação das ferrovias no Brasil ocorreu em meados do século XIX, em muitas regiões as vias férreas eram construídas com intuito de auxiliar o escoamento da produção agrícola e incentivar a ocupação do entorno das ferrovias. Neste contexto, a Estrada de Ferro de Bragança foi a primeira linha férrea construída na Amazônia, a empresa responsável pelas obras foi contrata em 1879, visando compor uma linha que ligaria Belém à Bragança, com intuito de facilitar o acesso entre a capital da Província e as colônias agrícolas existentes na região Bragantina. As obras iniciaram em 1883, ainda no Governo Imperial, sendo concluídas em 1908 durante o Governo da Primeira República. Neste período, foram incorporados a ferrovia de Bragança e seu entorno, bens estruturais e ornamentais provenientes da arquitetura do ferro, tais como, hangares, pavilhões, pontes, caixas d’água, peças ornamentais, coretos, entre outros. A desativação da Estrada de Ferro de Bragança durante a década de 1960, ocasionou significativas perdas e transformações nos elementos referentes a ferrovia e seu entorno. Desta forma, a pesquisa reuniu informações por meio de investigação histórico-documental sobre a composição, implantação e desmonte de um dos acervos ferroviários mais expressivos da Amazônia. Apresentando, elencando e discutindo atribuição de valores baseados em obras da Teoria do Restauro, com intuito de contribuir para o processo de reconhecimento patrimonial e preservação dos vestígios ferroviários.
|
|
|
-
LORENA PORTO MAIA
-
Conservação e Restauro de Cerâmicas Arqueológicas da Amazônia
-
Data: 23/08/2019
-
Mostrar Resumo
-
A arte ceramista remonta a milhares de anos e aconteceu em diversos lugares do mundo, como a China, a Grécia e países sul-americanos. Em razão da sua relativa estabilidade, grande parte desses objetos sobreviveram em condições diversas e hoje são um dos principais focos de pesquisas arqueológicas que buscam entender os povos e os locais onde estes se desenvolveram por meio do estudo dos artefatos cerâmicos. No Brasil, estes povos desenvolveram-se principalmente na região amazônica, formando culturas complexas e que imprimiam na cerâmica muitas de suas características sociais e estéticas. Dentre as principais culturas que habitaram esta localidade estão as culturas marajoara, Santarém e Maracá. Estes três povos eram ceramistas e desenvolveram peças de alta complexidade técnica e que possuem notáveis diferenças entre si, variando quanto ao tamanho, tipo de acabamento e presença de pinturas. No entanto, apesar da importância dessas culturas para o Brasil e mesmo para o mundo, são escassas as pesquisas científicas que estudam suas caraterísticas físicas, químicas e mineralógicas e, principalmente, que busquem técnicas adequadas de conservação e restauro. Um dos principais acervos de cerâmica amazônica do mundo está localizado em Belém do Pará no Museu Paraense Emílio Goeldi, o qual é referência em pesquisas de cunho arqueológico e possui mais de um milhão de objetos cerâmicos. Dessa forma, a presente pesquisa tem como principal objetivo desenvolver material de conservação e restauro mais adequado para a preservação de cerâmicas arqueológicas das culturas marajoara, Santarém e Maracá de modo a ser compatível esteticamente e quimicamente com o bem cultural. Para isso foram realizadas análises de teorias da conservação e restauração, com ênfase na aplicabilidade da teoria contemporânea da restauração em intervenções em cerâmicas arqueológicas, de modo a avaliar os principais valores e as principais reflexões pré-intervenções nesses objetos. Em seguida, foram aplicadas técnicas instrumentais de modo a caracterizar amostras coletadas de fragmentos de cerâmicas marajoara, Santarém e Maracá. Os resultados desse estudo permitiram o conhecimento da microestrutura dessas cerâmicas e, portanto, a produção de subsídios de conservação e restauro. Por fim, foi produzido um material de restauro produzido a partir de pó cerâmico e produtos colantes (resina acrílica e cola pva). Este material foi analisado e considera-se que é adequado para a reconstituição de áreas de lacuna de cerâmicas arqueológicas amazônicas.
|
|
|
-
ANNE CAROLINA DOS SANTOS SILVA
-
Identidade Cultural Nortista nas Obras de Jorge Derenji: Da contribuição da história da arquitetura ao status de patrimônio pela sua significância.
