Notícias

Banca de DEFESA: ANNE CAROLINA DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNE CAROLINA DOS SANTOS SILVA
DATA: 06/08/2019
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do Museu da UFPA
TÍTULO:

Identidade Cultural Nortista nas Obras de Jorge Derenji: Da contribuição da história da arquitetura ao status de patrimônio pela sua significância.


PALAVRAS-CHAVES:

Jorge Derenji; Arquitetura moderna; Arquitetura contemporânea; Preservação; Significância cultural.


PÁGINAS: 187
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

O Norte do país passou a receber uma grande contribuição arquitetônica, acadêmica e intelectual quando Jorge Derenji chegou a Belém, em 1963 para trabalhar como professor e fundar o curso de arquitetura da Universidade Federal do Pará. Derenji criou e foi o primeiro diretor da regional do IPHAN no Norte, o primeiro arquiteto restaurador da Amazônia e atuou em inúmeras obras restaurativas, de inserção e de edifícios próprios das linguagens do moderno ao contemporâneo com uma produção de mais de 50 anos. Contudo, por serem relativamente recentes, suas obras não são reconhecida como patrimônio cultural pela sociedade em geral e a falta desta proteção implica em transformações cada vez mais descaracterizantes o que pode levar a perda de valor que estas obras podem ter. O objetivo desta pesquisa é identificar a significância da obra de Jorge Derenji no contexto amazônico, a partir dos seus valores intrínsecos, de modo a evidenciar aspectos que possam inserir algumas das suas edificações no seleto grupo de obras que contribuem para a identidade cultural de um povo, constituindo-se como patrimônio cultural. A abordagem metodológica incorporou pesquisa histórica e documental acerca do arquiteto, sua formação profissional e de campo em acervos de projetos de sua autoria, além de visitas em edificações. A arquitetura de Derenji está relacionada a diferentes tendências e entre elas o moderno mais influenciado pela academia de meados do século XX; à maior influência da cultura amazônica nas obras; e formas, materiais e cores mais vinculados à arquitetura contemporânea. Quanto ao trabalho desenvolvido no patrimônio edificado, Derenji realizou inserções arquitetônicas baseadas na teoria brandiana que visaram a negação do falso histórico e artístico por meio de eleições de aspectos de inserção entre o novo e o antigo, tais como volume, ritmo, implantação, e tratamento de fachadas. Ainda que parte de seu legado arquitetônico esteja descarterizado ou até mesmo demolido, é possível identificar valores relacionados à materialidade e à imaterialidade de suas obras, por profissionais do campo da arquitetura e áreas afins e por usuários.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2998085 - FLAVIA OLEGARIO PALACIOS
Externo ao Programa - 2301402 - ROSEANE DA CONCEICAO COSTA NORAT
Presidente - 1510594 - THAIS ALESSANDRA BASTOS CAMINHA SANJAD
Notícia cadastrada em: 02/08/2019 16:52
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1