Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ MARTINS MANESCHY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BEATRIZ MARTINS MANESCHY
DATA: 28/04/2021
HORA: 09:30
LOCAL: vídeo conferência
TÍTULO:

A preservação do patrimônio arquitetônico no bairro de Nazaré, em Belém-PA: será o estatuto do tombamento um recurso eficaz para a conservação de vilas geminadas?


PALAVRAS-CHAVES:

Vilas; Patrimônio; IPHAN; Belém-PA


PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

O trabalho intenta identificar os critérios da patrimonialização das duas vilas geminadas tombadas a nível federal (os Conjuntos Arquitetônicos da Av. Nazaré e Av. Gov. José Malcher), norteando verificar os efeitos do tombamento na sua conservação, em contraponto com uma vila não patrimonializada do mesmo bairro e que ainda apresenta sua função original. A tipologia vila geminada desponta na cidade de Belém do Pará principalmente a partir do período da borracha, como solução construtiva econômica, propícia para o aluguel, ainda que muito criticada por apresentar certa homogeneidade em suas fachadas, sendo uma tipologia admissível apenas em áreas mais periféricas da borracha, estas edificações ainda são abundantes no bairro de Nazaré. A partir disso, busca-se identificar o local da visualidade na paisagem onde estas vilas estão situadas atualmente e na memória de seus frequentadores e habitantes, considerando a importância da participação social no âmbito patrimonial. Além disso, intenta-se identificar como se deu a salvaguarda dos dois exemplares de vilas geminadas tombados, inseridos nos conjuntos arquitetônicos. Para isso, a pesquisa irá abordar questões como os padrões estéticos pré-concebidos pelos idealizadores do IPHAN e que foram perpetuados ao longo das décadas, sob a égide da unidade nacional, e os reflexos na atuação da superintendência paraense além de questionar, a partir dos efeitos do tombamento, a necessidade de atualização de legislações patrimoniais em Belém. Para isso, será lançada uma visão crítica ao passado do IPHAN nacional e IPHAN Pará, considerando a perspectiva contemporânea desta visão. Além disso, a partir de pesquisa iconográfica e documental, será trabalhada a questão da visualidade das vilas e as significações culturais dadas por seus frequentadores dentro do ambiente urbano.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2214565 - CELMA DE NAZARE CHAVES DE SOUZA PONT VIDAL
Presidente - 3342852 - CYBELLE SALVADOR MIRANDA
Externo ao Programa - 326598 - ELNA MARIA ANDERSEN TRINDADE
Notícia cadastrada em: 20/04/2021 09:14
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1