-
Data: 06/08/2019
-
Mostrar Resumo
-
O Norte do país passou a receber uma grande contribuição arquitetônica, acadêmica e intelectual quando Jorge Derenji chegou a Belém, em 1963 para trabalhar como professor e fundar o curso de arquitetura da Universidade Federal do Pará. Derenji criou e foi o primeiro diretor da regional do IPHAN no Norte, o primeiro arquiteto restaurador da Amazônia e atuou em inúmeras obras restaurativas, de inserção e de edifícios próprios das linguagens do moderno ao contemporâneo com uma produção de mais de 50 anos. Contudo, por serem relativamente recentes, suas obras não são reconhecida como patrimônio cultural pela sociedade em geral e a falta desta proteção implica em transformações cada vez mais descaracterizantes o que pode levar a perda de valor que estas obras podem ter. O objetivo desta pesquisa é identificar a significância da obra de Jorge Derenji no contexto amazônico, a partir dos seus valores intrínsecos, de modo a evidenciar aspectos que possam inserir algumas das suas edificações no seleto grupo de obras que contribuem para a identidade cultural de um povo, constituindo-se como patrimônio cultural. A abordagem metodológica incorporou pesquisa histórica e documental acerca do arquiteto, sua formação profissional e de campo em acervos de projetos de sua autoria, além de visitas em edificações. A arquitetura de Derenji está relacionada a diferentes tendências e entre elas o moderno mais influenciado pela academia de meados do século XX; à maior influência da cultura amazônica nas obras; e formas, materiais e cores mais vinculados à arquitetura contemporânea. Quanto ao trabalho desenvolvido no patrimônio edificado, Derenji realizou inserções arquitetônicas baseadas na teoria brandiana que visaram a negação do falso histórico e artístico por meio de eleições de aspectos de inserção entre o novo e o antigo, tais como volume, ritmo, implantação, e tratamento de fachadas. Ainda que parte de seu legado arquitetônico esteja descarterizado ou até mesmo demolido, é possível identificar valores relacionados à materialidade e à imaterialidade de suas obras, por profissionais do campo da arquitetura e áreas afins e por usuários.
|
|
|
-
ISABELLA LAGO ASSÔFRA
-
Análise dos Elementos Morfológicos com Ênfase no Ruído Urbano: O Caso do Bairro do Marco
-
Data: 18/07/2019
-
Mostrar Resumo
-
A poluição sonora ambiental, oriunda das mais diversas fontes sonoras, vem cada vez mais aumentando devido ao crescente processo de urbanização nas cidades. A ampliação do nível de ruído urbano está contribuindo para um cenário de ambientes sonoros cada vez mais desagradáveis. Depois da poluição do ar, a poluição sonora é a que mais afeta a população, pois prejudica a saúde do indivíduo e compromete a qualidade de vida do mesmo. Esta pesquisa tem por finalidade verificar de que maneira a interação entre fontes sonoras e a forma urbana exerce influência em determinado ambiente sonoro, utilizando o bairro do Marco, em Belém (PA) como campo experimental por meio de realização de ensaios de medição em variados pontos do bairro com o intuito de coletar os dados e analisar de que maneira a morfologia urbana está relacionada com o nível de ruído urbano. Por fim, as informações apresentadas nesse trabalho poderão servir como subsídios ao planejamento e desenho das cidades no que se refere ao campo do conforto acústico.
