Notícias

Banca de DEFESA: PAULO ANDRÉ DANTAS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO ANDRÉ DANTAS SILVA
DATA: 11/09/2015
HORA: 10:00
LOCAL: CEAMAZOM
TÍTULO:

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE SISTEMAS DE PRATELEIRA DE LUZ, COM O USO DE MATERIAIS TRANSLÚCIDOS, EM CLIMA QUENTE E ÚMIDO EQUATORIAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Iluminação natural; Prateleiras de luz; HDR; Padrão de céu; Aquecimento passivo.


PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
SUBÁREA: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

A necessidade de promover projetos arquitetônicos mais eficientes tem como principal estratégia a adequação da arquitetura às características climáticas do local. Uma vez que se identifique o potencial e as restrições de cada região deve-se investigar de que forma isto pode ser transposto para o projeto. Dentro desse panorama, a luz natural apresenta grande potencial, não só para a redução do consumo energético, mas, em uma avaliação mais abrangente, para adequar o ambiente a uma condição de conforto que atenda aspectos fisiológicos e psicológicos dos seres humanos. O presente estudo busca investigar o desempenho de prateleiras de luz com superfícies translúcidas, em aspectos qualitativos e quantitativos, com o uso de modelos em escala reduzida. O estudo consiste em aproximações metodológicas experimentais para a avaliação do desempenho lumínico resultante da utilização de quatro variações de materiais translúcidos, em sistemas de prateleira de luz. Foram investigados aspectos quantitativos - relativos ao ganho lumínico e incremento de carga térmica, com o auxílio de Luxímetros digitais Homis, Data LoggersHobo U12 - e qualitativos - relativos à distribuição da luz no ambiente, com o uso de imagens em grande alcance dinâmico (em inglês, High Dynamic Range – HDR). A avaliação foi feita por comparação em duas células de testes onde, na primeira, foi instalado o sistema convencional, com prateleira de luz opaca, e na segunda foram variados os sistemas de prateleiras translúcidas a serem comparados com a primeira. As avaliações foram realizadas concomitantemente e os resultados apresentados de forma comparativa. Os resultados apontaram tendências relativas à distribuição lumínica para cada sistema investigado além de elucidar potenciais e limitações relacionados aos métodos utilizados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152946 - JOSE JULIO FERREIRA LIMA
Interno - 2153063 - MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES
Externo à Instituição - PAULO SERGIO SCARAZZATO
Notícia cadastrada em: 10/09/2015 13:48
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2