|
|
|
-
LILIAN GUEDES KOBAYASHI
-
Correlação entre ruído e CO2 diante de parâmetros urbanos em uma porção da Avenida Almirante Barroso - Belém-PA
-
Data: 09/07/2019
-
Mostrar Resumo
-
As cidades atuais são frutos de inúmeros processos sociais, econômicos, políticos, e ambientais, que, além de marcados em sua história, continuam em constante propagação e transformação dentro de sua abrangência territorial. A urbanização decorrente dessas complexas interações cotidianas entre o espaço físico e as ações da sociedade ou falta delas por parte do poder público produzem reflexos para o próprio homem e para a natureza que o envolve. Esses reflexos, se ultrapassarem os limites da salubridade comprometem fenômenos urbanos como a paisagem sonora e a qualidade do ar, e os torna prejudiciais à vida, causando problemas à população desde a falta de concentração para realização das atividades até doenças graves. A poluição sonora e do ar podem ser desencadeadas e até potencializadas por características urbanas como materiais construtivos refletores e a orientação das vias, bem como com a alta concentração de tráfego veicular, elemento indicado pela literatura como principal fonte para ambas. Este trabalho tem como objetivo verificar e analisar a correlação entre os fenômenos do ruído e de concentração de dióxido de carbono em área urbana, e, para tal, foram selecionados quatro perímetros de uma importante via de tráfego pesado na cidade de Belém, capital do estado do Pará, a Avenida Almirante Barroso, de acordo com as configurações e usos diferenciados existentes em seu traçado. A metodologia compreende monitoramento ambiental in loco da área, através da coleta de dados de níveis de pressão sonora, concentração de CO2 e climáticos de temperatura e umidade para então constatar correlação entre os perfis gráficos gerados e, acrescido a isso, posterior desenvolvimento de mapa representativo em formato SIG dos resultados obtidos. Após leitura dos dados e diante dos resultados foi verificado que a correlação entre nível de pressão sonora e concentração de dióxido de carbono é variável, se modifica em percentual, de acordo com as características urbanas e sociais de utilização do espaço.
|
|
|
-
RODRIGO AUGUSTO DE LIMA RODRIGUES
-
As variações do morar moderno e a assimilação da arquitetura moderna em residências de Belém entre 1940 e 1970
-
Data: 05/07/2019
-
Mostrar Resumo
-
As políticas governamentais da década de 1930 incentivaram e patrocinaram a introdução da arquitetura moderna no Brasil. Desse modo, essas obras tornariam as cidades laboratórios para a implantação de um modelo de modernização. Na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, essas obras de modernização foram construídas na área central, mais precisamente na Avenida 15 de Agosto (atual Presidente Vargas) que se tornou símbolo da modernização nos anos 1940, com a construção de edifícios institucionais, comerciais e residenciais. A modernidade estava culturalmente incorporada às novas necessidades da sociedade, que buscava um novo modo de vida moderno. Desta maneira, as soluções, formas e elementos característicos da arquitetura moderna tornaram-se instrumento para concretização do sonho do novo estilo de vida, como forma de legitimação de grupos sociais, primeiramente, com a nova burguesia e, posteriormente, atingindo a classe média e os demais extratos sociais que buscavam modernizar seus espaços de morar. O objetivo desta dissertação é estudar as tipologias residenciais as quais nem sempre tiveram como autor um arquiteto ou engenheiro, inserindo-se na categoria denominada de arquitetura popular, mas que se apropriaram de certas referências formais e espaciais da arquitetura moderna local. O procedimento metodológico adotado foi a estratégia combinada que utiliza as abordagens da pesquisa histórico-interpretativa e da pesquisa qualitativa. As técnicas de pesquisa foram o levantamento arquitetônico, o redesenho, e a aplicação de questionários. A abordagem teórico-conceitual da dissertação relaciona a produção de arquitetura moderna erudita e popular sob os aspectos de apropriação e assimilação da linguagem moderna da arquitetura brasileira nas formas das residências, como anseio de materialização de uma cidade moderna.
|
|
|
-
REBECA FERREIRA RIBEIRO
-
Arquitetura moderna, modernização e os modos de morar em Belém: um estudo do edifício Manuel Pinto da Silva
-
Data: 05/07/2019
-
Mostrar Resumo
-
As políticas governamentais a partir da década de 1930 incentivaram e patrocinaram a introdução da arquitetura moderna. Desse modo, as novas obras possibilitaram que as algumas cidades se tornassem modelos da modernização, como Rio de Janeiro e São Paulo. Na cidade de Belém, essas obras de modernização ocorreram na área central, mais precisamente na então Avenida 15 de Agosto (atual Presidente Vargas) que se tornou símbolo da modernização nos anos 1940, com a construção de edifícios verticalizados de uso institucional, comercial e misto. A modernidade estava incorporada às novas necessidades da sociedade, que buscava um novo modo de vida moderna. O objetivo deste trabalho é estudar a modernização na cidade de Belém observada entre as décadas de 1940 e 1960 a partir do estudo de caso do Edifício Manuel Pinto da Silva, localizado na confluência de quatro Avenidas importantes para a cidade, sendo uma delas a antiga Avenida 15 de agosto. Como metodologia utilizada, adotou-se a estratégia combinada com abordagens histórico-interpretativa e da pesquisa qualitativa. Por meio de documentos de fontes primárias pôde-se compreender as tramas históricas que culminaram em sua construção e elaborar redesenhos que permitiram além da produção de documentação gráfica, a interpretação arquitetônica da obra. Ambas formas de pesquisa auxiliaram na compreensão dos processos de concepção das novas moradias verticalizadas que se iniciaria na década de 1940 em Belém. Por meio dos estudos e análises procurou-se evidenciar o contexto em que o Edifício foi construído, suas inovações e particularidades, como significativo patrimônio arquitetônico da cidade, a ser conhecido e protegido.
|
|
|
-
SALMA NOGUEIRA RIBEIRO
-
Cine Ópera - Belém Pará - Arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas.
-
Data: 27/06/2019
-
Mostrar Resumo
-
Os registros dos primeiros espetáculos de projeção de imagens e efeitos óticos na Amazônia, dizem respeito a segunda metade do século XIX, a partir de então, o avanço da tecnologia para a exibição de imagens em movimento demandou também a criação ou adaptação de alguns espaços, quando começaram a surgir os Cine-Theatros e em seguida os Cinemas de Rua. As primeiras exibições de filmes eróticos em Belém-Pará aconteceram em 1911 no Cine Odeon localizado na Praça Justo Chermont, quando a plateia que deveria ser unicamente composta por homens maiores de 20 anos, deveria abster-se de manifestações que pudessem molestar aos seus vizinhos. A partir da década de 1970 vários cinemas inseriam filmes erótico-pornográficos em suas programações regulares, sessões que sempre atraiam bastante público, compostos sobretudo por jovens dó sexo masculino. A partir de 1985, o Cine Ópera, que sempre apresentou um caráter mais popular frente aos cinemas de rua do bairro de Nazaré, considerado um dos principais núcleos de concentração de cinemas de rua em Belém, assume o gênero como único a ser exibido e isso altera a relação das pessoas com o ambiente construído. Esse trabalho tem como objeto o Cine Ópera de Belém do Pará. E por objetivo analisar as transformações sofridas pelo Cine Ópera enquanto de cinema, privilegiando os aspectos históricos e sociais da edificação, visando sondar o caráter patrimonial da edificação e suas potencialidades futuras, a partir da perspectiva dos usuários atuais e do público em geral. Nesse sentido, o trabalho se questiona sobre o seguinte problema: Considerando a trajetória histórica do Cine Ópera, desde sua fundação no contexto da Cinelândia de Nazaré até sua adaptação a cinema erótico-pornográfico, há atribuição de valores que o caracterize como de interesse a preservação? Teóricos e críticos de cinema se referem a espaços como o Cine Ópera como antigos cinemas, alegando que as relações interpessoais que se desenvolvem no interior da sala, são prioridade para os frequentadores. O método etnográfico norteou a pesquisa, que contou também com fontes bibliográficas e entrevistas com não frequentadores do espaço e/ou antigos usuários do cinema (período pré-pornô), tendo como meta discutir a atribuição de valores que possam garantir a sua preservação.
|
|
|
-
ROSINEIDE TRINDADE DA PAIXAO
-
Estudo longitudinal das famílias remanejadas e reassentadas no Projeto Taboquinha (Icoaraci, Belém, Pará) como subsídio ao projeto de arquitetura em habitação social.
-
Data: 13/06/2019
-
Mostrar Resumo
-
Apresenta-se um estudo sobre adaptação habitacional, realizado com seis famílias remanejadas do assentamento precário Comunidade Cubatão para o reassentamento Projeto Taboquinha, executado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento, ambos localizados no Distrito de Icoaraci, em Belém, Pará. O estudo foi realizado entre a casa de origem, palafita na Comunidade Cubatão, e a casa destino no Projeto Taboquinha, investigando-se as categorias distância e espaços de transição suave, na busca pela evidência da dimensão humana em projeto de habitação social, com o propósito de contribuir com a melhoria da qualidade da produção arquitetônica neste setor. A metodologia adotada é de natureza exploratória, na qual foi utilizado o método qualitativo onde foram realizadas as técnicas de consulta para registro gráfico e fotográfico das modificações na casa destino e consulta por meio de mapa mental. O estudo longitudinal foi iniciado em 2015, antes do remanejamento, através da técnica de aplicação de formulário não verbal sobre a temporalidade do habitar, além de formulário sobre adaptação de natureza verbal, como complemento de estudo longitudinal, retomando com a consulta às famílias de 2017 a 2019. Os resultados da pesquisa apontam que o uso das categorias de análise distância e espaços de transição suave, como pontos de partida na concepção projetual, contribuem na evidência da dimensão humana no projeto de habitação social para a Amazônia. Destaca-se que os resultados da pesquisa foram sistematizados em linguagem projetual a fim de apoiar a prática do arquiteto em futuros projetos de habitação social para a Amazônia.
|
|
|
-
WAGNER JOSE FERREIRA DA COSTA
-
Basílica Santuário de Nazaré: espaço sacro, valor simbólico e patrimonialidade
-
Data: 25/04/2019
-
Mostrar Resumo
-
A Basílica Santuário de Nazaré é tida como uma joia da arquitetura belemense, representando a materialização da devoção à Nossa Senhora de Nazaré, constituindo a cultura espiritual e, portanto, identidade da fé local. Este trabalho tem como fundamento promover uma leitura estético simbólica deste templo, concebendo-o como a concretização da liturgia em formas arquitetônicas, por seu conteúdo iconográfico e iconológico, tomando o espaço sacro e seus bens integrados simbólicos como repositórios da memória coletiva, pela descoberta da relação estabelecida entre fiéis e a Basílica, tomando-a como um patrimônio a ser valorizado e preservado.
|
|
|
-
SIMONE CRAVO DA SILVA
-
Os Pavilhões em ferro do Mercado Bolonha e Adolpho Lisboa: patrimônio de uma arquitetura pré-fabricada
-
Data: 27/03/2019
-
Mostrar Resumo
-
Olhar para o passado a partir do presente é uma atividade que as sociedades foram aprimorando com o passar dos tempos, apoiadas por diferentes objetivos, metodologias e protagonistas. Os Pavilhões pré-fabricados em ferro do Mercado Bolonha em Belém e Adolpho Lisboa em Manaus, objetos deste estudo, foram importados e adquiridos através dos catálogos ilustrativos da empresa Saracen Foundry, de Walter MacFarlane & Co. Hoje, eles são exemplares de uma arquitetura singular da época da Belle Époque, obtidos em parte pela expressividade que teve o ciclo da borracha. Propôs-se nesta pesquisa, a partir da etnografia abordada no âmbito interno dos mercados, apreender os diálogos e estabelecer um paralelo entre as percepções apresentadas. Tomando como base o papel que o ornamento, apartado da edificação, exerce na construção dos elementos construtivos da memória, atribuindo concepções entre a relação da vivência do usuário conectado com a valoração da Arquitetura.
|
|
|
-
LIVIA GABY COSTA
-
Sanatório Domingos Freire: memória da exclusão e a criação de novos espaços urbanos na 1ª légua de Belém.
-
Data: 19/03/2019
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa analisa a relação entre a história da assistência à saúde e a arquitetura, aprofundando o olhar sobre o início da construção dos Sanatórios. A forma que esses espaços passam a ser necessários diante de mudanças políticas, econômicas e culturais, e como consolidam-se no Brasil, chegando, consequentemente, a cidade de Belém do Pará que inaugura em 1901 o Sanatório Domingos Freire. Tem-se por objetivo estudar a memória do Sanatório Domingos Freire, pelos vestígios presentes, vislumbrando compreender como esse espaço é rememorado atualmente e como faz parte da trajetória de mudanças urbanas da cidade de Belém, da cultura médica e paraense, foi adotado como método de pesquisa a etnografia. Esse passado foi trabalhado, experienciando o locus de existência do Sanatório Domingos Freire, terreno hoje do Hospital Universitário João de Barros Barreto, chegando a conclusão, por meio das narrativas dos atores locais, que o apagamento material do primeiro sanatório da capital paraense silenciou sua memória. No entanto, ainda hoje, os estigmas relacionados à instituição vivem no imaginário da população em relação ao HUJBB, demonstrando o importante valor documental do Hospital de Isolamento Domingos Freire para compreensão da memória da cidade de Belém.
|
|
|
-
EMANUELLA DA SILVA PIANI GODINHO
-
A Invenção do Centro Histórico de Belém/PA
-
Data: 28/02/2019
-
Mostrar Resumo
-
O termo Centro Histórico designa um conceito, a ideia de que uma porção relativamente mais antiga de uma cidade, a partir do acúmulo de trabalho e estruturas, tenha maior relevância histórico-cultural e econômica. As áreas urbanas centrais a ele associadas seriam então consideradas relevantes pelo Poder Local e pelos governos Regionais e Nacionais, no Ocidente, desde ao menos o século XIX. Partindo da ideia de que a mancha urbana que delimita a área de maior valor histórico da cidade é consequência de diversos processos de preservação e proteção patrimonial dos bens ali existentes, e de construção social de itens a proteger e outros a se deixar destruir; o presente trabalho toma como objeto de estudo o Centro Histórico da cidade de Belém do Pará (CHB), tombado por lei, buscando analisar urbanisticamente sua construção, através das leis e planos urbanos que estabelecem os critérios de institucionalização do mesmo, e que oficializam aspectos simbólicos, físicos, e refletem características de determinado contexto. Em termos legais, tomba-se aquilo que certa correlação política de forças, incluindo aquelas do campo patrimonial, entende em sua concepção de mundo como valoroso segundo certo código ou narrativa histórica, elegendo itens e manifestações culturais. O tombamento, isto é, a proteção legal na previsão jurídica brasileira, é uma operação de arrolamento de itens da cultura material, edificada e vivida a serem protegidos, instruídos, tutelados, salvaguardados; outros, esquecidos. A periodização e categorização das políticas urbanas em análise ilustra uma possibilidade de vincular certa política de preservação do patrimônio histórico – assim como os interesses e parâmetros que subsidiaram a tomada de decisões de seus agentes institucionais –, a algum tipo de atributo que se fez ao tombamento do CHB e as ações desempenhadas no mesmo. Assim, cabe analisar o ambiente intelectual, as intenções declaradas, as matrizes conceituais e o desenho dos instrumentos de preservação que criaram formalmente o CHB como área tombada, mapeando como este espaço físico se relaciona com o ambiente institucional, cultural, econômico e político que elaborou esses planos e leis, e condicionou suas práticas e interpretações acerca desse conjunto urbano. Busca-se, portanto, traçar as intenções e objetivos, sob os pontos de vista intelectual e institucional, de se definir o CHB como objeto tombado e o processo para tal. Partindo de uma investigação que vai desde a legislação específica, zoneamento e diretrizes direcionadas ao objeto de estudo Centro Histórico de Belém, assim como planos e projetos culturais mais recentes na área, até a visão propriamente dos planejadores e agentes envolvidos nesses projetos, este trabalho explora os elementos da institucionalização legitimados pelos agentes públicos que condicionam esse cenário, pontuando as relações das políticas urbanas em sua compatibilidade com as normas de preservação do patrimônio na construção de um espaço simbólico em que as significações, interpretações e interesses se dispõem de forma complexa na experiência qualitativa do desenho urbano e da realidade social.
|
|